FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Ciclo do Divino Espírito Santo 2016



Quando: de maio a setembro
Onde: em 14 comunidades
Quanto: Gratuito

As celebrações em devoção ao Espírito Santo já movimentam alguns bairros de Florianópolis que preservam a tradição de mais dois séculos, introduzida na cidade pelos imigrantes açorianos. A largada para os festejos acontece neste sábado, 7 de maio, às 9h30, em frente à Casa da Memória, quando comitivas de todas as comunidades festeiras do município se reúnem para um desfile de cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico. A atividade, que acontece pelo sexto ano consecutivo, marca a abertura do Ciclo de Festas do Divino na Capital.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, a programação abrange o encontro das bandeiras do Divino Espírito Santo em celebração na Catedral Metropolitana. Além de comitivas das 14 comunidades de Florianópolis que realizam a festa em 2016, o evento contará com a participação de representações das cidades de Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos.

A partir das 9 horas, os festeiros e devotos vão se concentrar na Rua Padre Miguelinho, em frente à Casa da Memória, para realização da cerimônia de abertura do calendário festivo, que inclui o hasteamento da bandeira do Divino e a bênção dos pãezinhos que serão distribuídos ao público durante o desfile pelas ruas centrais. O cortejo vai seguir pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral.

Patrimônio cultural catarinense

Além de Florianópolis, dezenas de municípios do litoral catarinense preservam a tradição de devoção ao Divino Espírito Santo, preservando a herança cultural deixada pelos açorianos que chegaram ao estado no século 18. Por conta disso, a tradição das Festas do Divino é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.

Em atenção 2009, a capital catarinense passou a contar com a Lei Municipal nº 8010, que instituiu o Dia de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo na Capital. Em atenção à norma e às práticas culturais de grande parte da população, a Fundação Franklin Cascaes passou a divulgar o calendário festivo de forma coletiva a partir de 2010. A iniciativa tem como objetivo valorizar e fortalecer essa manifestação cultural, que ocorre no período de maio a setembro.

Em 2016, as primeiras Festas do Divino ocorrem nas comunidades do Centro, Lagoa da Conceição, Trindade e Ribeirão da Ilha, no mês de maio. Na sequência ocorrem as festividades nos bairros Prainha, Rio Tavares e Monte Verde (junho); Pântano do Sul e Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto); e Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino-2016 está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura (www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura).

Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo 2016
Quando: sábado, 7 de maio, das 9h às 12h
Onde: Rua Padre Miguelinho – Centro (em frente à Casa da Memória)
Desfile: Concentração na Rua Padre Miguelinho – 9h, Saída do cortejo – 10h
Roteiro: Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral.

FESTAS DO DIVINO / FLORIANÓPOLIS

Centro - 12 a 15 de maio
Lagoa da Conceição - 12 a 15 de maio
Trindade - 13 a 22 de maio
Ribeirão da Ilha - 14 e 15 de maio
Prainha - 4 e 5 de junho
Monte Verde - 10 a 12 de junho
Rio Tavares - 5 a 7 de junho
Estreito - 17 a 19 de junho
Pântano do Sul - 2 e 3 de julho
Campeche - 16 e 17 de julho
Barra da Lagoa - 26 a 28 de agosto
Santo Antônio de Lisboa - 9 a 11 de setembro
Rio Vermelho - 9 a 11 de setembro
Canasvieiras - 23 a 25 de setembro

FESTAS DO DIVINO / OUTROS MUNICÍPIOS

Santo Amaro da Imperatriz – 13 a 16 de maio
Palhoça – 21 e 23 de maio
Governador Celso Ramos – 15 a 18 de Julho
Ciclo do Divino Espírito Santo 2016


Categorias: Setembro 2016
Tags: festa, Divino
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar