FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2016
6ª Aula Aberta: Oficina gratuita "Orquestração Percussiva" com Gilú Amaral (Recife-PE)



Quando: 24 Agosto 2016, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Escola Livre de Música de Florianópolis
Endereço: Rua Alves de Brito, 334 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1759423067668970
Informações: tel 9617-9994 / 9168-4793

Direto de Recife (PE), o percussionista Gilú Amaral chega em Florianópolis e ministra uma aula aberta sobre ORQUESTRAÇÃO PERCUSSIVA no dia 24 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, na Escola Livre de Música de Florianópolis, no centro da cidade. Entrada gratuita! Vagas limitadas!
Atenção: São 25 vagas, por ordem de chegada, sujeito à lotação. Chegue cedo!

A atividade é fruto da parceria entre Casa de Noca, GLiP (Grupo Livre de Percussão) e Escola Livre de Música, sendo realizada por meio do Prêmio de Programação Continuada em Música Brasileira 2015, da Funarte.

A proposta da Aula Aberta é um bate papo entre os convidados, movido por apresentações de métodos, práticas, experiências, peças, exercícios e pensamentos sobre música com ênfase na percussão. O Projeto Aula Aberta já recebeu Luiz Sampaio, Ernesto Quiroga, integrantes do GLiP, por duas vezes Ney Rosauro, e está na 6ª edição.

ORQUESTRAÇÃO PERCUSSIVA - A PROPOSTA

Inicia a oficina a partir da formação de um círculo, pois acredita que a visualização de todos que participam desta orquestração é muito importante. Assim exalta-se o senso de equipe e a compreensão de células rítmicas. Dispõe-se na maioria das vezes no centro desta circunferência, relaciona o corpo como elemento da música, assim o utiliza para a iniciação musical e noções de técnicas, células rítmicas brasileiras, além da tomada de uma consciência corporal dentro do ritmo para destravar e se conhecer cada vez mais, aprender as noções básicas de musicalização. Como tempo, prática em conjunto, códigos e etc.

Podendo no segundo momento, repassar junto com os alunos, após a divisão de naipes, para os instrumentos percussivos que deverão ser levados pelos mesmos, único pedido solicitado aos participantes.

Sendo esta aula espetáculo uma formação livre de noções de arranjo e composição para instrumentos percussivos, aonde nas 2 horas em que é executada a todo instante pode ser exposto como um espetáculo já que Gilú o conduz de maneira lúdica a todos pelos meandros da composição durante as contagens, respiração, convenções para a execução em conjunto e improviso. “Nesta lógica de orquestração, em que cada um faz uma célula rítmica, com o corpo ou com qualquer outro instrumento fazendo uma marcação junto dá tipo um forro (...) cada um fazendo células rítmicas de diferentes modos, andamentos, talvez, combinando e ai eu vou orquestrando, por isso que é uma orquestração, pois a todo instante estaremos compondo e apresentando diferentes partes de musicas”.

Além de idealizador da Orquestra Contemporânea de Olinda, Gilú Amaral ja realizou trabalhos com nomes como Naná Vasconcelos, Renata Rosa, Bonsucesso Samba Clube e Banda de Pau e Corda.
Perfil de Gilú Amaral: www.facebook.com/Gilú-Amaral-1571475356434500

Realização: Casa de Noca, GLiP (Grupo Livre de Percussão) e Prêmio de Programação Continuada em Música Brasileira 2015 (FUNARTE)
Apoio: Escola Livre de Música de Florianópolis 6ª Aula Aberta: Oficina gratuita "Orquestração Percussiva" com Gilú Amaral (Recife-PE)

Categorias: Agosto 2016
Tags: aulas, Oficina
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar