FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Ciclo Elas por trás das câmeras na programação de setembro do Cineclube Ó Lhó Lhó



Quando: 30 Setembro 2016, Sexta-feira, às 18 horas
Onde: IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/514852092042823

Ó Lhó Lhó! Tá chegando novo ciclo no Cineclube!
Neste mês de setembro, no ciclo Elas por trás das câmeras, o Cineclube Ó Lhó Lhó exibirá filmes de diretoras pouco conhecidas até grandes nomes do cinema mundial... As sessões do Cineclube Ó Lhó Lhó acontecem sempre nas sextas-feiras às 18h na Sala de Artes Visuais do IFSC Câmpus Florianópolis. São abertas à comunidade externa, com entrada franca. Tem filme bom, tem pipoca gostosa e debate maravilhoso!

Além das sessões regulares na sextas às 18h também será feita uma sessão extra com o filme "Precisamos Falar Sobre o Kevin" no dia 06/09, terça-feira, às 12h, no auditório do IFSC. Programe-se!

OBSERVAÇÃO: Para os participantes que não estudam no IFSC, é necessário trazer o RG ou CPF para entrar no campus.

No dia 2 de setembro, a primeira diretora exibida no ciclo Elas por trás das câmeras, com o filme "Sem Teto Nem Lei", será Agnès Varda, cineasta e fotógrafa belga nascida em 1928, foi uma das principais idealizadoras da Nouvelle Vague (movimento revolucionário que surgiu na frança na década de 60) com o filme Cléo das 5 às 7, além de outras grandes e singelas obras.
Varda sempre buscou retratar e discutir o papel da mulher na sociedade e dentro do cinema, além de trabalhar com outros temas sociais e políticos que vão desde a situação dos trabalhadores na França até guerras e revoluções ao redor mundo. Ela também documentou a vida de pessoas pouco conhecidas que trabalham ou trabalharam com arte como, por exemplo, o seu marido cineasta Jacques Demy.
Agnès possui uma incrível habilidade de fazer um cinema leve, singelo e que ao mesmo tempo nos deixa fascinados e comovidos, isso tudo sem deixar de lado a experimentação herdada do início de sua carreira, uma maravilhosa cineasta que deve ser constantemente lembrada, relembrada e nunca esquecida no mundo do cinema e da arte.

02/09 - "Sem Teto Nem Lei"
Direção: Agnès Varda
País de Origem: França
Ano: 1985
Duração: 105 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
SINOPSE: Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês. Sua história e principalmente seus últimos dias são contados através das pessoas que cruzaram o seu caminho.

O filme "Precisamos Falar Sobre o Kevin" será exibido em duas sessões extras na terça (06/09), uma às 12h e outra às 18h, no Auditório do IFSC, com debate! ♥ (sem pipoca, não é permitido consumir alimentos no auditório).

A diretora do filme, com 3 longas-metragens e alguns curtas, a cineasta escocesa Lynne Ramsay é uma das grandes surpresas da nova geração e vencedora de inúmeras premiações. Trabalhando com questões polêmicas, problemas psicológicos e sociais, Ramsay produz um cinema contemporâneo denso e poético através da imersão nos sentimentos e realidade de seus personagens com uma incrível fotografia onde as cores representam forte simbolismo e metáforas da história.
Com obras de tirar o fôlego e de nos deixar fascinados pela beleza de suas imagens, Ramsay mostra que possui grande talento para se inserir no cinema atual e construir um novo olhar dos espectadores para os problemas humanos e políticos.

06/09 - "Precisamos Falar Sobre o Kevin" - sessões extras às 12h e 18h
Direção: Lynne Ramsay
País de Origem: Reino Unido / EUA
Ano: 2011
Duração: 110min
Classificação Indicativa: 16 anos
SINOPSE: Baseado no best-seller homônimo de Lionel Shriver e dirigido pela cineasta escocesa Lynne Ramsay, Precisamos Falar Sobre o Kevin é um suspense psicológico que mostra a difícil relação de uma mãe, Eva (Tilda Swinton), com seu primogênito, Kevin (Ezra Miller), até o trágico desfecho dessa história. O relacionamento sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

09/09 - “O sonho de Wadjda”
Direção: Haifaa Al-Mansour
País de Origem: Arábia Saudita | Alemanha
Ano: 2012
Duração: 100 minutos
Classificação Indicativa: Livre
SINOPSE: Wadjda é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio de Riade, capital da Arábia Saudita. Embora ela viva em uma cultura conservadora, é uma garota cheia de vida, que usa calça jeans, tênis all star, escuta rock-n'-roll e deseja apenas uma coisa: comprar uma bicicleta e disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah. Mas, em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos porque podem ser perigosas para a virtude das meninas, ela enfrentará muitas dificuldades para realizar seu sonho.

16/09 - Exibição de curtas
Duração total: 78min
Classificação Indicativa: 12 anos

- Resposta de Mulheres: Nosso Corpo, Nosso Sexo
(Direção: Agnès Varda; Duração: 8min; Ano de lançamento: 1975)

- Swimmer
(Direção: Lynne Ramsay; Duração: 17min; Ano de lançamento: 2012)

- Guida
(Direção: Rosana Urbes; Duração: 12min; Ano de lançamento: 2014)

- Tramas do Entardecer
(Direção: Maya Deren; Duração: 14min; Ano de lançamento: 1943)

- Os Resultados do Feminismo
(Direção: Alice Guy-Blaché; Duração: 8min; Ano de lançamento: 1906)

- Gula
(Direção: Helke Sander; Duração: 12min; Ano de lançamento: 1986)

- História Trágica com Final Feliz
(Direção: Regina Pessoa; Duração: 7min; Ano de lançamento: 2005)

23/09 - “Elena”
Direção: Petra Costa
País de Origem: Brasil
Ano: 2013
Duração: 82 min
Classificação Indicativa: 12 anos
SINOPSE: Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

30/09 - “As pequenas margaridas”
Direção: Vera Chitylová
País de Origem: Tchecoslováquia
Ano: 1966
Duração: 74 minutos
Classificação Indicativa: Livre
SINOPSE: Utilizando-se de avançados efeitos especiais para a época, Vera Chytilová dirigiu esta obra surrealista que conta a história de duas garotas chamadas Marie, que decidem se adequar ao mundo como ele está: sendo depravadas. Portanto, ambas partem para uma série de encontros forjados e travessuras, desconstruindo o mundo ao seu redor. Ciclo Elas por trás das câmeras na programação de setembro do Cineclube Ó Lhó Lhó

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar