FaceBook Instagram Twitter


Ciclo de Cinema Brasileiro e Política exibe "Cidadão Boilesen" de Chaim Litewski



Quando: 16 Setembro 2016, sexta-feira, às 19 horas
Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/344122635924318

O Ciclo de Cinema Brasileiro e Política irá exibir o filme Cidadão Boilesen, do diretor Chaim Litewski, no dia 16 de setembro, às 19h. A apresentação é gratuita, aberta à comunidade, e será no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O objetivo do projeto é exibir longas, curtas e documentários brasileiros como instrumento de reflexão filosófica sobre política e ditadura.

Nascido na Dinamarca, Henning Albert Boilesen nunca contou com muitos recursos, até o dia em que surgiu a oportunidade de ele se mudar para o Brasil. No novo país, o simpático europeu, com porte atlético e sempre sorridente, conquistou em pouco tempo a admiração de muitos, e rapidamente chegou ao posto de presidente da Ultragaz. Assim, o ex-lutador de boxe foi se destacando cada vez mais até ser um dos principais nomes na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a FIESP.

Com poder e prestígio, no entanto, o Cidadão Boilesen pode colocar em prática um lado negro de sua personalidade. Durante os anos mais conturbados da ditadura militar, o dinamarquês foi um dos principais financiadores da Operação Bandeirantes, um centro de investigações montado clandestinamente pelo exército em 1969 para reprimir a oposição, usando métodos como a tortura. Envolvido diretamente com as ações, o sádico empresário foi assassinado por membros da ALN e do MRT, em 1 971.

Decidido a investigar melhor a morte de Boilesen desde seu assassinato, Chaim Litewski optou por um documentário no início dos anos 90. Com financiamento próprio e realizado nas horas vagas do cineasta, o filme levou 16 anos para ficar pronto, mas sua primeira exibição já conquistou o troféu de melhor filme do festival É Tudo Verdade. Dentre os depoimentos existentes no filme, estão o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de São Paulo Egídio Martins, Erasmo Dias, Dom Paulo Evaristo Arns, além de vítimas do regime, como Carlos Eugênio da Paz, membro da ALN que liderou o grupo que matou Boilesen.
Ciclo de Cinema Brasileiro e Política exibe "Cidadão Boilesen" de Chaim Litewski


Categorias: Setembro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar