FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2016
Programação Outubro Rosa 2016



Quando: outubro 2016
Quanto: Gratuito

Outubro chegando e com ele a Campanha, "Outubro Rosa" em Florianópolis!

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo para marcar a luta contra o câncer de mama ressaltar a importância da prevenção e da detecção precoce. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa surgiu na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma um importante papel, pois se tornou uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

O Movimento Outubro Rosa consiste em uma programação específica para o mês de outubro com atividades como: capacitação de agentes comunitários de saúde para divulgação da campanha, realização de palestras, mutirão de reconstrução de mama, mobilização popular em eventos de rua e apresentações culturais.

Em 2009 Florianópolis entrou no roteiro do Movimento Outubro Rosa pela parceria entre a AMUCC - Associação Brasileira dos Portadores de Câncer, a Femama e a Secretaria Municipal de Saúde. A primeira atividade foi a iluminação da figueira da Praça XV de Novembro e o Lago das Bandeiras na cabeceira da Ponte Pedro Ivo. Além da iluminação em rosa, vans batizadas de ‘Rosa Móvel’ percorreram a cidade de Florianópolis, levando informações sobre diagnóstico precoce do câncer de mama à população e promovendo atendimentos rápidos.

A partir de 2010, o Outubro Rosa se consolidou no calendário de eventos de Florianópolis. A cada ano o Movimento se torna mais forte, com a iluminação total da ponte Hercílio Luz em 2012 e nos outros anos iluminando somente os pilares.

A Caminhada Rosa, que é um importante momento do Outubro Rosa de Santa Catarina, também começou em 2009 no centro de Florianópolis. Em 2013 a caminhada foi até a Avenida Beira Mar Norte com um público estimado em mais de cinco mil pessoas. A caminhada também aconteceu na região continental de Florianópolis em locais como a Avenida Beira Mar de São José.

Em 2011, o Coral chamado como Grande Coro Outubro Rosa, começou a participar do evento sobre a regência do maestro Robson Vicente Medeiros. A partir da sugestão de uma voluntária o maestro Robson levou adiante a ideia e uniu os diferentes corais comunitários para formar o Coro Outubro Rosa.

Em 2014 foi realizado o maior laço rosa humano, no Parque de Coqueiros, com iniciativa da AMUCC, fazendo parte Caminhada Rosa.

A partir de 2011 começaram a ser realizadas capacitações para agentes de saúde dos municípios da Grande Florianópolis. Nos dois primeiros anos participaram somente agentes de Florianópolis. A terceira contou com São José e a partir da quarta capacitação sete municípios aderiram: Rancho Queimado, Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas e Santo Amaro da Imperatriz. Assim, o Movimento Outubro Rosa serve de inspiração para a realização de eventos semelhantes em todas as regiões do Estado, promovidos por entidades preocupadas com o tema do controle do câncer na mulher.

Coordenada em Florianópolis pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc), a Campanha Outubro Rosa 2016, que neste ano vem com o slogan "Temos Pressa, o Câncer Não Espera!", conta com uma programação especial durante todo o mês de outubro, para marcar mais um ano de luta na prevenção do Câncer de Mama.

Durante todo o mês, vários monumentos e prédios da cidade serão iluminados na cor rosa, símbolo mundial do Movimento, como mais famoso "cartão-postal” de Florianópolis – Ponte Hercílio Luz, Figueira da Praça XV de Novembro, Lago das Bandeiras, Monumento Sesquicentenário, CEPON, Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Beiramar Shopping, Assembleia Legislativa e TRT.

O evento de pré abertura do Outubro Rosa em Florianópolis ocorre no sábado, 1º de outubro, no Beiramar Shopping, com apresentação gratuita do Coral Outubro Rosa. A partir das 19h, um coro de mais de 250 vozes, regidos pelo maestro Robson Medeiros Vicente, acompanhado das voluntárias da campanha Outubro Rosa, descerá pelas escadas do Beiramar Shopping, reunindo todos os participantes do flash mob no piso térreo.

A abertura oficial do Outubro Rosa 2016 foi marcada para segunda-feira, dia 3 de outubro, mas devido à previsão de chuva foi transferida para dia 18 DE OUTUBRO, às 19h, com apresentação do Grande Coro Outubro Rosa nas escadarias da Catedral, sob regência do Maestro Robson Medeiros Vicente e com a presença de 300 cantores dos corais Eletrosul, Encantos, Geravida Encanto, Nova Direção, Movimento de Irmãos de Capoeiras, Acordes do Divino e Vozes do Sul! Essa edição também conta com a apresentação do Grande Coro Outubro Rosa no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) no dia 25, às 19h30min.

A partir de terça-feira (4), quem quiser economizar nas compras e contribuir na luta contra o câncer pode participar do 2º Bazar Cleia Beduschi, na rua Jerônimo Coelho, 185, Centro de Florianópolis, ao lado da Cotirô Cosméticos, das 9h às 17h. Até sexta-feira (7), estarão à venda artigos de vestuário, acessórios, utilidades domésticas e de decoração,com preços acessíveis. O objetivo é arrecadar recursos para ajudar a diminuir a fila de exames de ultrassonografia de Florianópolis e São josé, respeitando os critérios das unidades de saúde. O exame de ultrassom é um importante aliado no diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa é de Mara Beduschi, irmã de Cleia Beduschi, voluntária da AMUCC que morreu em 2015 vítima do câncer de mama. Os itens à venda foram doados e pela população e organizado por Mara e voluntárias do Outubro Rosa.

A programação conta ainda com o evento "Abraço Rosa”, o maior laço rosa humano, que acontece no Parque de Coqueiros no dia 16 de outubro, domingo, das 9h às 17h, com distribuição de material informativo à população. Cantores, bailarinos, personagens do universo infantil vão estar no Parque de Coqueiros, para um dia cheio de atividades culturais. A partir das 10hs, no trio elétrico do Biriba Som, o palco rosa vai receber os cantores Marco Audino, Fernanda Tholl, Performance Myriam Marques, Oscar Alejandro, dupla Jack Moa e Ruy Vanti Jack& Moa, Marcelo Silva, Marjory Porto, Guilherme Botelho da Silveira. Para animar a garotada princesas, barbies, personagens infantis da LGrupo L. Art, Dança do Ventre, Zouck, alongamentos e exercícios com Claudia da Izunome, e workshop Turbantaço da Gata Crioulla by Merce Souza ... e muito mais! As voluntárias da AMUCC, Gama e RFCC unidas pela causa, com venda de camisetas, produtos do Outubro Rosa Florianópolis e distribuição de folders e orientação sobre exames! O ponto alto da festa será o Abraço ao Parque e a formação do Laço Rosa, mostrando a força dessas guerreiras que enfrentam o câncer. Em mais um ano esse dia marca o calendário de ações e eventos do Outubro Rosa Florianópolis. Vista-se de rosa, venha para o parque e junte-se aos artistas voluntários da causa!

No dia 23 de outubro será realizada a Caminhada Rosa, que dessa vez acontecerá na Avenida Beira Mar Norte, com concentração às 14h em frente Koxixos. Já no domingo, dia 30/10, às 8h ocorre Selfie Run, corrida da Beira Mar Continental até inicio da Beira Mar Norte. Convide os amigos e participe!

A camiseta oficial já está à venda, com criação do artista plastico Luciano Martins. Para adquirir as camisetas os pontos de venda são a Farmácia do SESI, somente a unidade da Gama D’Eça, e o Supermercado Hippo, da rua Álvaro Alvim. A partir de segunda-feira (3), haverá venda de camisetas na barraca em frente à Catedral Metropolitana. Para empresas ou entidades que desejarem adquirir quantidades maiores de camisetas, podem ligar para a AMUCC no telefone 3025-7185, ou enviar e-mail para amucc.amucc@gmail.com.br

A recomendação é que todas as mulheres procurem a Unidade de Saúde pelo menos uma vez por ano para realizarem o exame clínico das mamas, que deve ser complementado pela mamografia, conforme a idade. A mamografia deve ser feita anualmente ou, pelo menos, a cada dois anos, por todas as mulheres entre os 40 e 70 anos de idade, mesmo que não sintam nada. Algumas mulheres já devem fazer o exame a partir dos 40 anos, quando tem mãe ou irmã com câncer de mama, por exemplo. Quando a doença é diagnosticada no início, a chance de cura é de mais de 90%.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA 2016

01 a 31/10 - Iluminação Outubro Rosa 2016

01 a 31/10 - Mobilização de Centros Saúde de Florianópolis e São José – Outubro Rosa

01 a 30/10 - Exposição Fotográfica Belas Guerreiras – Floripa Shopping

03/10, Segunda-feira, 15h - Outubro Rosa na OAB Cidadã
Palestra Câncer de Mama e Palestra Direitos dos Portadores de Câncer – Aberta ao Público

4, 5, 6 e 7/10, Terça a sexta-feira, 9h às 17h - Bazar Solidário Cléia Beduschi
Rua Jerônimo Coelho, 185 – Centro

13/10, Quinta-feira, 10h às 17h - Informações à população sobre o câncer de mama e de colo de útero
Terminal Integrado Centro TICEN - Av. Paulo Fontes

16/10, domingo, 9h às 17h - Abraço Rosa
Campanha para prevenção e controle do câncer de mama e de colo de útero com distribuição de material informativo a população, com participação no evento # SaudeSC.
Parque de Coqueiros

18/10, terça-feira, 19h - Abertura da Campanha OR 2016
Largo da Catedral Metropolitana
Devido à previsão de chuva, a abertura oficial do Outubro Rosa 2016, em Frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis, foi transferida do dia 3 de outubro para dia 11 DE OUTUBRO.
Apresentação de Corais: Geravida Encanto da Tractebel, Energia Florianópolis Encantos de Florianópolis, Eletrosul – Florianópolis, Movimento de Irmãos de Capoeiras – Florianópolis, Vozes do Amanhã do IEE – Florianópolis, Nova Direção da Ponte do Imaruim – Palhoça, Vozes do Sul de Armazém – SC.
Regência Maestro Robson Medeiros Vicente.

23/10, Domingo, 14h às 17h - Caminhada Rosa Beira Mar
Concentração: 14h no Koxixos
Saída: 16h

25/10, Terça-feira, 19h30 - Grande Coro OUTUBRO ROSA com participações especiais.
Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

27 e 29/10, Terça e quinta-feira - Cirurgias de Reconstrução Mamária
Casa de Saúde São Sebastião – Dr. Henrique Muller

30/10, Domingo, 8h - Selfie Run
Corrida da Beira Mar Continental até inicio da Beira Mar Norte Programação Outubro Rosa 2016

Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar