FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2016
Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 terá shows e atrações culturais



Quando: 10 Julho 2016, Domingo
Onde: encerrando no Trapiche, Avenida Beira Mar Norte
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1708970599384199

Este ano, será a primeira vez que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos que ocorrem de quatro em quatro anos, e encantam o público com a variedade de esportes, 42 modalidades no total. Em 19 dias de competição, que começam no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, serão 306 provas que valerão 136 medalhas femininas, 161 masculinas e nove mistas. São esperadas mais 200 delegações que fazem parte do Comitê Olímpico Internacional, COI.

Em Santa Catarina, no total são 21 cidades previstas no roteiro da passagem da Tocha Olímpica, fogo símbolo das Olimpíadas Rio 2016. Em 10 de julho o fogo símbolo passará por Tubarão, Laguna, Palhoça e São José, respectivamente, antes de chegar à Capital.

Em Florianópolis o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 acontecerá no mesmo dia e contará com uma programação especial, tendo cinco pontos da cidade contemplados com atrações culturais, esportivas e/ou musicais durante o dia. A previsão é de que a tocha chegue à Capital às 15 horas, mas as programações já tem início às 13 horas na UFSC. Na cabeceira da ponte Hercílio Luz – ponto onde será dada a largada do Revezamento na cidade – as atividades culturais e esportivas começam às 13h30. Haverá apresentações de ginástica artística, Boi de Mamão, Folia de Reis e bandas da Polícia Militar.

Às 14 horas começam as atrações no Largo da Catedral com clínicas de taekwondo, apresentação da Orquestra de Cordas da Ilha e da cantora Marjory Porto; às 15 horas em frente à Acojar e às 16 horas no Trapiche da Beira-mar Norte, onde o evento receberá em grande festa o último condutor da Tocha Olímpica na cidade com diversas atrações. A Cerimônia de Celebração do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 na Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte terá uma programação musical especial com o Expresso Rural e Banda Dazaranha no inicio e, após o acendimento da pira de celebração, Ludmilla e NX Zero sobem ao palco para contagiar o público e encerrar o dia do revezamento.

Entre 18h e 19h, antes do início dos shows da noite, a Coca-Cola apresentará 20 minutos de muita música em um animado duelo entre os DJs Saraiva e Jimmy Jay. Nas carrapetas, eles vão tocar os hits do momento e terão que mostrar muita habilidade para levantar a galera nessa divertida disputa. O MC Rapha Lima lidera o palco e terá a companhia de quatro bailarinas coreografadas por Alan Rezende.

Também no local, o Coca-Cola FM Truck oferece ao público espaço para fotos com a Tocha Olímpica Rio 2016, distribuição de produtos e brindes como as garrafas comemorativas da Coca-Cola para os Jogos Olímpicos e muito entretenimento. Na Juke Box Coca-Cola FM, os visitantes poderão escolher a música que irá tocar no caminhão, e se divertir e pular na máquina de High Jump. Os jovens terão um longe exclusivo, no alto do carro, para celebração.

Durante a programação, haverá a passagem da tocha por aqueles pontos, sendo que em alguns locais ela será levada por condutores e em outros trechos junto a um comboio de veículos. Serão mais de 100 condutores na cidade, somando os indicados pelos patrocinadores oficiais do evento – Bradesco, Coca-Cola e Nissan – e os da própria cidade.

O assessor de comunicação do Comitê Rio 2016, Igor Lany, destacou que o comboio é formado por veículos dos patrocinadores, com ações de divulgação e de ativação do evento. Em seguida, vêm os batedores, veículos de segurança e escolta, além dos ônibus com os condutores – estes vão descendo conforme a proximidade dos percursos que irão percorrer com a tocha em mãos. Neste momento de troca, a imprensa poderá entrevistar os condutores, desde que seja de forma breve.

Trajeto da tocha

Em Florianópolis, o fogo olímpico seguirá o seguinte trajeto: Parque da Luz; ruas Conselheiro Mafra, Francisco Tolentino e Pedro Ivo; avenida Paulo Fontes; praça XV de Novembro; ruas Tenente Silveira, Deodoro e Prefeito Osmar Cunha; avenida Rio Branco; rua Crispim Mira; avenida Mauro Ramos; avenidas Governador Irineu Bornhausen e Professor Henrique da Silva Fontes; ruas Madre Benvenuta, Lauro Linhares e Roberto Sampaio Gonzaga.

Depois, a tocha seguirá pelas ruas Engenheiro Agronômico Andrei Cristian Ferreira, Deputado Antônio Edu Vieira e João Pio Duarte Silva, encerrando este trecho em frente à Nissan. Por fim, ela fará o retorno pelas ruas Pio Duarte Silva, Vera Linhares de Andrade; rodovia Admar Gonzaga; avenidas Madre Benvenuta e Professor Henrique da Silva Fontes; ruas Dr. Alberto Sabin e Rui Barbosa; avenida Irineu Bornhausen, encerrando no Trapiche da Beira-mar Norte, onde haverá uma programação musical especial.

O fechamento das ruas será feito de forma progressiva, conforme o avanço do comboio que estará com a tocha, tendo à frente batedores da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Conforme o comboio for passando, as vias serão liberadas. A orientação, portanto, é de que as pessoas busquem rotas alternativas aos trechos em que a tocha passará.

“O planejamento da Polícia Militar está pronto. No domingo vamos realizar as interdições necessárias no trajeto em que a tocha irá passar. Já estamos com todos os batedores que vão abrir os caminhos para a comitiva treinados. Ao longo do percurso, contaremos com viaturas de varredura para realizar o trabalho de prevenção, no caso de qualquer eventualidade”, frisou o tenente-coronel Marcelo Pontes, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar.

Condutores

Entre os condutores indicados por Florianópolis para participar do Revezamento, está Jaime Andrade Ramos, que conquistou títulos com práticas esportivas de basquetebol e voleibol. Seu primeiro título “Campeão Citadino” foi conquistado na capital em 1959. Ele participou do Clube Doze de Agosto (Florianópolis); Fluminense (Rio de Janeiro); Flamengo (RJ); Clube Paineiras (Florianópolis); na Seleção Catarinense, Paranaense, Brasileira Mundial nos EUA (2003) e na Grécia (2013).

Outro condutor destaque da cidade é Anderson Nocetti. Natural de Florianópolis, o remador conheceu o esporte por meio do seu irmão, Adriano Nocetti, que na época remava no Clube de Regatas Aldo Luz, na Capital. Nocetti está no remo desde 1988, quando disputou sua primeira regata: o barco usado foi um single skiff, o mesmo com que competiu posteriormente as Olimpíadas. Em 1996, transferiu-se para o Clube Náutico Francisco Martinelli, onde remou até 1998. Atuou, ainda, no Grêmio Náutico União de Porto Alegre, e no clube Botafogo Futebol e Regatas, no Rio de Janeiro, onde está até hoje.

Anderson foi o primeiro remador brasileiro a competir em quatro Olimpíadas consecutivas: em 2000 na Austrália, 2004 na Grécia, 2008 na China e em 2012 em Londres.

Foram apresentados durante a coletiva, ainda, os condutores indicados pelos patrocinadores. Da Coca-Cola, participará o ex-surfista Teco Padaratz; o Bradesco apresentou Odilon Martins, remador de 86 anos.

Odilon Martins foi indicado pela remadora Fabiana Beltrame para ser um dos condutores da tocha olímpica. A atleta olímpica homenageou seu Odilon por toda sua força de vontade e inspiração, uma vez que ele é o remador mais velho ainda em atividade no Brasil. Ele rema há 60 anos, é uma lenda viva do remo catarinense. Com disposição de garoto, treina todos os dias, até nos finais de semana. Ele mesmo leva os remos até a água e carrega nas próprias costas, sem ajuda, o barco com o qual já conquistou 16 medalhas de ouro em mundiais masters.

Já Teco Padaratz foi bicampeão do WQS e hoje é considerado embaixador do surfe brasileiro. Na elite do esporte, ele conquistou duas etapas: 1991 na Barra da Tijuca e em 1994 em Hossegor, na França. Além disso, ele é músico e produtor áudio-visual.

Dos indicados por Florianópolis para participar do Revezamento, estão, ainda: Aldo Matos, dirigente esportivo da Fundação Municipal de Esportes; Hudson Pires, esportista que participa de competições como o Ironman; Josias Bispo de Castro, nadador e técnico; Mario José Gonzaga Petrelli Filho, esportista que participa de competições como Ironman; Thales Bittencourt, remador; Luiza da Silva, esportista de várias modalidades, e Milton Carlos Della Giustina, ciclista.

Restaurantes do Mercado abrem no domingo

No domingo, quando a tocha olímpica estiver passando pela cidade, o Mercado Público contará com três restaurantes em funcionamento, das 11 às 17 horas, ao som da DJ Lenara Leal. São eles: Colher de Pau, Rancho da Ilha e Trapiche Bar. Haverá também duas peixarias de plantão das 7 às 13 horas.

Confira abaixo a programação completa:

Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em Florianópolis - Programação
Ao longo da programação a tocha passará por estes locais:

UFSC
13h00min - Final do Campeonato de Futebol UFSC
14h00min - Bateria das Atléticas do CTC
15h00min - Apresentação de Boi de Mamão
15h30min - Apresentação Édio & Thiago
16h40min - Valdir Agostinho e Banda

Cabeceira da Ponte Hercílio Luz
13h30min - Apresentação Ginástica Artística
13h50min - Apresentação do Boi de Mamão
14h20min - Apresentação da Folia do Divino
14h40min - Apresentação de Terno de Reis
14h55min - Banda da Polícia Militar
15h05min - Banda da Polícia Militar
15h15min - Valdir Agostinho e Banda

Largo da Catedral
14h00min - Apresentação de Taekwondo
14h20min - Apresentação de Boi de Mamão
14h50min - Apresentação da Orquestra de Cordas da Ilha
15h45min - Cantora Marjory Porto

Madre Benvenuta em frente a ACOJAR
15h00min - Apresentação de Boxe
15h40min - Banda John Bala Jones
16h00min - Passagem da Tocha Olímpica
16h10min - Banda John Bala Jones

Trapiche da Beiramar - início 16h
Expresso Rural
Banda Dazaranha
NXZero
Ludmila



Acompanhe o trajeto nos mapas que acompanham o texto:





Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 terá shows e atrações culturais

Categorias: Julho 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar