FaceBook Twitter Google+
Início » Eventos de Exposições
Museu Victor Meirelles comemora 65 anos com duas exposições: “Victor em 4D” e “Acervo MVM em perspectiva”



Quando: até 24 de fevereiro
Onde: Museu Victor Meirelles
Endereço: Rua Rafael Bandeira, 41 - Centro
Quanto: Gratuito

Em alusão aos 65 anos do Museu Victor Meirelles (MVM), comemorados no feriado do dia 15 de novembro, abrem no próximo dia 16 de novembro duas novas exposições:

“Acervo MVM em perspectiva”
Em cartaz até 9 de fevereiro de 2018, a Mostra de curta duração, trazendo um recorte da produção artística moderna e contemporânea presente no acervo do Museu Victor Meirelles.
As obras escolhidas representam a multiplicidade da linguagem das artes visuais, colocando lado a lado obras de um dos maiores artistas brasileiros do século XIX, o pintor Victor Meirelles, e de artistas modernos e contemporâneos, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, objetos, vídeo-arte e outros suportes.

“Victor em 4D”
Trata-se do terceiro módulo da exposição de longa duração “Victor em 4D”, “Dimensão Política”, que ficará em cartaz até 24 de fevereiro de 2018, abordando as relações de Victor com a corte da monarquia brasileira à época, seu papel na Academia Imperial de Belas Artes e no Liceu de Artes e Ofícios, além da contribuição do artista para a construção de uma identidade nacional, entre outros aspectos.

A ideia é que os visitantes possam ver a arte em uma dimensão política e dialoguem com percepções diferentes ou divergentes das suas. Não por acaso, o texto curatorial lança o questionamento: “afinal, a quem interessa a despolitização da arte?”.

Iniciada em maio deste ano com o módulo “Dimensão Estética”, a exposição Victor em 4D inovou no formato como está sendo apresentada, em módulos dispostos a partir de uma sequência temporal e não espacial. A mostra teve seguimento em agosto com o segundo modulo “Dimensão Histórica”. O quarto e último módulo, previsto para 28 de fevereiro de 2018, apresentará a “Dimensão Simbólica”.

O objetivo é oferecer diferentes perspectivas de análise, permitindo ao espectador um olhar mais abrangente, suscitando novas interpretações e percepções sobre a obra do artista catarinense, que nasceu na antiga Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), em 1832.

Oficinas
A programação segue nas duas primeiras semanas de dezembro com oficinas sobre Hipermídia, cibercultura e os desafios da arte na mídia convergente; Paisagem na Arte (passando pelo Renascimento, Barroco, Romantismo e Impressionismo); e de Vídeo-animação.



Na arte: Estudo de Nu Masculino, Eliseu Visconti - 1893/1894, Paris, França - Grafite sobre papel 44,3 x 32,3 cm
Museu Victor Meirelles comemora 65 anos com duas exposições: “Victor em 4D” e “Acervo MVM em perspectiva”


Categorias: Exposições, Programação, Educação / Cursos
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar