FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Dança em Trânsito 2016 terá seis dias de apresentações gratuitas



Quando: de 31 de agosto a 2 de setembro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1640009922926216

Um evento para todos os públicos, que vai a várias cidades e ocupa diversos palcos para apresentar o que é produzido mundo afora na Dança Contemporânea. Assim é o Dança em Trânsito, considerado um dos mais importantes eventos de dança do Brasil, e que chega aos estados do sul entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, em quatro cidades catarinenses e uma gaúcha, com a participação de grupos nacionais e internacionais. Toda a programação é gratuita.

Dividida em dois importantes eventos – as residências de criação e os espetáculos gratuitos -, o Dança em Trânsito tem o objetivo de democratizar o acesso à dança, seja para o público, para os jovens bailarinos como para as companhias já renomadas. Para a edição de 2016, o projeto chega com duas parcerias de peso: integra a programação do Prêmio Desterro de Dança, que ocorre em Florianópolis, e também a programação nacional do “FranceDanse2016”, que circulará por 14 cidades. “Além de estar lado a lado com importantes eventos do gênero, um dos pontos fortes é a aproximação com os jovens talentos, através das residências de criação que são oficinas realizadas com jovens nas cidades participantes do evento, e com pouco acesso com o que ocorre mundo afora”, avalia Giselle Tápias, idealizadora do evento. “E neste ano, os jovens ainda poderão vir ao Rio de Janeiro e participar de oficinas com importantes nomes da dança contemporânea mundial”, completa.

Entre as atrações internacionais que participam da edição Sul estão a Cie de Nicole Seiler da Suíça, que após turnê pela Europa, África e Vietnã apresenta no Brasil a coreografia “Un Acteserieux”; o francês Fabrice Lambert com “Gravité”(foto1), inédito no Brasil; os franceses com espetáculos de linguagem circense Clément Dazin (malabares) (foto2) e Cie Último Momento (mastro chinês); e ainda o Grupo Tápias Cia de Dança apresentando dois espetáculos co-criados com profissionais franceses. “A França é sem sombra de dúvidas uma das principais referências mundiais em dança contemporânea, e poder fazer esta aproximação entre eles, os profissionais e o público brasileiro, é uma satisfação a mais para o evento”, destaca Giselle.

Programação Itinerante

A programação catarinense inicia em Chapecó, com o espetáculo “Sei Coisas Lindas de Ti” , da coreógrafa Flávia Tápias, no dia 29 de agosto, às 19h, no SESC Chapecó. Ainda na região oeste, O Centro de Cultura de Alto Bela Vista recebe, no dia 31, a partir das 19h, espetáculos dos grupos Physical Momentum Project (Espanha), Nimo Núcleo de Ideias em Movimento (Rio de Janeiro), Gaetán Jamard (França) e ainda a apresentação dos jovens que participaram da Residência de Criação.

Em Florianópolis, 10 coreografias serão apresentadas no Campus da UFSC, Auditório da Tractebel Energia, Teatro Ademir Rosa (CIC) e Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), por coreógrafos e bailarinos vindos da Europa, Ásia e África, além de brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. Destaque para a noite de abertura, no dia 31/08, que terá a temática francesa com os grupos renomados bailarinos Clément Dazin e L´Experience Harmaat Fabrice Lambert apresentando-se a partir das 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho.

No dia 3 de setembro, o Dança em Trânsito 2016 chega a Capivari de Baixo com quatro espetáculos: “Romual Sans D”, do africano Romual Kabore; “Pedaço de mim”, do Nimo Núcleo de Ideias em Movimento Gleydson Vigne (RJ); “Sei coisas lindas de ti”, do Tápias Cia de Dança (França) e ainda a apresentação do resultado da Residência de criação com os jovens da região. As apresentações iniciam às 18h.

Rio Grande do Sul

A cidade gaúcha de Entre Rios do Sul também integra a programação 2016 do festival Dança em Trânsito com quatro espetáculos a serem apresentados no Centro de Cultura da cidade. A partir das 19h, o público poderá conferir “Postkriptum”, da companhia espanhola Physical Momentum Project; “Too Much” e “Casa de Abelha”, do Grupo Tápias Cia de Dança; e ainda a apresentação do Resultado da Residência com os jovens. Neste ano o evento será realizado em três regiões do Brasil: Sudeste, Sul e Centro-Oeste, totalizando 5 estados e 11 cidades.

Sobre o projeto Dança em Trânsito

Criado pela coreógrafa Giselle Tápias, o Dança em Trânsito tem como foco a democratização da dança contemporânea. Produzido pelo Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro (CDPD/RJ), há 11 anos o festival itinerante é apresentado em formato que une espetáculos e plateia em um casamento orgânico, transportando, no sentido literal, o artista para “aonde o povo está”, intervindo na pulsação dos ritmos citadinos e na rota dos transeuntes. O Dança em Trânsito também integra a rede de intercâmbio “Ciudades Que Danzan”, que agrupa 41 cidades de diversos países com a proposta de difundir a dança contemporânea.

O 12º Dança em Trânsito é uma realização do Espaço Tápias, com produção da Marte Inovação Cultural em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e Tractebel Energia GDF Suez. Apoio local da Universidade Federal de Santa Catarina. Todos os eventos são gratuitos. Nos teatros, a retirada dos ingressos para os espetáculos ocorre sempre 1 hora antes do seu início. Os ingressos são limitados à lotação máxima de cada espaço. A programação completa pode ser acessada no www.dancaemtransito.com.br

Programação:

Onde: Chapecó

Data: 29/08
O que: SEI COISAS LINDAS DE TI - Grupo Tápias Cia de Dança (FRA)
Horário: 19h
Local: Sesc Chapecó - R. Brasília, 475 - Jardim Itália.
Informações: (49) 3319-9100

Onde: Entre Rios do Sul/RS

Data: 30/08
O quê: POSTKRIPTUM - Physical Momentum Project (ESP); TOO MUCH - Grupo Tápias Cia de Dança (FRA); CASA DE ABELHA - Grupo Tápias Cia de Dança (BRA); e Apresentação da Residência de criação com os Jovens.
Horário: 19h
Local: Centro de Cultura - Rua São Paulo, 215, Centro – Entre Rios do Sul/RS

Onde: Alto Bela Vista/SC

Data: 31/08
O quê: POSTKRIPTUM - Physical Momentum Project (ESP); PEDAÇO DE MIM - Nimo Núcleo de Ideias em Movimento Gleydson Vigne (BRA); RE-TOUR - Gaetán Jamard (FRA) e Apresentação da Residência de criação com os Jovens.
Local: Centro de Cultura - Rua Alfredo Schuck

Onde: Florianópolis

Data: 31/08
O quê: GRAVITÉ - L´Experience Harmaat Fabrice Lambert (FRA) e BRUIT DE COLOIR - Clément Dazin (FRA)
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Horário: 19h – Ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 18h, na bilheteria do Teatro.

Data: 01/09
O quê: ENTRE-TANTOS - UnderCrew - Danilo d´Alma (BRA) e CONTIGO - Cie O Último Momento (FRA)
Local: Campus da UFSC
Horário: 13h

O quê: UN ACTE SERIEUX - Cie Nicole Seiler - Lausanne/ Suíça.
Local: Auditório da Tractebel Energia
Horário: 17h
Local: Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, nº 5064 CEP 88025.255 – Agronômica

O quê: Clément Dazin - Paris/França.
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC) – Sala Lindolf Bell - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600. Agronômica
Horário: 18h30

Data: 02/09
O quê: ENTRE-TANTOS - UnderCrew Danilo d´Alma (BRA); PEDAÇO DE MIM - Nimo Núcleo de Ideias em Movimento Gleydson Vigne(BRA) e Apresentação do Resultado da Residência com os jovens de Entre Rios do Sul, Alto Bela Vista e Capivari de Baixo.
Local: Praca XV
Horário: 13h

O quê: SEI COISAS LINDAS DE TI - Grupo Tápias Cia de Dança - Paris/França.
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC)- sala Lindolf Bell – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica.
Horário: 18h30

Onde: Capivari de Baixo

Data: 03/09
O quê: ROMUAL SANS D - Romual Kabore (AFRICA); PEDAÇO DE MIM- ; SEI COISAS LINDAS DE TI - Grupo Tápias Cia de Dança (FRA) e Apresentação do Resultado da Residência com os jovens
Horário: 19h
Local: Parque Ambiental Tractebel - Rua General Oswaldo Pinto da Veiga. Dança em Trânsito 2016 terá seis dias de apresentações gratuitas

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar