FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2016
III Seminário de Criação e Gestão em Unidades de Conservação



Quando: 18 Agosto 2016, Quinta-feira
Onde: Centro Socioeconômico (CSE), UFSC
Quanto: Gratuito

O Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação é um evento bianual, promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb - UFSC) e pelo Instituto Çarakura que terá sua 3ª edição no dia 18 de agosto no Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Entrada Gratuita.

Público alvo: Gestores de órgãos federais, estaduais, municipais, técnicos, profissionais liberais, empreendedores, educadores ambientais, ambientalistas, estudantes e usuários das UCs. Estimativa de Público: 300 pessoas.

Certificados: Para a emissão do Certificado como atividade de extensão, o participante deve realizar a inscrição online e após o evento, enviar um email para: eventos.carakura@gmail.com, indicando o Nome completo e CPF.

Inscrições: As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2b00XTM

Seja um Voluntário: Participe como voluntário do III Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação, entre em contato com a organização do evento e veja como participar:
Contato: eventos.carakura@gmail.com

O Seminário foi criado para promover as discussões sobre essa temática na região Sul do Brasil e visa proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências com questões relativas aos desafios e avanços na Criação e Gestão das Unidades de Conservação, difundindo conhecimentos, ações e práticas que potencializem e melhorem o desempenho na gestão das unidades e contribuindo para uma efetiva simbiose entre a conservação e a ação humana nesses espaços.

O III Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação possui uma programação voltada para discutir os avanços e desafios da área e do panorama atual, com foco na região Sul do Brasil, promovendo um Ciclo de palestras, além de painéis e debates com especialistas para tratar sobre a restauração e governança, o uso público e a gestão de fundos para o meio ambiente. Experiências sobre a gestão compartilhada, os desafios de gênero e da conservação da biodiversidade.

Sobre o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) e o Instituto Çarakura

O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) vinculado ao Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina ( CTC- UFSC) visa a promoção da educação ambiental, a conservação dos recursos naturais e a implantação de tecnologias sociais. O NEAmb através de metodologias participativas e interdisciplinares incentiva a cooperação e o envolvimento das comunidades, além de capacitar estudantes e técnicos do poder público e iniciativa privada.

O Instituto Çarakura é uma organização não governamental (ONG) ambientalista, que atua a mais de dez anos e desde 2007 é qualificada como organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), título reconhecido pelo Ministério da Justiça. O Içara é formado por profissionais multidisciplinares e tem como missão desenvolver projetos, práticas pedagógicas e pesquisas que envolvam a sociedade em atividades éticas ligadas ao uso sustentável dos recursos naturais, à proteção e recuperação ambiental e à cultura da paz.

Programação (sujeita à alterações)

09h00 - Solenidade de Abertura do Evento

09h40 às 11h00 - Painel 1: Restauração nas Unidades de Conservação
Prof. Alexandre Siminski da UFSC, Severino Ribeiro do CEPAN, Shigueko Ishiy da FATMA, Rafael Fernandes da SOS Mata Atlântica e João Daniel do Instituto Çarakura

11h00 - Intervalo

11h15 às 12h20 - O papel das Organizações Internacionais para consolidação de Áreas Protegidas no Brasil.
Anna Lobo da WWF, Victor Inchausty da IUCN Am. do Sul, Miguel Avilla da UICN Brasil e Rodrigo Medeiros da Conservação International - Brasil

12h25 às 13h00 - Restauração de Manguezais: Prof. Eduardo Soriano Sierra

13h00 - Almoço

14h00 às 15h30 - Painel 2: Governança e o uso público nas Unidades de Conservação
Daniel Penteado do ICMbio, Mauro da Costa da Floram, Ana Cimardi da FATMA, Marcos de Abreu - Mestre em Agroecossistemas; Claudia Rios da APA Anhatomirim, Flora do Coletivo UC da Ilha e Ary Hauffman do Instituto Çarakura

15h35 às 16h15 - Oportunidades & Gestão de fundos para o Meio Ambiente
Francelo Mognon & Harvey Schlenker do Instituto Ambiental do Paraná e Rafel Erling SEMA- RS

16h20 às 16h50 Gestão compartilhada do Parque Estadual Serra do Tabuleiro & Parque Estadual Fritz Plaumann
Morgana Eltz da Fatma, Luiz Pimenta & Murilo Nichele da ECOPEF

16h50 - Intervalo

17h15 às 17h45 - Gestão Agroecológica na prática: Experiências da CEPAGRO
Guilherme Bottan - Engenheiro Ambiental e Andre Ganzarolli - Biólogo

18h00 às 19h20 - Painel 3: Gênero, Biodiversidade & Políticas Públicas nas UCs
Andrea Oliveira do Instituto Çarakura, Iara Vasco do Icmbio, Ludmila Pugliese do Pacto para Restauração, Lucia Fernanda, liderança Kaingáng e Eunice Kerexu, liderança Guarani

19h30 - Encerramento do evento III Seminário de Criação e Gestão em Unidades de Conservação

Categorias: Agosto 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 07 Dezembro 2016 Exposição "Conexões Viscerais" e... >> Exposições
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar