FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2016
Ciclo de Cinema Brasileiro e Política exibe "Cidadão Boilesen" de Chaim Litewski



Quando: 16 Setembro 2016, Sexta-feira, às 19 horas
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/344122635924318

O Ciclo de Cinema Brasileiro e Política irá exibir o filme Cidadão Boilesen, do diretor Chaim Litewski, no dia 16 de setembro, às 19h. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade, e será no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O objetivo do projeto é exibir longas, curtas e documentários brasileiros como instrumento de reflexão filosófica sobre política e ditadura.

Nascido na Dinamarca, Henning Albert Boilesen nunca contou com muitos recursos, até o dia em que surgiu a oportunidade de ele se mudar para o Brasil. No novo país, o simpático europeu, com porte atlético e sempre sorridente, conquistou em pouco tempo a admiração de muitos, e rapidamente chegou ao posto de presidente da Ultragaz. Assim, o ex-lutador de boxe foi se destacando cada vez mais até ser um dos principais nomes na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a FIESP.

Com poder e prestígio, no entanto, o Cidadão Boilesen pode colocar em prática um lado negro de sua personalidade. Durante os anos mais conturbados da ditadura militar, o dinamarquês foi um dos principais financiadores da Operação Bandeirantes, um centro de investigações montado clandestinamente pelo exército em 1969 para reprimir a oposição, usando métodos como a tortura. Envolvido diretamente com as ações, o sádico empresário foi assassinado por membros da ALN e do MRT, em 1971.

Decidido a investigar melhor a morte de Boilesen desde seu assassinato, Chaim Litewski optou por um documentário no início dos anos 90. Com financiamento próprio e realizado nas horas vagas do cineasta, o filme levou 16 anos para ficar pronto, mas sua primeira exibição já conquistou o troféu de melhor filme do festival É Tudo Verdade. Dentre os depoimentos existentes no filme, estão o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de São Paulo Egídio Martins, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arns, além de vítimas do regime, como Carlos Eugênio da Paz, membro da ALN que liderou o grupo que matou Boilesen. Ciclo de Cinema Brasileiro e Política exibe "Cidadão Boilesen" de Chaim Litewski

Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 09 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar