FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Dança em Trânsito 2016 terá seis dias de apresentações gratuitas



Quando: de 31 de agosto a 2 de setembro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1640009922926216

Um evento para todos os públicos, que vai a várias cidades e ocupa diversos palcos para apresentar o que é produzido mundo afora na Dança Contemporânea. Assim é o Dança em Trânsito, considerado um dos mais importantes eventos de dança do Brasil, e que chega aos estados do sul entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, em quatro cidades catarinenses e uma gaúcha, com a participação de grupos nacionais e internacionais. Toda a programação é gratuita.

Dividida em dois importantes eventos – as residências de criação e os espetáculos gratuitos -, o Dança em Trânsito tem o objetivo de democratizar o acesso à dança, seja para o público, para os jovens bailarinos como para as companhias já renomadas. Para a edição de 2016, o projeto chega com duas parcerias de peso: integra a programação do Prêmio Desterro de Dança, que ocorre em Florianópolis, e também a programação nacional do “FranceDanse2016”, que circulará por 14 cidades. “Além de estar lado a lado com importantes eventos do gênero, um dos pontos fortes é a aproximação com os jovens talentos, através das residências de criação que são oficinas realizadas com jovens nas cidades participantes do evento, e com pouco acesso com o que ocorre mundo afora”, avalia Giselle Tápias, idealizadora do evento. “E neste ano, os jovens ainda poderão vir ao Rio de Janeiro e participar de oficinas com importantes nomes da dança contemporânea mundial”, completa.

Entre as atrações internacionais que participam da edição Sul estão a Cie de Nicole Seiler da Suíça, que após turnê pela Europa, África e Vietnã apresenta no Brasil a coreografia “Un Acteserieux”; o francês Fabrice Lambert com “Gravité”(foto1), inédito no Brasil; os franceses com espetáculos de linguagem circense Clément Dazin (malabares) (foto2) e Cie Último Momento (mastro chinês); e ainda o Grupo Tápias Cia de Dança apresentando dois espetáculos co-criados com profissionais franceses. “A França é sem sombra de dúvidas uma das principais referências mundiais em dança contemporânea, e poder fazer esta aproximação entre eles, os profissionais e o público brasileiro, é uma satisfação a mais para o evento”, destaca Giselle.

Programação Itinerante

A programação catarinense inicia em Chapecó, com o espetáculo “Sei Coisas Lindas de Ti” , da coreógrafa Flávia Tápias, no dia 29 de agosto, às 19h, no SESC Chapecó. Ainda na região oeste, O Centro de Cultura de Alto Bela Vista recebe, no dia 31, a partir das 19h, espetáculos dos grupos Physical Momentum Project (Espanha), Nimo Núcleo de Ideias em Movimento (Rio de Janeiro), Gaetán Jamard (França) e ainda a apresentação dos jovens que participaram da Residência de Criação.

Em Florianópolis, 10 coreografias serão apresentadas no Campus da UFSC, Auditório da Tractebel Energia, Teatro Ademir Rosa (CIC) e Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), por coreógrafos e bailarinos vindos da Europa, Ásia e África, além de brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. Destaque para a noite de abertura, no dia 31/08, que terá a temática francesa com os grupos renomados bailarinos Clément Dazin e L´Experience Harmaat Fabrice Lambert apresentando-se a partir das 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho.

No dia 3 de setembro, o Dança em Trânsito 2016 chega a Capivari de Baixo com quatro espetáculos: “Romual Sans D”, do africano Romual Kabore; “Pedaço de mim”, do Nimo Núcleo de Ideias em Movimento Gleydson Vigne (RJ); “Sei coisas lindas de ti”, do Tápias Cia de Dança (França) e ainda a apresentação do resultado da Residência de criação com os jovens da região. As apresentações iniciam às 18h.

Rio Grande do Sul

A cidade gaúcha de Entre Rios do Sul também integra a programação 2016 do festival Dança em Trânsito com quatro espetáculos a serem apresentados no Centro de Cultura da cidade. A partir das 19h, o público poderá conferir “Postkriptum”, da companhia espanhola Physical Momentum Project; “Too Much” e “Casa de Abelha”, do Grupo Tápias Cia de Dança; e ainda a apresentação do Resultado da Residência com os jovens. Neste ano o evento será realizado em três regiões do Brasil: Sudeste, Sul e Centro-Oeste, totalizando 5 estados e 11 cidades.

Sobre o projeto Dança em Trânsito

Criado pela coreógrafa Giselle Tápias, o Dança em Trânsito tem como foco a democratização da dança contemporânea. Produzido pelo Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro (CDPD/RJ), há 11 anos o festival itinerante é apresentado em formato que une espetáculos e plateia em um casamento orgânico, transportando, no sentido literal, o artista para “aonde o povo está”, intervindo na pulsação dos ritmos citadinos e na rota dos transeuntes. O Dança em Trânsito também integra a rede de intercâmbio “Ciudades Que Danzan”, que agrupa 41 cidades de diversos países com a proposta de difundir a dança contemporânea.

O 12º Dança em Trânsito é uma realização do Espaço Tápias, com produção da Marte Inovação Cultural em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e Tractebel Energia GDF Suez. Apoio local da Universidade Federal de Santa Catarina. Todos os eventos são gratuitos. Nos teatros, a retirada dos ingressos para os espetáculos ocorre sempre 1 hora antes do seu início. Os ingressos são limitados à lotação máxima de cada espaço. A programação completa pode ser acessada no www.dancaemtransito.com.br

Programação:

Onde: Chapecó

Data: 29/08
O que: SEI COISAS LINDAS DE TI - Grupo Tápias Cia de Dança (FRA)
Horário: 19h
Local: Sesc Chapecó - R. Brasília, 475 - Jardim Itália.
Informações: (49) 3319-9100

Onde: Entre Rios do Sul/RS

Data: 30/08
O quê: POSTKRIPTUM - Physical Momentum Project (ESP); TOO MUCH - Grupo Tápias Cia de Dança (FRA); CASA DE ABELHA - Grupo Tápias Cia de Dança (BRA); e Apresentação da Residência de criação com os Jovens.
Horário: 19h
Local: Centro de Cultura - Rua São Paulo, 215, Centro – Entre Rios do Sul/RS

Onde: Alto Bela Vista/SC

Data: 31/08
O quê: POSTKRIPTUM - Physical Momentum Project (ESP); PEDAÇO DE MIM - Nimo Núcleo de Ideias em Movimento Gleydson Vigne (BRA); RE-TOUR - Gaetán Jamard (FRA) e Apresentação da Residência de criação com os Jovens.
Local: Centro de Cultura - Rua Alfredo Schuck

Onde: Florianópolis

Data: 31/08
O quê: GRAVITÉ - L´Experience Harmaat Fabrice Lambert (FRA) e BRUIT DE COLOIR - Clément Dazin (FRA)
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Horário: 19h – Ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 18h, na bilheteria do Teatro.

Data: 01/09
O quê: ENTRE-TANTOS - UnderCrew - Danilo d´Alma (BRA) e CONTIGO - Cie O Último Momento (FRA)
Local: Campus da UFSC
Horário: 13h

O quê: UN ACTE SERIEUX - Cie Nicole Seiler - Lausanne/ Suíça.
Local: Auditório da Tractebel Energia
Horário: 17h
Local: Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, nº 5064 CEP 88025.255 – Agronômica

O quê: Clément Dazin - Paris/França.
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC) – Sala Lindolf Bell - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600. Agronômica
Horário: 18h30

Data: 02/09
O quê: ENTRE-TANTOS - UnderCrew Danilo d´Alma (BRA); PEDAÇO DE MIM - Nimo Núcleo de Ideias em Movimento Gleydson Vigne(BRA) e Apresentação do Resultado da Residência com os jovens de Entre Rios do Sul, Alto Bela Vista e Capivari de Baixo.
Local: Praca XV
Horário: 13h

O quê: SEI COISAS LINDAS DE TI - Grupo Tápias Cia de Dança - Paris/França.
Local: Centro Integrado de Cultura (CIC)- sala Lindolf Bell – Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica.
Horário: 18h30

Onde: Capivari de Baixo

Data: 03/09
O quê: ROMUAL SANS D - Romual Kabore (AFRICA); PEDAÇO DE MIM- ; SEI COISAS LINDAS DE TI - Grupo Tápias Cia de Dança (FRA) e Apresentação do Resultado da Residência com os jovens
Horário: 19h
Local: Parque Ambiental Tractebel - Rua General Oswaldo Pinto da Veiga.
Dança em Trânsito 2016 terá seis dias de apresentações gratuitas


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar