FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Prêmio Desterro 2016 selecionará bailarinos para o YAGP Brasil



Quando: de 30 de agosto a 4 de setembro
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Evento no FB: www.facebook.com/FestivaldeDanca
Informações: tel (48) 8447-9394
e-mail: contato@premiodesterro.com.br

O Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis novamente será parceiro exclusivo em Santa Catarina da seletiva nacional do Youth America Grand Prix (YAGP) neste ano. Por meio do convênio, quatro bailarinos com até 19 anos poderão ser escolhidos para ir a Indaiatuba (SP), entre 21 e 25 de setembro, e concorrer com candidatos de todo o País a vagas da etapa final, agendada em abril de 2017, em Nova York. Os campeões do concurso americano recebem bolsas de estudos em consagradas instituições e companhias de dança clássica da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

A fase brasileira, executada pelo Instituto Passo de Arte, classifica anualmente cerca de 200 jovens. Sua programação compreende aulas avaliativas, apresentações e noite de gala, quando é anunciada a seleção. Solistas, duos, pas de deux, trios e conjuntos são divididos nas categorias pré-competitivo (nove a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 19 anos), de onde sairão para a final em Nova York até 30 solistas, até 10 conjuntos e um número indefinido de pas de deux, duos e trios. Como no festival de Florianópolis a idade mínima permitida é de 12 anos, por intermédio dele só há chance de ingressar nas categorias júnior e sênior do YAGP.

O 7° Prêmio Desterro ocorrerá de 30 de agosto a 4 de setembro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A seleção para o YAGP Brasil será no mesmo local, dia 1° de setembro, durante o workshop de balé clássico. Bailarinos de qualquer procedência podem se inscrever para a avaliação pelo site www.premiodesterro.com.br até o dia 28 de agosto, porém o prazo pode ser encerrado antes se atingir o limite de 80 vagas. A matrícula custa R$ 35.

Seletiva nacional
Nos três primeiros anos de parceria, um total de 13 candidatos foram habilitados pelo Prêmio Desterro para o YAGP Brasil, sendo cinco deles aprovados para Nova York, mas apenas um esteve presente na etapa final.

A seletiva nacional em 2015 reuniu cerca de 500 bailarinos de 75 escolas de 15 estados, dos quais 30 solistas, quatro pas de deux e nove grupos passaram para a final nos Estados Unidos em abril deste ano. Centenas de jovens de todos os continentes competiram no teatro Jack H. Skirball Center for the Performing Arts, onde a delegação brasileira conquistou diversas premiações.

YAGP
O Youth America Grand Prix é a maior competição do mundo entre estudantes de dança. Concede todos os anos mais de U$ 250 mil em bolsas nas principais academias da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália, além de proporcionar workshops com mestres internacionais e contratos em prestigiadas companhias. Realizada em Nova York, é aberta a jovens de nove a 19 anos de todas as nacionalidades.

O evento foi criado em 1999 pelos russos Larissa e Gennadi Saveliev, ex-integrantes do mundialmente famoso Balé Bolshoi. Desde então, já beneficiou mais de 50 mil bailarinos com um investimento superior a U$ 3 milhões. Hoje, mais de 300 alunos estão dançando em 80 companhias, como o American Ballet Theatre, o New York City Ballet, o Paris Opera Ballet, o Stuttgart Ballet e o Ballet de San Francisco. Sua contribuição foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com uma cadeira no Conselho Internacional da Dança (CID).

A afiliada brasileira do YAGP surgiu em 2003 sob direção de Marisa Pivetta, presidente do Instituto Passo de Arte, que há mais de 20 anos produz grandes espetáculos e concursos internacionais de dança. Dela participam bailarinos indicados em eventos credenciados na Bahia, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos escolhidos pelo Passo de Arte – Competição Internacional de Dança nas regionais do Ceará, Minas Gerais e São Paulo (capital e interior). Em 14 anos, levou a Nova York perto de três mil dançarinos, tendo conquistado dois grand prix, mais de 100 bolsas de estudos, inúmeras premiações e profissionalizado 30 estudantes que agora atuam no exterior.

Prêmio Desterro online:
Site: www.premiodesterro.com.br
Facebook: facebook.com/festivaldedanca
Twitter: @premiodesterro Prêmio Desterro 2016 selecionará bailarinos para o YAGP Brasil

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar