FaceBook Instagram Twitter


Ciclo "A existência está em outro lugar" na programação gratuita do Cineclube Ó Lhó Lhó



Quando: 31 Março 2017, sexta-feira, às 18 horas
Onde: IFSC Campus Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/265804017197901

Surrealismo é o tema do ciclo de março no Cineclube Ó Lhó Lhó, com produções dos maiores nomes do cinema surrealista e de diferentes regiões do mundo. Entregue-se a ilusão e venha conferir.

As sessões gratuitas do Cineclube Ó Lhó Lhó, acompanhadas de pipoca e debate, acontecem sempre às sextas-feiras, às 18h, na Sala de Artes Visuais do IFSC Câmpus Florianópolis. São abertas à comunidade externa, com entrada franca. Tem filme bom, tem pipoca gostosa e debate maravilhoso!

OBSERVAÇÃO: Para os participantes que não estudam no IFSC, é necessário trazer o RG ou CPF para entrar no campus.

03/03 - "Valerie e sua Semana de Deslumbramentos"
Direção: Jaromil Jires
País de Origem: Tchecoslováquia
Ano: 1970
Duração: 77min
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Baseado no livro de mesmo nome de Vítezslav Nezval, o filme acompanha a adolescência de Valerie, uma menina que mora com sua avó em uma preservada cidadezinha medieval. Numa celebração de carnaval da cidade, Valerie percebe o despertar de sua sexualidade. Ela se imagina uma jovem rica e poderosa, ao mesmo tempo em que sua avó se transforma numa vampira. O filme é cheio de simbolismos e referências psicanalíticas. Enquanto fantasia, Valerie também lida com sua primeira menstruação, e acompanhamos seus desejos e temores reprimidos, emergindo em imagens góticas e surreais. (Mostra CCBB: Nouvelle Vague Tcheca - O outro lado da Europa)

10/03 - "Planeta Fantástico"
Direção: René Laloux
País de Origem: Tchecoslováquia | França
Ano: 1973
Duração: 72 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: “Planeta Fantástico” conta a história dos Oms, criaturas semelhantes a humanos, mantidos como animais domesticados por uma raça alienígena de gigantes azuis chamados Traags. Acompanhamos a trajetória de um Om chamado Terr, desde a infância até a vida adulta. Ele consegue escapar da e scravidão a partir de um dispositivo de apredizagem Traag e começa a organizar uma revolta.

17/03 - "O Anjo Exterminador"
Direção: Luis Buñuel
País de Origem: México
Ano: 1962
Duração: 93 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Após uma extravagante e farta refeição, os convidados se sentem estranhamente incapazes de deixar a sala de jantar e, nos dias que se seguem, pouco a pouco, caem as máscaras de civilização e virtude e o grupo passa a viver como animais.
Luis Buñuel é considerado o pai do cinema surrealista, trabalhou com diversos artistas surrealistas da década de 20 - principalmente com Salvador Dalí no curta Um Cão Andaluz, e é um dos cineastas mais originais e influentes da história do cinema. O Anjo Exterminador é uma de suas maiores obras e deixa o espectador intrigado do começo ao fim tentando interpretar as milhares de metáforas e símbolos oferecidos. Imperdível!

24/03 - Curtas
Uma sessão de curtas surrealistas das mais diferentes épocas:
- Le Faune (Pathé brothers; 1908; 5 min; França)
- Um Cão Andaluz (Luis Buñuel & Salvador Dalí; 1929; 16 min; França)
- Rabbit ' s Moon (Kenneth Anger; 1950; 16 min; EUA)
- Amor Carnal (Jan Svankmajer; 1989; 1 min; República Checa)

Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 38 min

31/03 - "A Montanha Sagrada"
Do ocultismo a temas políticos, o último filme do ciclo "A existência está em outro lugar" é uma explosão de imagens psicodélicas, grotescas e sublimes. A Montanha Sagrada, o terceiro e mais famoso longa-metragem do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky, retrata a busca do homem pela iluminação. Uma experiência sensorial imperdível!
Direção: Alejandro Jodorowsky
País de Origem: México
Ano: 1973
Duração: 114 min
Classificação Indicativa: 18 anos
SINOPSE: O filme acompanha a trajetória de um sós ia de Jesus, desde sua vida na Terra até sua união ao grupo que supostamente descobrirá o segredo da vida. É um desfile sem fim de simbolismos, sempre sublinhados, como que implorassem para serem vistos. (makingoff.org)
Ciclo "A existência está em outro lugar" na programação gratuita do Cineclube Ó Lhó Lhó


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2020 Inscrições para oficina gratuita de Linguagens em Pintura
até 21 Fevereiro 2020 Udesc abre inscrições para aulas gratuitas de musculação


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar