FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2016
Observação astronômica do trânsito de Mercúrio e palestra sobre o fenômeno



Quando: 6 e 9 de maio
Onde: IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro
Quanto: Gratuito

Os núcleos de Astronomia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC organizam várias atividades sobre o Trânsito de Mercúrio, evento astronômico que ocorrerá no começo de maio.

A primeira atividade será realizada pelo Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (Neoa-JBS), do IFSC Campus Florianópolis com uma palestra no dia 6 de maio, sexta-feira, com o tema: “Trânsito de Mercúrio: o que é? Como ocorre? Como observar?”. A apresentação será das 17h40min às 19h no auditório do câmpus. Os organizadores recomendam aos que possuem o Anuário Astronômico Catarinense 2016 que levem seus exemplares.

Em 9 de maio, próxima segunda-feira, telescópios estarão apontados para o Sol aproximadamente das 8h às 16h - período estimado para duração do fenômeno -, em dois pontos de Florianópolis.

Uma das observações será instalada no Trapiche da Beira Mar Norte, em Florianópolis, como atividade do projeto de extensão “Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna”, coordenado por Marcelo Girardi Schappo, professor de Física do Câmpus São José.

O segundo evento é a Maratona Telescópica, ou seja, a observação do trânsito de Mercúrio em si, organizada pelo Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza (Neoa-JBS), acontecerá na segunda-feira, dia 9 de maio, das 8h às 15h30min, no pátio interno do Câmpus Florianópolis, no Centro.

Nos dois locais, profissionais orientarão o uso dos equipamentos. Em caso de céu nublado ou chuvoso a atividade será cancelada.

O Trânsito de Mercúrio ocorre quando esse planeta passa exatamente na frente do Sol. Devido o seu diminuto tamanho, Mercúrio não chega a ocultar totalmente o disco solar, apresentando-se como um pequenino ponto escuro no Sol. Como somente Mercúrio e Vênus possuem órbitas entre a Terra e o Sol, só podemos observar o trânsito desses dois planetas aqui da Terra. No entanto, essa observação deve ser feita por meio de proteção e instrumentos apropriados. Essas e outras informações serão apresentadas na palestra de sexta-feira, 6 de maio.

Palestra "Trânsito de Mercúrio: o que é? como ocorre? como observar?"
Sexta-feira, dia 6 de maio, das 17h40 às 19h
No Auditório do IFSC - Campus Fpolis

Maratona Telescópica - Trânsito de Mercúrio
Segunda-feira, dia 9 de maio, das 8h às 15h30
No pátio interno do IFSC - Campus Fpolis

OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA SOLAR - Trânsito de Mercúrio
Segunda-feira, dia 9 de maio, das 8h às 16h (trânsito das 08h10 às 15h40)
No Bolsão do trapiche da Avenida Beiramar de Florianópolis

PALESTRA: "Caracterizando Estrelas por meio do Diagrama HR"
Segunda-feira, dia 9 de maio, das 19h às 20h30
No Câmpus São José (IFSC)
Ministrante: Prof. Dr. Humberto Oliveira (Físico) Observação astronômica do trânsito de Mercúrio e palestra sobre o fenômeno

Categorias: Maio 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar