Concerto Hispânico com Polyphonia Khoros e Marcos Pablo Dalmacio
![]()
Quando: 16 Novembro 2016, quarta-feira, às 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC) Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica Quanto: Gratuito Evento no FB: www.facebook.com/events/369679480043625 Quarta-feira, dia 16 de novembro, o Polyphonia Khoros junto do músico argentino Marcos Pablo Dalmacio no violão e vilhuela, realiza a terceira e última sessão do Concerto Hispânico, no Teatro Ademir Rosa, do CIC, em Florianópolis, às 21h. A entrada é franca, basta retirar os ingressos com antecedência na bilheteria do próprio centro de cultura. O repertório é composto de peças espanholas do século XV ao XX, inclusive com a composição a capella de Fernando Sor, "O Crux", em audição inédita no Brasil, que encantam pela riqueza de detalhes e uma colorida carga emocional. Na primeira parte, peças a capella regidas por Per Ekedahl, e violão e vilhuela solo por Marcos Damacio. Na segunda parte, coro a capella e coro mais violão, com regência da maestrina Mércia Ferreira. O CONCERTO A música coral se divide em dois grandes campos de ação: o canto a capella propriamente dito, ou seja, o canto coral a quatro ou mais vozes sem acompanhamento instrumental, e o canto sinfônico-coral, no qual, o coro atua junto com uma orquestra, em diversos gêneros musicais tão diversos como a cantata, a sinfonia ou a ópera, por citar apenas alguns. Existem algumas combinações muito menos frequentes, onde o coro pode atuar junto com piano, piano a quatro mãos, órgão, às vezes com a participação de contados instrumentos. Uma combinação absolutamente incomum é a de coro e violão. Porém, o compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco escreveu o Romancero Gitano, baseado em poemas do grande poeta espanhol Federico García Lorca. Esta obra possibilita também ao violonista uma participação muito rara, pois se por um lado, o violão é historicamente um frequente acompanhador do canto, por outro, quase sempre se trata de acompanhar uma voz só, de forma que a participação junto com um coral é um feito bastante incomum. Através desta obra central do programa, foram escolhidas outras obras que permitissem contar uma história entrelinhas: todas com temática espanhola, seja pela nacionalidade do compositor, seja por ter sido escrita a música na Espanha, ou simplesmente pela eleição dos textos, de poetas espanhois. Desta forma, na primeira parte, há uma alternância entre música coral e música instrumental solo, onde as obras estão relacionadas, com interpretações realizadas na vihuela, instrumento espanhol do século XVI, do qual há pouquíssimos expoentes no Brasil. Na segunda parte, finalmente instrumento e coro se juntam para dar vida à obra prima de Castelnuovo-Tedesco. PROGRAMA I Parte Coro a capella: "3 Canciones y Villanescas Espirituales" de Francisco Guerrero (1528 - 1599) Oyd, oyd uma casa Antes que comáis a Dios Todo quanto pudo da Vihuela: "3 peças do libro Silva de Sirenas (1547)" de Enríquez de Valderrábano (1500 -1557) Soneto del primer grado Canción: Omnimal amor procede Soneto a Sonada de lo que queda es lo seguro Coro a capella: "Kyrie" de Tomás Luís de Victoria (1548 - 1611) "Mille Regretz" de Joaquim Des Prés (1450 - 1521) Vihuela: "La Canción del Emperador" (sobre “Mille Regretz”) Luis de Narváez (1500 - 1560) Coro a capella: "Agnus Dei" de Domenico Scarlatti (1685 - 1757) Violão: "Estudo Opus 6 nº 8" de Fernando Sor (1778 - 1839) Coro a capella "O Crux" de Fernando Sor (primeira audição no Brasil) Quarteto solista: Solange Scolaro, Débora Almeida, Lucas Boufleur, Cristian Gonçalves Polyphonia Khoros Regência: Per Ekedahl Vihuela: Marcos Pablo Dalmacio II Parte Coro a capella: "Três Epitáfios" de Rodolfo Halffter (1900 - 1987) Para la sepultura de Don Quijote Para la sepultura de Dulcinea Para la sepultura de Sancho Panza Coro e Violão: "Romanceiro Gitano – Opus 152" de Mario Castelnuovo-T edesco (1895 - 1968) I Balladilla de lostres rios II La Guitarra III Puñal IV Procesion V Memento VI Baile VII Crótalo Solistas: Solange Scolaro, Débora Almeida, Guilherme Albanaes, Fernando De Carli, Javier Venegas Polyphonia Khoros Regência: Mércia Mafra Ferreira Violão: Marcos Pablo Dalmacio ![]() |
|
Categorias: Novembro 2016
|
Deixe seu comentário! |
Publicações relacionadas: