FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Programação gratuita de outubro do Cinema do CIC



Quando: 30 Outubro 2016, Domingo
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) tem sessões gratuitas todas as semanas, de quinta-feira a domingo, sempre às 20h. A realização é uma parceria entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e o curso de graduação de Cinema da Unidade Pedra Branca, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA OUTUBRO DE 2016:

De 6 a 9 de outubro (Quinta-feira a Domingo), às 20h:
Mostra Armando Carreirão
O Fundo Municipal de Cinema (Funcine) completou 27 anos e, para celebrar a data, promove a Mostra Armando Carreirão.

Dias 13 e 15 de outubro (Quinta-feira e Sábado), às 20h:
A Separação
Direção: Asghar Farhadi
Duração: 118 min
Ano: 2011
País: Irã
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Simin e seu marido Nader estão se preparando para deixar o Irã, com a filha Termeh. Mas Nader, preocupado com seu pai, que sofre de Alzheimer, acaba desistindo da viagem. Decepcionada, Simin entra com pedido de divórcio, que é negado pela vara de família. Ainda assim, ela decide sair de casa, deixando Termeh para trás. Sem conseguir lidar com todas essas mudanças, Nader contrata a jovem Razieh para cuidar de seu pai doente. Grávida, a moça está trabalhando escondida do marido.

Dias 14 e 16 de outubro (Sexta-feira e Domingo), às 20h:
Infância roubada
Direção: Gavin Hood
Duração: 90 min
Ano: 2005
País: África do Sul
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Uma noite, após sair ganhador de uma sangrenta briga de bar, Tsotsi rouba um carro. Enquanto acelera pela noite ele ouve um barulho no banco de trás e acaba sofrendo um acidente. Na traseira do carro descobre um bebê. Sem saber o que fazer, leva-o para o gueto de Johanesburgo em que vive. Lá convencerá a jovem mãe Miriam a cuidar de “seu filho”, numa relação que logo provocará mais confrontos.

De 20 a 22 de outubro (Quinta-feira a Sábado), às 19h30 e 21h15:
Festival Lagoa Surfe Arte de Cinema Surfe
O festival reúne pessoas que são influenciadas pelo estilo de vida ligado ao surfe, artes visuais relacionadas com este universo, além de workshops e conferências com referências do esporte.
Mais informações e programação no site: www.lagoasurfearte.com.br

Dia 23 de outubro (Domingo), a partir das 17h:
Mostra Slovaka
O Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting) convida as curadoras eslovacas Eva Pa e Eva Kriskova para exibirem uma seleção do Filmtopia, filmes de arquivo e o segundo do cinema contemporâneo da Eslováquia, encerrando a mostra com a mostra com uma sessão especial no Cineclube Cinema Unisul.

17h - Feito em AŠ (Až do mesta Aš)
Após a exibição do filme haverá debate.
Gênero: Drama
Direção: Iveta Grófová
Duração: 80 min
Ano: 2012
Sinopse: Depois de sua formatura, Dorotka deixa sua terra natal, a Eslováquia, para trabalhar na cidade tcheca de Aš, onde é confrontada com o mundo da periferia, cheio de costureiras cansadas, aguardando a chegada de seus príncipes vindos da Alemanha próxima. O filme mostra fielmente a realidade e ambiente autêntico, que, na verdade, define a motivação das garotas para decisões mais duras na vida, as quais superficialmente podem parecer imorais.

20h30 - O Limpador (Čistič)
Gênero: Drama
Direção: Peter Bebjak
Duração: 94 min.
Ano: 2015
Sinopse: Como funcionário de uma agencia funerária, Tomáš vive de limpar lugares, onde pessoas ou animais faleceram. Seus dias estereotipados são perturbados pelo seu novo hobby, o qual descobre quando se vê obrigado a ficar escondido na casa de seus clientes, mesmo depois de ter terminado o trabalho. Tomáš começa a acompanhar secretamente a vida dos sobreviventes, diretamente de suas casas, e cada vez mais sucumbe a este passatempo bizarro. Quando se apaixona, a situação inesperadamente foge de seu controle. Quando, graças a seu trabalho, tem a oportunidade de entrar no apartamento da bela Kristína e seu irmão de duvidosa reputação Adam, Tomáš decide quebrar suas regras de uma só visita, e retorna frequentemente ao mesmo local. Em cada visita, reconhece que nesta família algo não está correto, e que é só uma questão de tempo, até que ele tenha que intervir.

De 24 a 30 de outubro (Segunda-feira a Domingo), em horários especiais:
Mostra Planeta Doc. Lixo Zero
Realizada pelo maior festival de cinema socioambiental do sul do país, o Planeta.Doc, em parceria com a Semana Lixo Zero, o Planeta.doc Lixo Zero é uma mostra de até 10 filmes sobre a temática do lixo, conectada a um amplo movimento de empreendedorismo e transformação social: a semana Lixo Zero. A Mostra Planeta.doc Lixo Zero se dedicada à discussão e reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade brasileira. As sessões são gratuitas e ocorrem em diversos horários (confira o cronograma abaixo).

Programação da Mostra Planeta Doc. Lixo Zero:

Segunda-feira (24/10):
9h30: Bag It
14h15: Lixo / O Sabor do Desperdício

Terça-feira (25/10):
9h30: The Discarded / Lixo Zero
14h15: E-Wastland / Dive!

Quarta-feira (26/10):
9h30: Lixo / Plastificado
14h15: Bernunça / Composters / Lixo Tóxico

Quinta-feira (27/10):
9h30: Homem sem Impacto
20h: A Tragédia do Lixo Eletrônico
21h30: Lixo Zero

Sexta-feira (28/10):
20h: Contenção
21h30: Plastificado

Sábado (29/10):
20h: Bag It
21h30: Projeto Lixeira Limpa

Domingo (30/10):
20h: Homem sem Impacto
21h30: Reuse! Porque não se pode reciclar o planeta

Sinopses:

A Tragédia do Lixo Eletrônico
Cosima Dannoritzer / Documentário / Espanha e França / 86 min.
Uma jornada investigativa pelo mundo do tráfico ilegal do lixo eletrônico, revelando um comércio tóxico global alimentado pela sede de lucro e pela corrupção.

Bag It
Suzan Beraza / Documentário / EUA / 74 min.
Neste descontraído e ao mesmo tempo tocante documentário, seguimos o protagonista Jeb Berrier em uma turnê global para desmascarar as complexidades do nosso mundo plastificado. O que começa como um filme sobre sacolas plásticas se torna uma investigação sobre os efeitos que uma simples sacola pode causar em nossos rios, oceanos e até em nossos corpos. Vemos como nosso mundo “louco por plástico” nos capturou. O quê podemos fazer em relação a isso?

Contenção (Containment)
Robb Moss e Peter Galison / Documentário / EUA e Japão / 80 min.
Poderemos conter algumas das mais mortais substâncias já produzidas? Herança da Guerra Fria, uma centena de milhões de litros de lama radiotiva segue cobrindo um vasto terreno igualmente contaminado. Governos se mobilizam em uma batalha desesperada. Este ensaio observacional revela detalhes sobre esta ameaçadora área de morte, além de investigar a indústria de armas, a usina de Fukushima e nosso profundo subsolo.

Lixo Tóxico (Toxic Trespass)
Barri Cohen / Documentário / Canadá / 80 min.
Com foco na saúde infantil, a obra acompanha a investigação acerca da realização do atual experimento toxicológico de larga escala, o que traz uma nova reflexão sobre o lixo. As entrevistas de cientistas, doutores, ativistas e outros envolvidos discutem a importância do cuidado e do equilíbrio no uso de elementos tóxicos e como estes prejudicam seriamente a saúde e desenvolvimento das crianças.

Dive!
Jeremy Seifert / Documentário / EUA / 55 min
Milhares de toneladas de alimentos são enviados diretamente para aterros sanitários todos os anos nos EUA. Neste documentário seguimos o cineasta Jeremy Seifert e amigos em um alucinado e surreal mergulho nos becos de Los Angeles, onde vasculham latas de lixo de supermercado para evitar o enorme desperdício de alimentos úteis ao consumo.

Homem sem Impacto
Justin Schein e Laura Gabbert / Documentário / EUA / 93 min.
Este divertido documentário que mostra o dia a dia de uma família que abdica de usar eletricidade, comprar comida empacotada ou coisas novas. Mais do que um manual de como ser um humano mais sustentável, o documentário cria uma oportunidade de se filosofar sobre o assunto. Se uma família urbana novaiorquina pode ser “no impact” (sem impacto), podemos nós ser ao menos “low impact" (baixo impacto ambiental)? E se essa fosse a única saída para o planeta, poderíamos?

Lixo Zero (Zero waste)
Raffaele Brunetti / Documentário / Itália / 52 min.
Uma viagem tragicômica pela cidade de Nápoles que vive à sombra de enormes e surreais pirâmides de lixo, feita na companhia de padres, mafiosos, ativistas, santos, magistrados, policiais, jornalistas, garçons e dois indivíduos excepcionais: o prefeito de Nápoles e um professor americano que defende que a geração de lixo pode ser reduzida a zero. Após décadas de crise do lixo, Nápoles parece ter uma nova esperança graças a um louco utópico – o prefeito, que propunha em sua campanha tratar da máfia do lixo e fomentar a cidadania para melhorar a gestão do lixo.

O Sabor do Desperdício (Taste the Waste)
Valentin Thurn / Documentário / Canadá / 92 min.
Do caminho da fazenda para a mesa da sala de jantar mais da metade dos alimentos vai para o lixo. A maioria antes mesmo de chegar aos consumidores. Por quê cada vez maiores quantidades de comida são desperdiçadas? Um documentário sobre o desperdício global de alimentos que nos traz uma perspectiva do que pode ser feito.

Plastificado (Plasticizes)
Michael J. Lutman / Documentário / África do Sul, Austrália, Brasil, Camboja, Cingapura e EUA / 48 min.
Produzido a bordo de uma expedição transatlântica, esse documentário mostra como o problema do lixo se estende até os lugares mais ermos do planeta através das correntes marítimas. Somos testemunhas oculares das gigantescas e inacreditáveis ilhas de lixo plástico que se formam nos mais afastados oceanos, das imensas redes fantasmas de lixo, do microplástico que se espalha como uma devastadora doença nos oceanos do mundo, e muito mais.

Projeto Lixeira Limpa (The Clean Bin Project)
Grant Baldwin / Documentário / Canadá / 77 min. / Legendado em espanhol
Mostra o dia a dia de um casal que se propõe viver um ano inteiro sem gerar nenhum tipo de lixo: nem um saco plástico, nem uma tampinha. Uma experiência divertida e inspiradora, que demonstra diferentes formas de comprometer-se com o cuidado com o ambiente em atos simples da vida cotidiana.

Reuse! Porque não se pode reciclar o Planeta (REUSE! Because You Can't Recycle The Planet)
Alex Eaves / Documentário / EUA / 60 min.
O filme mostra como o simples reuso de diversos itens do nosso dia a dia que são usualmente descartados pode mudar o destino planetário. Numa aventura que atravessa 48 estados norte-americanos, o documentário apresenta soluções de reutilização de resíduos fáceis e divertidas e....revolucionárias. Porque não se pode reciclar o planeta.

Um Banquete no Lixo (Just Eat It: A Food Waste Story)
Grant Baldwin / Documentário / Canadá, EUA e Grá Bretanha / 75 min. / Legendado em espanhol
Cerca de 40% de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados por não se encaixarem nos padrões impostos pelo mercado. O documentário apresenta de forma alarmante os impactos causados pela forma como nos alimentamos e descartamos nossos alimentos.

Bernunça Composters
Renan Ramos / Documentário / Brasil / 5 min.

E-Wastland
David Fedele / Documentário / Austrália / 20 min.
Alguma vez você já se perguntou o que acontece aos seus eletrodomésticos ao final de sua vida útil? O filme apresenta o retrato visual da reciclagem ilegal de lixo eletrônico em Agbogbloshie, uma enorme favela localizada em Acra, capital de Gana, onde está localizado o maior lixão de eletrônicos do mundo.

Lixo
Damian Rojas / Documentário / Argentina / 9 min.

The Discarded
Annie Costner e Carla Dauden / Documentário / EUA / 18 min.
O documentário fala sobre a poluição da Baía de Guanabara e os desafios enfrentados por pessoas e instituições que lutam pela melhoria da qualidade da água da baía.

Mais informações: www.planetadoc.com Programação gratuita de outubro do Cinema do CIC

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar