FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Observação Astronômica da maior Superlua em quase 100 anos



Quando: 14 Novembro 2016, Segunda-feira, das 19h45 às 22h30
Onde: Avenida Beira Mar Continental - Estreito
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1453662721328421

Na segunda-feira, dia 14 de novembro, a véspera do próximo feriado, ocorrerá uma Lua Cheia mais que especial, um fenômeno chamado Superlua, que será a maior em quase cem anos. Mesmo que curiosamente tenhamos tido três Superluas consecutivas em três meses - a anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será no dia 14 de dezembro, não houve nem haverá por muito tempo uma Lua Cheia tão especial, a maior entre 1948 e 2034.

Para acompanhar o fenômeno, ocorrerá mais um evento de Observação Astronômica organizado pelo projeto de extensão "Observações Astronômicas e Tópicos de Física Moderna", do câmpus São José do IFSC. Os telescópios estarão montados das 19h45 às 22h30 na Avenida Beira Mar Continental, no estreito, nos fundos da loja SANTA RITA. Evento é gratuito e aberto ao público. Outros físicos foram convidados para acompanhar o grupo com mais telescópios, e quem tiver telescópio também pode levar o equipamento, pois será bem-vindo.

Em caso de tempo nublado, os telescópios permanecerão a postos para montagem, caso o tempo venha a melhorar. EM CASO DE CHUVA, NÃO HAVERÁ EVENTO.

A ocorrência da chamada Superlua é um fenômeno no qual o momento em que ocorre o perigeu (ou periélio) da órbita da Lua em torno da Terra coincide (ou tem uma diferença de algumas horas) com a ocorrência da fase "cheia" do nosso satélite natural. O efeito visual é difícil de perceber a olho nu, mas o diâmetro e o brilho da Lua durante a noite em questão devem ficar, aproximadamente, 10% maior que o diâmetro médio e 15% maior que o brilho médio da Lua Cheia. Isso torna o céu um pouco mais iluminado e incentiva as observações astronômicas com objetivo lunar.

A explicação física do fenômeno é proveniente de uma curiosidade interessante: a órbita da Lua em torno da Terra (bem como dos planetas em torno do Sol) não é uma circunferência, mas sim uma ELIPSE, e a Terra não fica no centro dessa órbita. Assim sendo, a distância entre a Lua e a Terra varia constantemente, passando pelo ponto de maior aproximação (chamado periélio ou perigeu) e pelo ponto de maior afastamento (afélio ou apogeu) a cada intervalo de tempo. Como exemplo, no caso da distância Terra-Lua, ela vale, na média, 380.000Km. Na ocorrência desta Superlua, a distância entre os dois astros será reduzida para um pouco mais de 356.000Km.

Destaque relevante sobre esta superlua específica é que ela corresponderá ao máximo de aproximação entre Terra e Lua desde janeiro de 1948. Uma distância menor somente ocorrerá em novembro de 2034.

Para quem vê a olho nú, as melhores formas de observar o fenômeno ocorrem no nascer da Lua, pois o nosso cérebro compara naturalmente o tamanho do astro com objetos que estejam no horizonte (prédios, árvores, etc). Isso faz com que a aparência da Lua seja bem mais impactante do que vê-la nas demais posições do céu. A lua nascerá no leste por volta das 20:00h. Assim, a Lua atingirá o perigeu às 20h22 (horário local) e estará cheia às 22h52.

Já para a observação com telescópio, o horário da visualização é indiferente. Com o aparelho, é possível observar detalhes do relevo lunar, como as crateras e as sombras formadas pela iluminação do Sol, tornando esta uma excelente oportunidade para conhecer um pouco melhor o nosso satélite natural.

Quaisquer outras informações com o coordenador do projeto:
Prof. Marcelo Girardi Schappo marcelo.schappo@ifsc.edu.br Observação Astronômica da maior Superlua em quase 100 anos

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar