FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Ciclo Elas por trás das câmeras na programação de setembro do Cineclube Ó Lhó Lhó



Quando: 30 Setembro 2016, Sexta-feira, às 18 horas
Onde: IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/514852092042823

Ó Lhó Lhó! Tá chegando novo ciclo no Cineclube!
Neste mês de setembro, no ciclo Elas por trás das câmeras, o Cineclube Ó Lhó Lhó exibirá filmes de diretoras pouco conhecidas até grandes nomes do cinema mundial... As sessões do Cineclube Ó Lhó Lhó acontecem sempre nas sextas-feiras às 18h na Sala de Artes Visuais do IFSC Câmpus Florianópolis. São abertas à comunidade externa, com entrada franca. Tem filme bom, tem pipoca gostosa e debate maravilhoso!

Além das sessões regulares na sextas às 18h também será feita uma sessão extra com o filme "Precisamos Falar Sobre o Kevin" no dia 06/09, terça-feira, às 12h, no auditório do IFSC. Programe-se!

OBSERVAÇÃO: Para os participantes que não estudam no IFSC, é necessário trazer o RG ou CPF para entrar no campus.

No dia 2 de setembro, a primeira diretora exibida no ciclo Elas por trás das câmeras, com o filme "Sem Teto Nem Lei", será Agnès Varda, cineasta e fotógrafa belga nascida em 1928, foi uma das principais idealizadoras da Nouvelle Vague (movimento revolucionário que surgiu na frança na década de 60) com o filme Cléo das 5 às 7, além de outras grandes e singelas obras.
Varda sempre buscou retratar e discutir o papel da mulher na sociedade e dentro do cinema, além de trabalhar com outros temas sociais e políticos que vão desde a situação dos trabalhadores na França até guerras e revoluções ao redor mundo. Ela também documentou a vida de pessoas pouco conhecidas que trabalham ou trabalharam com arte como, por exemplo, o seu marido cineasta Jacques Demy.
Agnès possui uma incrível habilidade de fazer um cinema leve, singelo e que ao mesmo tempo nos deixa fascinados e comovidos, isso tudo sem deixar de lado a experimentação herdada do início de sua carreira, uma maravilhosa cineasta que deve ser constantemente lembrada, relembrada e nunca esquecida no mundo do cinema e da arte.

02/09 - "Sem Teto Nem Lei"
Direção: Agnès Varda
País de Origem: França
Ano: 1985
Duração: 105 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
SINOPSE: Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês. Sua história e principalmente seus últimos dias são contados através das pessoas que cruzaram o seu caminho.

O filme "Precisamos Falar Sobre o Kevin" será exibido em duas sessões extras na terça (06/09), uma às 12h e outra às 18h, no Auditório do IFSC, com debate! ♥ (sem pipoca, não é permitido consumir alimentos no auditório).

A diretora do filme, com 3 longas-metragens e alguns curtas, a cineasta escocesa Lynne Ramsay é uma das grandes surpresas da nova geração e vencedora de inúmeras premiações. Trabalhando com questões polêmicas, problemas psicológicos e sociais, Ramsay produz um cinema contemporâneo denso e poético através da imersão nos sentimentos e realidade de seus personagens com uma incrível fotografia onde as cores representam forte simbolismo e metáforas da história.
Com obras de tirar o fôlego e de nos deixar fascinados pela beleza de suas imagens, Ramsay mostra que possui grande talento para se inserir no cinema atual e construir um novo olhar dos espectadores para os problemas humanos e políticos.

06/09 - "Precisamos Falar Sobre o Kevin" - sessões extras às 12h e 18h
Direção: Lynne Ramsay
País de Origem: Reino Unido / EUA
Ano: 2011
Duração: 110min
Classificação Indicativa: 16 anos
SINOPSE: Baseado no best-seller homônimo de Lionel Shriver e dirigido pela cineasta escocesa Lynne Ramsay, Precisamos Falar Sobre o Kevin é um suspense psicológico que mostra a difícil relação de uma mãe, Eva (Tilda Swinton), com seu primogênito, Kevin (Ezra Miller), até o trágico desfecho dessa história. O relacionamento sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

09/09 - “O sonho de Wadjda”
Direção: Haifaa Al-Mansour
País de Origem: Arábia Saudita | Alemanha
Ano: 2012
Duração: 100 minutos
Classificação Indicativa: Livre
SINOPSE: Wadjda é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio de Riade, capital da Arábia Saudita. Embora ela viva em uma cultura conservadora, é uma garota cheia de vida, que usa calça jeans, tênis all star, escuta rock-n'-roll e deseja apenas uma coisa: comprar uma bicicleta e disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah. Mas, em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos porque podem ser perigosas para a virtude das meninas, ela enfrentará muitas dificuldades para realizar seu sonho.

16/09 - Exibição de curtas
Duração total: 78min
Classificação Indicativa: 12 anos

- Resposta de Mulheres: Nosso Corpo, Nosso Sexo
(Direção: Agnès Varda; Duração: 8min; Ano de lançamento: 1975)

- Swimmer
(Direção: Lynne Ramsay; Duração: 17min; Ano de lançamento: 2012)

- Guida
(Direção: Rosana Urbes; Duração: 12min; Ano de lançamento: 2014)

- Tramas do Entardecer
(Direção: Maya Deren; Duração: 14min; Ano de lançamento: 1943)

- Os Resultados do Feminismo
(Direção: Alice Guy-Blaché; Duração: 8min; Ano de lançamento: 1906)

- Gula
(Direção: Helke Sander; Duração: 12min; Ano de lançamento: 1986)

- História Trágica com Final Feliz
(Direção: Regina Pessoa; Duração: 7min; Ano de lançamento: 2005)

23/09 - “Elena”
Direção: Petra Costa
País de Origem: Brasil
Ano: 2013
Duração: 82 min
Classificação Indicativa: 12 anos
SINOPSE: Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

30/09 - “As pequenas margaridas”
Direção: Vera Chitylová
País de Origem: Tchecoslováquia
Ano: 1966
Duração: 74 minutos
Classificação Indicativa: Livre
SINOPSE: Utilizando-se de avançados efeitos especiais para a época, Vera Chytilová dirigiu esta obra surrealista que conta a história de duas garotas chamadas Marie, que decidem se adequar ao mundo como ele está: sendo depravadas. Portanto, ambas partem para uma série de encontros forjados e travessuras, desconstruindo o mundo ao seu redor.
Ciclo Elas por trás das câmeras na programação de setembro do Cineclube Ó Lhó Lhó


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar