FaceBook Instagram Twitter


Concerto Hispânico com Polyphonia Khoros e Marcos Pablo Dalmacio



Quando: 16 Novembro 2016, quarta-feira, às 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/369679480043625

Quarta-feira, dia 16 de novembro, o Polyphonia Khoros junto do músico argentino Marcos Pablo Dalmacio no violão e vilhuela, realiza a terceira e última sessão do Concerto Hispânico, no Teatro Ademir Rosa, do CIC, em Florianópolis, às 21h. A entrada é franca, basta retirar os ingressos com antecedência na bilheteria do próprio centro de cultura.

O repertório é composto de peças espanholas do século XV ao XX, inclusive com a composição a capella de Fernando Sor, "O Crux", em audição inédita no Brasil, que encantam pela riqueza de detalhes e uma colorida carga emocional. Na primeira parte, peças a capella regidas por Per Ekedahl, e violão e vilhuela solo por Marcos Damacio. Na segunda parte, coro a capella e coro mais violão, com regência da maestrina Mércia Ferreira.

O CONCERTO

A música coral se divide em dois grandes campos de ação: o canto a capella propriamente dito, ou seja, o canto coral a quatro ou mais vozes sem acompanhamento instrumental, e o canto sinfônico-coral, no qual, o coro atua junto com uma orquestra, em diversos gêneros musicais tão diversos como a cantata, a sinfonia ou a ópera, por citar apenas alguns. Existem algumas combinações muito menos frequentes, onde o coro pode atuar junto com piano, piano a quatro mãos, órgão, às vezes com a participação de contados instrumentos. Uma combinação absolutamente incomum é a de coro e violão. Porém, o compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco escreveu o Romancero Gitano, baseado em poemas do grande poeta espanhol Federico García Lorca. Esta obra possibilita também ao violonista uma participação muito rara, pois se por um lado, o violão é historicamente um frequente acompanhador do canto, por outro, quase sempre se trata de acompanhar uma voz só, de forma que a participação junto com um coral é um feito bastante incomum. Através desta obra central do programa, foram escolhidas outras obras que permitissem contar uma história entrelinhas: todas com temática espanhola, seja pela nacionalidade do compositor, seja por ter sido escrita a música na Espanha, ou simplesmente pela eleição dos textos, de poetas espanhois. Desta forma, na primeira parte, há uma alternância entre música coral e música instrumental solo, onde as obras estão relacionadas, com interpretações realizadas na vihuela, instrumento espanhol do século XVI, do qual há pouquíssimos expoentes no Brasil. Na segunda parte, finalmente instrumento e coro se juntam para dar vida à obra prima de Castelnuovo-Tedesco.

PROGRAMA

I Parte

Coro a capella:
"3 Canciones y Villanescas Espirituales" de Francisco Guerrero (1528 - 1599)
Oyd, oyd uma casa
Antes que comáis a Dios
Todo quanto pudo da

Vihuela:
"3 peças do libro Silva de Sirenas (1547)" de Enríquez de Valderrábano (1500 -1557)
Soneto del primer grado
Canción: Omnimal amor procede
Soneto a Sonada de lo que queda es lo seguro

Coro a capella:
"Kyrie" de Tomás Luís de Victoria (1548 - 1611)
"Mille Regretz" de Joaquim Des Prés (1450 - 1521)

Vihuela:
"La Canción del Emperador" (sobre “Mille Regretz”) Luis de Narváez (1500 - 1560)

Coro a capella:
"Agnus Dei" de Domenico Scarlatti (1685 - 1757)

Violão:
"Estudo Opus 6 nº 8" de Fernando Sor (1778 - 1839)
Coro a capella
"O Crux" de Fernando Sor
(primeira audição no Brasil)

Quarteto solista: Solange Scolaro, Débora Almeida, Lucas Boufleur, Cristian Gonçalves

Polyphonia Khoros
Regência: Per Ekedahl
Vihuela: Marcos Pablo Dalmacio

II Parte

Coro a capella:
"Três Epitáfios" de Rodolfo Halffter (1900 - 1987)
Para la sepultura de Don Quijote
Para la sepultura de Dulcinea
Para la sepultura de Sancho Panza

Coro e Violão:
"Romanceiro Gitano – Opus 152" de Mario Castelnuovo-T edesco (1895 - 1968)
I Balladilla de lostres rios
II La Guitarra
III Puñal
IV Procesion
V Memento
VI Baile
VII Crótalo

Solistas: Solange Scolaro, Débora Almeida, Guilherme Albanaes, Fernando De Carli, Javier Venegas

Polyphonia Khoros
Regência: Mércia Mafra Ferreira
Violão: Marcos Pablo Dalmacio
Concerto Hispânico com Polyphonia Khoros e Marcos Pablo Dalmacio


Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar