FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Programação gratuita de julho do Cinema do CIC



Quando: 31 Julho 2016, Domingo, às 20 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) tem sessões gratuitas todas as semanas, de quinta-feira a domingo, sempre às 20h. A realização é uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Unidade Pedra Branca, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA JULHO DE 2016:

30 de junho e 2 de julho de 2016 (quinta-feira e sábado)
A batalha do Chile (parte II) – O golpe de Estado
Direção: Patrício Guzmán
Duração: 88 min
Ano: 1976
País: Chile/Cuba/Venezuela
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos. Um dos períodos mais turbulentos da história do Chile, da presidência de Salvador Allende à ditadura do general Augusto Pinochet. A segunda parte conta como o primeiro golpe falhou e de como a CIA e a direita chilena não permitiram que um governo socialista se levantasse na América Latina. O Exército trai seu povo, estabelecendo um regime que levará à morte mais de 30 mil chilenos, o exílio para muitos, e a destruição da esperança de um futuro mais solidário.

1º e 3 de julho de 2016 (sexta-feira e domingo)
Verdades e Mentiras
Direção: Orson Welles
Duração: 85 min
Ano: 1973
País: Alemanha e França
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Nesse último filme dirigido por Orson Welles, ele desmistifica um grupo de falsificadores. Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 70. Welles se coloca em meio aos dois e desvenda as verdades e mentiras existentes nos diversos tipos de arte.

7 e 9 de julho de 2016 (quinta-feira e sábado)
A batalha do Chile (parte III) – O poder popular
Direção: Patrício Guzmán
Duração: 80 min
Ano: 1979
País: Chile/Cuba/Venezuela
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos. Na terceira parte da trilogia, Patricio Guzmán volta aos anos anteriores, quando a Unidade Popular governava e os trabalhadores chilenos se organizavam para o que seria uma nova forma de viver. Por todo o país foram criados milhares de grupos de poder popular para distribuir comida, ocupar e vigiar fábricas e conectar comunidades, provendo-as de serviços e de defesa frente aos ataques da direita.

8 e 10 de julho de 2016 (sexta-feira e domingo)
Bom trabalho
Direção: Claire Denis
Duração: 95 min
Ano: 1999
País: EUA
Sinopse: Galoup é oficial da Legião Estrangeira Francesa radicada no Golfo de Djibuti, onde comanda um grupo de jovens soldados em uma rotina de pesados exercícios diários e brincadeiras noturnas. Quando Sentain, um novo e bem-humorado recruta, junta-se ao grupo, Galoup logo se incomoda. Em pouco tempo, o jovem soldado passa a ser querido por todos e vira o preferido do comandante chefe, posição antes ocupada pelo oficial. Enraivecido, Galoup deixa de se importar com a carreira de Sentain.

14 e 16 de julho de 2016 (quinta-feira e sábado)
Irmãos
Direção: Patrice Chéreau
Duração: 87 min
Ano: 2003
País: França
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Depois de descobrir ter uma doença misteriosa que faz seu corpo destruir seus glóbulos brancos, Thomas procura não seu pai ou sua mãe para ajudá-lo no tratamento, mas seu irmão gay Luc, que há anos não via e com quem nunca teve um bom relacionamento. Estamos nos anos 80, a AIDS ainda não era plenamente conhecida e a homossexualidade estava longe de ter a ainda pouca, mas já considerável, aceitação que tem hoje. Estamos, portanto, frente a dois irmãos que sofrem preconceito diversos.

15 e 17 de julho de 2016 (sexta-feira e domingo)
Se...
Direção: Lindsay Anderson
Duração: 111 min
Ano: 1968
País: Reino Unido
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Em uma escola pública inglesa estuda o jovem Mick Travis (Malcolm McDowell). Ele lidera um grupo de alunos rebeldes, os Crusaders. Insatisfeitos com o opressor sistema educacional, eles planejam uma grande vingança.

21 e 23 de julho de 2016 (quinta-feira e sábado)
Memória de Minhas Putas Tristes
Direção: Henning Carlsen
Duração: 90 min
Ano: 2011
País: México
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: O velho El Sabio é jornalista num pequeno povoado do México. Solteiro convicto, nunca conseguiu se relacionar a fundo com uma mulher desde a morte de sua mãe. As mulheres de sua vida foram sempre prostitutas. Agora, às vésperas do seu aniversário de 90 anos, ele resolve se dar um presente: uma noite de amor com uma adolescente virgem. Ele faz o pedido à dona do bordel que frequenta desde a juventude, que lhe apresenta uma jovem de 14 anos. Já no fim de sua vida, El Sabio vai finalmente descobrir o que é estar apaixonado.

22 e 24 de julho de 2016 (sexta-feira e domingo)
Paris está queimando
Direção: Jennie Livingston
Duração: 77 min
Ano: 1990
País: EUA
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: Este premiado e antológico documentário explora a cena dos Ballrooms de New York na segunda metade dos anos 1980. Criada pela população LGBT de origem afro-latina, essa subcultura é explorada em todos os seus aspectos e reflexões, tendo como foco alguns personagens marcantes de uma cena que ainda vive, desde o final dos anos 1950 até o nosso tempo. Esse filme é considerado um marco na visibilidade da população LGBT nos EUA, sendo pioneiro em mostrar a realidade crua misturada à cultura vibrante e criativa da cena dos Balls de New York. Por isso, ele é tomado por boa parte dos LGBT estadunidenses como um guia fundamental de auto-consciência histórica e cultural.

28 e 30 de julho de 2016 (quinta-feira e sábado)
Por um punhado de dólares
Direção: Sergio Leone
Duração: 100 min
Ano: 1964
País: Itália, Espanha, Alemanha Ocidental
Sinopse: O filme iniciou a popularidade do gênero spaghetti western e faz parte da trilogia dos dólares. Um pistoleiro sem nome chega a San Miguel, uma cidade mexicana próxima à fronteira com os EUA. A cidade é dividida por duas gangues rivais, os Rojos, contrabandistas de bebidas, e os Baxters, de armas. Com apoio do velho Silvanito, ele se aproveita desta rivalidade para enriquecer, atuando para os dois grupos, ao mesmo tempo em que procura ajudar Marisol, forçada a ser amante de Ramón Rojo.

29 e 31 de julho de 2016 (sexta-feira e domingo)
A última onda
Direção: Peter Weir
Duração: 101 min
Ano: 1977
País: Austrália
Sinopse: David Burton (Richard Chamberlein) é um jovem advogado tributarista, com esposa, duas filhas e com uma situação financeira confortável. Sua vida sofre uma estranha reviravolta, quando lhe pedem que defenda um grupo de Aborígenes, que foram acusados de assassinato. Os rapazes misteriosos são reticentes e reservados, quando discutem as circunstâncias do fato. Entretanto, Burton acha algo além de sua compreensão, que envolve o caso: começa a ter visões perturbadoras de ondas no mar e imagens fantasmagóricas de Chris (David Gulpili, Walkabout), um dos homens envolvidos no assassinato.
Programação gratuita de julho do Cinema do CIC


Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar