FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
Seminário Viver Sustentável 2017 – Semana Lixo Zero



Quando: 25 Outubro 2017, quarta-feira
Onde: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
Endereço: Rua Trajano, 219 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1402599953103383

Objetivando promover a consciência ambiental e o estímulo às práticas sustentáveis, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) promove a quinta edição do Seminário Viver Sustentável no próximo dia 25 de outubro no auditório da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com uma programação totalmente gratuita. Participe as oficinas e palestras incríveis sobre o meio ambiente que vão te ajudar a ter uma consciência ambiental muito maior.

INSCREVA-SE: http://bit.ly/2xkdvQT

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

1) 8h: Credenciamento
2) 8h30: Abertura
3) 8h35: Talk Show

**Case 1: Reflexões sobre sustentabilidade –Silvane Dalpiaz do Carmo – FLORAM e GTEA RH08
A palestra tratará de caminhos ou possibilidades para construção do conceito de sustentabilidade, buscando alguns referenciais e levando os educadores e ou participantes a refletir sobre a temática.

**Case 2: A indústria e a Sustentabilidade. Case Ambiental Santos – Gilberto de Cristo
A ambiental Santos, fundada em 17 de janeiro de 1996, nasceu para oferecer a correta destinação do óleo vegetal e para atender a constante necessidade de matéria prima de óleos e gorduras vegetais da indústria química. Oferece ao consumidor uma alternativa simples e prática de destinar de forma ambientalmente correta o óleo vegetal pós-consumo, evitando o descarte em ralos, pias e outros locais inadequados, que além de contaminar a água, entope os esgotos das casas e da rede pública.

**Case 3: Gestão sustentável ENGIE – José Lourival Magri – ENGIE Brasil Energia
Para a ENGIE, a sustentabilidade é um ativo. Está presente em todos os atos e atividades da Companhia. Operando em uma área vital para a economia e o desenvolvimento humano e consciente de que suas atividades interagem com o meio ambiente e a comunidade, a ENGIE estabelece como premissa e integra à sua estratégia empresarial conciliar crescimento econômico e oportunidades de mercado com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.

4) 9h30: Agenda 2030: um compromisso com as futuras gerações – Adelita Adiers – Coordenadora Geral no Movimento Nacional ODS – Nós Podemos Santa Catarina
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de um compromisso assumido por 193 países, entre eles o Brasil, para serem alcançados até 2030. Conheça essa agenda global e saiba como incluir os ODS na gestão das organizações e no seu cotidiano.

5) 10h: Coffee Break

6) 10h20 Atração Sócioambiental Educativa – NOSSA SENHORA dos resíduos – Paula Tonon (ANDARES.COM)
A aparição da NOSSA SENHORA dos resíduos será uma forma divertida e inteligente de conectar o público com os conhecimentos compartilhados no Seminário Viver Sustentável. Através do jogo e cooperativismo, Paula provoca o público a atuar de forma consciente e responsável no seu meio ambiente.

7) 10h35: Case “Maria Granel” de Portugal – Eunice Maia
A Maria Granel, a primeira “Zero Waste Store” portuguesa, uma mercearia biológica a granel, abriu as portas em Lisboa (Alvalade) em novembro de 2015. A primeira loja em Portugal, e uma das pioneiras na Europa e no mundo, a dispensar as embalagens e a vender exclusivamente a granel. Maria Granel foi referenciada internacionalmente como um dos introdutores do sistema BYOC (“Bring your own container”) no mercado nacional.

8) 11h15: Encerramento

OFICINAS – LIMITE DE 20 VAGAS
Oficinas simultâneas – Horário: 14h às 17h

-Capacitação em Ecomoda – Neide Schulte – Trama Ética
Produtos desenvolvidos com reuso de materiais. Neide Schulte apresentará o curso que foi realizado com mulheres de baixa renda e reeducandas de presídios, com capacitações, oficinas e palestras sobre o tema de ecomoda e economia solidária, dando ênfase na reutilização de roupas e no uso de resíduos têxteis.

-Tecnologias Sociais para a gestão da água na sua casa – Eduardo Schnitzler Moure – NEAmb e Instituto Çarakura
Soluções de Tecnologias Sociais (simples, baratas, baixo impacto ambiental, adaptadas ao contexto local, facilmente replicáveis) para a gestão da água nas casas, como captação de água da chuva, banheiro seco, sistemas ecológicos de tratamento de esgoto. Também será abordado a gestão de resíduos.

-Transalimentação – Marina Cardoso Guzman – NEAmb
A oficina abordará o contexto de nutrir-se a partir de alimentos frescos transformados. A ideia é utilizar resíduos, cascas, sementes, pancs e outros alimentos negligenciados pela culinária tradicional no preparo de refeições simples e deliciosas, salientando o potencial nutritivo desses alimentos e sua relação ambiental socioeconômica.

-Negócios de Impacto – Inovação Social do conceito à prática – Marcio Jappe – SEBRAE SC
Nesta oficina apresentaremos o conceito de Negócios de Impacto Social, bem como exemplos e exercícios práticos para imersão dos participantes no tema.

-Consumo consciente e as novas formas de economia – Carina Zagonel – Projeto Armário Coletivo
Vamos falar sobre as novas economias e como colocá-las em prática, consumo e descarte consciente e sobre o movimento social Armário Coletivo.

Realização: ACIF
Patrocínio: Engie e Ambiental Santos.
Apoio: Instituto Lixo Zero e UNISUL.
Parceiros: NEAmb, Armário Coletivo, SEBRAE, Movimento Nós Podemos SC, Floram, GTEA RH08, Instituto Çarakura, Trama Ética.

O Seminário Viver Sustentável integra a programação da Semana Lixo Zero em Florianópolis, que acontece de 22 a 29 de outubro, e é organizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil – www.semanalixozero.com.br
Seminário Viver Sustentável 2017 – Semana Lixo Zero


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 22 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 22 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar