FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
Observação astronômica do Trânsito de Mercúrio na Beira Mar



Quando: 09 Maio 2016, Segunda-feira, das 8h às 16h
Onde: Trapiche, Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1196400330371644

No mês de maio, ocorrerá um fenômeno astronômico conhecido por "Trânsito de Mercúrio". Ele é caracterizado pela passagem desse planeta em frente ao Sol, gerando um alinhamento Terra-Mercúrio-Sol. Nesse processo, ele bloqueia parte da luz do disco solar para um observador colocado aqui no nosso planeta. Durante a sua passagem, Mercúrio parecerá descrever um arco em frente ao Sol, sendo este movimento aparente o resultado das órbitas da Terra e de Mercúrio em torno do Sol.

De tempos em tempos, Mercúrio se alinha com o Sol e a Terra, mobilizando observadores curiosos em diferentes regiões do planeta. O alinhamento ocorre entre períodos de 3 ou 13 anos, sempre em maio ou novembro, quando Mercúrio é visto a partir da Terra como um pequeno ponto preto em frente ao Sol descrevendo uma trajetória em arco no decorrer do dia. Na América do Sul, o trajeto completo em frente ao disco solar não é visto desde 1960, mas parte dele pôde ser acompanhado nas últimas ocorrências do fenômeno, como em 1999, 2003 e 2006.

Este ano, finalmente, seremos contemplados com a visão completa. O que torna esse trânsito de maio de 2016 especial é que a América do Sul será privilegiada, pois será possível a observação total do evento, desde a entrada do planeta na frente do Sol (por volta de 08:10h) até sua saída completa (em torno de 15:40h). Isso, claro, se a meteorologia colaborar...

Para observação do evento é recomendável utilização de telescópios ou binóculos com filtros solares adequados. Para quem quer ver a olho nu, também pode! No entanto, atenção: jamais olhe diretamente para o Sol, e também não é recomendável fazer a observação cobrindo os olhos com chapas de raios-X, filmes revelados de câmeras fotográficas antigas, óculos escuros e vidros escurecidos ou com películas. Todos esses objetos não filtram adequadamente a luz do Sol e, por consequência, pode haver danos à retina. A observação a olho nu deve ser feita por períodos de curta duração usando um vidro de solda como protetor em frente aos olhos. O vidro é adquirido em lojas de ferragens e deve ter, no mínimo, tonalidade 14.

Os núcleos de Astronomia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC organizam várias atividades sobre o Trânsito de Mercúrio. Em 9 de maio, próxima segunda-feira, telescópios estarão apontados para o Sol aproximadamente das 8h às 16h - período estimado para duração do fenômeno -, em dois pontos de Florianópolis.

Uma das observações será instalada no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, como atividade do projeto de extensão “Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna”, coordenado por Marcelo Girardi Schappo, professor de Física do Câmpus São José. O outro ponto, organizado pelo Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (Neoa-JBS), será no pátio interno do Câmpus Florianópolis, no Centro. Nos dois locais, profissionais orientarão o uso dos equipamentos.

Em caso de tempo nublado, a equipe estará de plantão no local para aproveitar possíveis aberturas de visualização. A observação só será cancelada em caso de chuva durante todo o dia.

Ao final do dia, às 19h, mesmo dia do Trânsito de Mercúrio, no câmpus São José, o professor de Física do Câmpus São José do IFSC Humberto Oliveira ministrará palestra sobre organização e caracterização de estrelas a partir do Diagrama de Hertzsprung-Russell (ou HR), que indica a relação entre a luminosidade de uma estrela e sua temperatura superficial. Independentemente de meteorologia, a palestra acontecerá normalmente no período noturno.

Observação astronômica Solar - Trânsito de Mercúrio
Das 8h às 16h (trânsito das 08h10 às 15h40)
No Bolsão do trapiche da Avenida Beiramar de Florianópolis

Maratona Telescópica - Trânsito de Mercúrio
Das 8h às 15h30
No pátio interno do IFSC - Campus Fpolis

Palestra "Caracterizando Estrelas por meio do Diagrama HR"
Das 19h às 20h30
No Câmpus São José (IFSC)
Ministrante: Prof. Dr. Humberto Oliveira (Físico)
Sinopse: Quando contemplamos o céu noturno para observar objetos estelares, as visões que temos toda noite desses magníficos objetos são quase idênticas àquelas vistas pelos nossos ancestrais, onde o cosmos se apresentava como eterno e imutável. No entanto, essa forma de pensar é um equivoco, pois as estrelas evoluem segundo suas propriedades. Vemos as estrelas porque elas brilham, emitindo grandes quantidades de de radiação criadas como resultado da conversão de elementos químicos em outros elementos em seus interiores. Dessa forma, uma estrela segue seu caminho de evolução que pode ser melhor compreendido dentro de um quadro mnemônico denominado de "Diagrama HR", cujo papel principal é caracterizar e organizar as estrelas. A palestra se concentrará em apresentar e discutir algumas propriedades que caracterizam as estrelas, explicando porque as estrelas brilham e como evoluem segundo o diagrama HR.

Organização do Evento
Prof. Dr. Marcelo Girardi Schappo
marcelo.schappo@ifsc.edu.br
Projeto "Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna"
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus São José Observação astronômica do Trânsito de Mercúrio na Beira Mar

Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 02 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 02 Dezembro 2016 Inscrições para formação complementar grat... >> Educação / Cursos
até 02 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 03 Dezembro 2016 Minicurso "A Tela que Pensa: Filosofi... >> Educação / Cursos
até 03 Dezembro 2016 Pró Universidade realiza aulão gratuito pa... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar