FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Homenagem a Paulo Gaiad na Fundação Cultural Badesc – ciclo de homenagens Notícias de Paulo



Quando: 21 Março 2017, Terça-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/172323623276753

O artista Paulo Gaiad, falecido em outubro do ano passado aos 63 anos, será homenageado no dia 21 de março, terça-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, local onde foi realizada sua última exposição, Impossibilias: Arquivo e Memória em Paulo Gaiad, que ocupou pela primeira vez todos os espaços expositivos do Casarão histórico e cultural do centro da capital catarinense. A entrada é gratuita.

Amigos do artista e admiradores de sua obra apresentarão músicas, poesias, imagens e depoimentos. No Espaço Fernando Beck será instalada a obra inédita Paulo Gaiad em nós em nós, da séria Vestimentas em Nós, produzida em parceria com o artista Franzoi.

A programação na Fundação integra o ciclo de homenagens "Notícias de Paulo" que envolve o Museu Victor Meirelles (MVM), a Fundação Cultural Badesc, o Museu da Escola Catarinense (UDESC) e o MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) do CIC. O ciclo começou em fevereiro com a exposição Paisagens - Viagens de Paulo no Museu Victor Meirelles, com curadoria de Rosângela Cherem e Juliana Crispe, incluindo roda de conversa com as curadoras na abertura. Em março, a homenagem será no Museu da Escola Catarinense; e para maio está prevista uma edição especial do projeto Geração MASC, com mediação e organização de Néri Pedroso.

Sobre o artista

Paulo Gaiad nasceu em Piracicaba (São Paulo), e iniciou sua carreira artística em 1983 em Florianópolis. Utilizou em seu processo criativo diversos materiais e procedimentos, incluindo o uso de areia e carvão, jornais e gesso, além de fotos de diferentes naturezas, apresentando como resultado objetos, desenhos, colagens e pinturas que se misturam, combinando traços e palavras, rasuras e avarias, ajustes e camadas, disfarces e revelações, resultado do efeito produzido pelos lixamentos e arranhões, oxidações, rachaduras e rasgos.

Em relação a prêmios, Paulo Gaiad conquistou o prêmio Cubo de Prata por equipe na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires (1989) e obteve outras premiações no 47º Salão Paranaense do Museu de Arte de Curitiba (1990). Também foi premiado no 1º Salão do Mar de Antonina, no Paraná (1991). Em 1994, foi contemplado com bolsa no projeto Multiplicadores Culturais, do Instituto Goethe, o que possibilitou realizar uma exposição individual na Alemanha. Recebeu ainda o prêmio Cultura Viva (1997), o VI Salão Victor Meirelles (1998), e 5º Salão de Arte Graciosa (Curitiba, 2004).

De 2006 a 2010, Gaiad realizou diversas exposições individuais e coletivas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além ter feito residências artísticas na França, Espanha, Holanda e Macedônia. Participou também do Ohrid Summer Festival (Macedônia) em 2010.
Homenagem a Paulo Gaiad na Fundação Cultural Badesc – ciclo de homenagens Notícias de Paulo


Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar