FaceBook Instagram Twitter


Museu Victor Meirelles comemora 65 anos com duas exposições: “Victor em 4D” e “Acervo MVM em perspectiva”



Quando: até 24 de fevereiro
Onde: Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito

Em alusão aos 65 anos do Museu Victor Meirelles (MVM), comemorados no feriado do dia 15 de novembro, abrem no próximo dia 16 de novembro duas novas exposições:

“Acervo MVM em perspectiva”
Em cartaz até 9 de fevereiro de 2018, a Mostra de curta duração, trazendo um recorte da produção artística moderna e contemporânea presente no acervo do Museu Victor Meirelles.
As obras escolhidas representam a multiplicidade da linguagem das artes visuais, colocando lado a lado obras de um dos maiores artistas brasileiros do século XIX, o pintor Victor Meirelles, e de artistas modernos e contemporâneos, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, objetos, vídeo-arte e outros suportes.

“Victor em 4D”
Trata-se do terceiro módulo da exposição de longa duração “Victor em 4D”, “Dimensão Política”, que ficará em cartaz até 24 de fevereiro de 2018, abordando as relações de Victor com a corte da monarquia brasileira à época, seu papel na Academia Imperial de Belas Artes e no Liceu de Artes e Ofícios, além da contribuição do artista para a construção de uma identidade nacional, entre outros aspectos.

A ideia é que os visitantes possam ver a arte em uma dimensão política e dialoguem com percepções diferentes ou divergentes das suas. Não por acaso, o texto curatorial lança o questionamento: “afinal, a quem interessa a desp olitização da arte?”.

Iniciada em maio deste ano com o módulo “Dimensão Estética”, a exposição Victor em 4D inovou no formato como está sendo apresentada, em módulos dispostos a partir de uma sequência temporal e não espacial. A mostra teve seguimento em agosto com o segundo modulo “Dimensão Histórica”. O quarto e último módulo, previsto para 28 de fevereiro de 2018, apresentará a “Dimensão Simbólica”.

O objetivo é oferecer diferentes perspectivas de análise, permitindo ao espectador um olhar mais abrangente, suscitando novas interpretações e percepções sobre a obra do artista catarinense, que nasceu na antiga Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), em 1832.

Oficinas
A programação segue nas duas primeiras semanas de dezembro com oficinas sobre Hipermídia, cibercultura e os desafios da arte na mídia convergente; Paisagem na Arte (passando pelo Renascimento, Barroco, Romantismo e Impressionismo); e de Vídeo-animação.



Na arte: Estudo de Nu Masculino, Eliseu Visconti - 1893/1894, Paris, França - Grafite sobre papel 44,3 x 32,3 cm
Museu Victor Meirelles comemora 65 anos com duas exposições: “Victor em 4D” e “Acervo MVM em perspectiva”


Categorias: Fevereiro 2018
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar