FaceBook Instagram Twitter


Seminário Viver Sustentável tem música, maracatu, documentário e debate sobre educação ambiental



Quando: 27 Outubro 2016, quinta-feira, das 18h às 22h
Onde: Auditório da Estácio Florianópolis
Quanto: Gratuito

Dedicado à discussão sobre as dificuldades e as realizações de viver de forma sustentável, conhecendo as melhores práticas e trocando experiências pessoais e profissionais, o Seminário Viver Sustentável será realizado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) no próximo dia 27 de outubro no auditório da Estácio Florianópolis, na SC-401. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 21 de outubro pelo www.acif.org.br

Além de troca de experiências sobre sustentabilidade, a programação totalmente gratuita e terá apresentação de cases e atrações culturais. O seminário vai abordar temas como reciclagem, reaproveitamento, gestão de recursos e resíduos, educação ambiental e projetos ecológicos. Entre os convidados estão a designer Cristal Muniz, criadora do blog ‘Um Ano Sem Lixo’, que vai contar sobre a experiência de mudar seu estilo de vida e passar um ano sem produzir lixo; a professora do curso de Gastronomia da Estácio Florianópolis, Elizabeth Neme, falando sobre reaproveitamento integral dos alimentos e o projeto da instituição para capacitar e conscientizar as merendeiras das escolas municipais; Gonzalo Abogabir, fundador da empresa TriCiclos, que atua dentro do chamado sistema B, um movimento global de pessoas e empresas que usam o poder do mercado para encontrar soluções para questões sociais e ambientais; e Marcelo Caneschi, pres idente da Associação Jorge Lacerda, que fala sobre o Parque Ambiental ENGIE Brasil Energia, construído no Sul do estado. A mediação será de Silvia Luz, coordenadora do Green Drinks Floripa, do Agente Social Good e do Programa de Fellowship no Social Good Brasil e promotora do Sistema B em Santa Catarina.

A ACIF também terá apresentação de três cases: do Programa ReÓleo, de educação ambiental e reciclagem de óleo de cozinha, com o diretor Luiz Falcão; do Programa Pense Verde, que foi criado para conhecer as políticas ambientais das empresas, com a diretora de Meio Ambiente Jane Pilotto que fala também do conceito sustentável da entidade aplicado em sua sede e regionais e no projeto do novo Centro Empresarial; e da Parada de Ônibus Ecossustentável, sobre o protótipo construído na Agronômica, com Eneida Goss, do Núcleo de Paisagismo. Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira, a sustentabilidade já faz parte do cotidiano mas precisa ser ampliada, precisa ser uma prática de todos. “Precisamos firmar este compromisso de preservação entre sociedade, governo e empresas. É no coletivo, na participação, no conhecimento e, claro, na prática que podemos efetivamente fazer a diferença para um mundo melhor”, destaca.

Além dos debates, o Seminário ainda vai contar com apresentações culturais dentro da temática da sustentabilidade: Giu One Man Band, ‘homem-banda’ que utiliza instrumentos feitos de material reutilizável; a Atrapatrupe, que por meio de música e palhaçaria apresenta os 3 R’s do lixo; e o Grupo Arrasta Ilha, que mostra a cultura do maracatu e de Florianópolis. A programação ainda terá a exibição documentário “Uma Gota”, de Márcio Gerba, que mostra o impacto do aumento do lixo nos animais marinhos da América do Sul.

O Seminário Viver Sustentável integra a programação da Semana Lixo Zero em Florianópolis, que acontece de 23 a 31 de outubro, e é organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil – www.semanalixozero.com.br

Programação

18h00 – credenciamento
18h25 – Atratrupe de Teatro – “Os 3R’s do Lixo”
18h50 – Sustentabilidade ACIF – ReÓleo (Luiz Falcão), Pense Verde (Jane Pilotto) e Parada Ecossutentável (Eneida Goss)
19h30 – Cases “Aproveitamento dos Alimentos” (Elizabeth Neme) e “Um Ano sem Lixo” (Cristal Muniz)
19h50 – Interação
20h25 – Giu One Man Band
20h35 – Case TriCiclo – “Uma inovação B na cultura da reciclagem” (Gonzalo Abogabir)
21h05 – Case Parque Ambiental ENGIE Brasil Energia (Marcelo Caneschi) e Documentário “Uma Gota” (Marcio Gerba)
21h25 – Interação
21h50 – Maracatu Arrasta Ilha

Inscrições gratuitas até 21/10/2016 pelo site www.acif.org.br
Seminário Viver Sustentável tem música, maracatu, documentário e debate sobre educação ambiental


Categorias: Outubro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Fevereiro 2020 Inscrições para oficina gratuita de Linguagens em Pintura
até 17 Fevereiro 2020 Udesc abre inscrições para aulas gratuitas de musculação


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar