FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Aniversário do TAC terá espetáculos com entrada gratuita



Quando: de 8 a 11 de setembro
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: Gratuito

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) completa 141 anos no dia 7 de setembro e, para comemorar, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promoverá, em parceria com grupos e artistas, espetáculos com entrada gratuita de quinta-feira a domingo (8 a 11 de setembro). Os ingressos serão distribuídos uma hora antes dos espetáculos, na bilheteria do TAC, com limite de dois por pessoa.

A programação começa com o show Sampathique do músico francês Nícola Son, no dia 8, às 20h30, em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis; segue com o Recital de Piano dos alunos da professora Anita Maria Brunatto no dia 9, às 20h; terá o sarau literomusical Carvalho: Dramaturgo e Oficial da Marinha, com a peça Raimundo e Concurso de Poesia, às 20h, em parceria com a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina; e encerra no domingo, dia 11, às 19h30, com o espetáculo Rádio Loquaz - Pausa de se Ouvir, do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz.

Saiba mais sobre as atrações:

08/09/2016 - 20h30: Show Sampathique - Nícola Son
(Disponíveis: 389 lugares, sendo 4 para cadeirantes, para distribuição gratuita)

O músico francês retorna à capital catarinense com seu recém-lançado disco Sampathique, contração de Sampa e Sympathique. O terceiro trabalho de Nicola Són associa a canção francesa ao ambiente musical de São Paulo, cidade onde o artista está radicado desde 2013. O CD tem 11 faixas e participações de Zeca Baleiro e Edgar Scandurra em uma variedade de ritmos e de sons que podem ser encontrados por “Sampa”, como samba-rock, groove, MPB, eletro e afrobeat abrasileirado, mas com uma certa ligação com a tradição.

O projeto da Aliança Francesa é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Engie e da Allfood, apoio da Hertz e Fundação Catarinense de Cultura, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

09/09/2016 - 20h: Recital de Piano
(Disponíveis: 90 lugares para distribuição gratuita)

A professora Anita Maria Brunatto apresenta o talento de seus alunos em um recital de piano no palco do TAC. Cada um dos 25 estudantes tocará duas peças, com repertório predominantemente clássico, não deixando de visitar o repertório popular nacional e internacional. O recital mostra a evolução dos alunos com faixas etárias variadas, que vão dos 5 aos 73 anos.

Anita é formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e leciona há 30 anos preparando alunos para o Exame da Ordem dos Músicos do Brasil e Vestibular de Música.

10/09/2016 - 20h: Sarau literomusical Carvalho: Dramaturgo e Oficial da Marinha, com a peça Raimundo e Concurso de Poesia
(Disponíveis: 90 lugares para distribuição gratuita)

O evento promovido pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina homenageia o Imediato da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), durante os anos de 1863-1865, o Primeiro Tenente da Marinha do Brasil (MB), Álvaro Augusto de Carvalho. O também patrono do TAC é considerado herói, morto durante a Guerra do Paraguai, além de ser dramaturgo autor de três peças teatrais: Pedro Martelli, Uma moça de juízo e o drama Raimundo. O sarau terá a apresentação de uma breve adaptação da peça Raimundo, além de premiação de um concurso de poesia.

11/09/2016 - 19h30: Rádio Loquaz - Pausa de se Ouvir
(Disponíveis: 389 lugares, sendo 4 para cadeirantes, para distribuição gratuita)

O espetáculo do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz revive a nostalgia dos programas de rádio com plateia ao vivo das décadas de 1940 e 1950. A Rádio Loquaz, uma emissora interiorana, reúne anualmente seus artistas para uma transmissão comemorativa onde revive seus programas de maior sucesso, incluindo momentos musicais, recados dos ouvintes e uma rádionovela. Mas uma forte tempestade se aproxima da cidade e os artistas serão traídos por suas personalidades, trazendo à tona temais íntimos que perpassam suas relações pessoais e comprometem a transmissão radiofônica desta noite.

Histórico do TAC

Tudo começou por volta de 1854, quando um movimento de pessoas ligadas à cultura tomou consciência de que Desterro, a Capital da Província, merecia um teatro amplo e moderno. Este pequeno prólogo serviu para o desdobramento de muitos atos onde contracenaram políticos, acionistas, jornalistas, povo e até o presidente da província. Finalmente, em 29 de julho de 1857, foi lançada a pedra fundamental do novo teatro. Mas somente em 5 de junho de 1871 é que o Teatro Santa Isabel, homenageando a Princesa Isabel, foi utilizado - mesmo sem estar concluído. E a inauguração oficial deu-se em 7 de setembro de 1875, com a presença calculada de mais de mil pessoas.

O teatro passou por diferentes períodos e diversos usos, serviu até como prisão e cinema. De volta à sua função original, em 2 de julho de 1894 mudou o nome para Teatro Álvaro de Carvalho, numa justa homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense. Em 1955, o teatro passou por uma radical transformação. A reforma acompanhou a evolução da arquitetura e da decoração, procurando-se uma adequação entre a forma e a função.

Entre construção e estreia, temporadas, emoções e lágrimas, o Teatro Álvaro de Carvalho chegou aos dias de hoje. Ocupa, atualmente, lugar de destaque não só como peça arquitetônica, mas como legítimo patrimônio cultural de todos os catarinenses, merecidamente tombado desde 1988, sob guarda da Fundação Catarinense de Cultura. Um local aberto à visitação e às mais talentosas manifestações das nobres artes. Aniversário do TAC terá espetáculos com entrada gratuita

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar