FaceBook Instagram Twitter


6ª Aula Aberta: Oficina gratuita "Orquestração Percussiva" com Gilú Amaral (Recife-PE)



Quando: 24 Agosto 2016, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Escola Livre de Música de Florianópolis
Endereço: Rua Alves de Brito, 334 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1759423067668970
Informações: tel 9617-9994 / 9168-4793

Direto de Recife (PE), o percussionista Gilú Amaral chega em Florianópolis e ministra uma aula aberta sobre ORQUESTRAÇÃO PERCUSSIVA no dia 24 de agosto, quarta-feira, às 19 horas, na Escola Livre de Música de Florianópolis, no centro da cidade. Entrada gratuita! Vagas limitadas!
Atenção: São 25 vagas, por ordem de chegada, sujeito à lotação. Chegue cedo!

A atividade é fruto da parceria entre Casa de Noca, GLiP (Grupo Livre de Percussão) e Escola Livre de Música, sendo realizada por meio do Prêmio de Programação Continuada em Música Brasileira 2015, da Funarte.

A proposta da Aula Aberta é um bate papo entre os convidados, movido por apresentações de métodos, práticas, experiências, peças, exercícios e pensamentos sobre música com ênfase na percussão. O Projeto Aula Aberta já recebeu Luiz Sampaio, Ernesto Quiroga, integrantes do GLiP, por duas vezes Ney Rosauro, e está na 6ª edição.

ORQUESTRAÇÃO PERCUSSIVA - A PROPOSTA

Inicia a oficina a partir da formação de um círculo, pois acredita que a visualização de todos que participam desta orquestração é muito importante. Assim exalta-se o senso de equipe e a compreensão de células rítmicas. Dispõe-se na maioria das vezes no centro desta circunferência, relaciona o corpo como elemento da música, assim o utiliza para a iniciação musical e noções de técnicas, células rítmicas bras ileiras, além da tomada de uma consciência corporal dentro do ritmo para destravar e se conhecer cada vez mais, aprender as noções básicas de musicalização. Como tempo, prática em conjunto, códigos e etc.

Podendo no segundo momento, repassar junto com os alunos, após a divisão de naipes, para os instrumentos percussivos que deverão ser levados pelos mesmos, único pedido solicitado aos participantes.

Sendo esta aula espetáculo uma formação livre de noções de arranjo e composição para instrumentos percussivos, aonde nas 2 horas em que é executada a todo instante pode ser exposto como um espetáculo já que Gilú o conduz de maneira lúdica a todos pelos meandros da composição durante as contagens, respiração, convenções para a execução em conjunto e improviso. “Nesta lógica de orquestração, em que cada um faz uma célula rítmica, com o corpo ou com qualquer outro instrumento fazendo uma marcação junto dá tipo um forro (...) cada um fazendo células rítmicas de diferentes modos, andamentos, talvez, combinando e ai eu vou orquestrando, por isso que é uma orquestração, pois a todo instante estaremos compondo e apresentando diferentes partes de musicas”.

Além de idealizador da Orquestra Contemporânea de Olinda, Gilú Amaral ja realizou trabalhos com nomes como Naná Vasconcelos, Renata Rosa, Bonsucesso Samba Clube e Banda de Pau e Corda.
Perfil de Gilú Amaral: www.facebook.com/Gilú-Amaral-1571475356434500

Realização: Casa de Noca, GLiP (Grupo Livre de Percussão) e Prêmio de Programação Continuada em Música Brasileira 2015 (FUNARTE)
Apoio: Escola Livre de Música de Florianópolis
6ª Aula Aberta: Oficina gratuita "Orquestração Percussiva" com Gilú Amaral (Recife-PE)


Categorias: Agosto 2016
Tags: aulas, Oficina
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar