FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Lançamento da plataforma INDEXHUB e da 1ª Design Business Fair



Quando: 17 Novembro 2016, Quinta-feira, das 14h às 18h
Onde: ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia)
Endereço: Rodovia SC 401, Km 4 – Saco Grande
Quanto: Gratuito

O Centro Design Catarina (CDC) lança nesta quinta-feira, 17 de novembro, duas novidades para o setor de design de Santa Catarina: a plataforma digital INDEXHUB (www.indexhub.com.br), voltada para a geração de inovação; e a 1ª Design Business Fair, que acontecerá em maio de 2017. Os lançamentos serão a partir das 14h, na sede da Acate (Passeio Primavera da SC-401), num evento aberto ao público (mediante inscrição) e contará com cinco palestras de profissionais de renome nacional nas áreas de inovação e design.
Inscrições: https://goo.gl/forms/NEREH1oT8GnWhsxm1

A plataforma INDEXHUB visa aproximar os agentes que fazem parte do processo de inovação: indústrias (de todos os setores da economia do Estado), centros de pesquisa e escritórios de design - todos participam sem custo - e assim proporcionar maior velocidade e assertividade no desenvolvimento de novos produtos com inovação e design.

Trata-se de um ambiente de negócios dinâmico, que irá unir oferta e demanda. “O objetivo é incentivar o uso do design pelas empresas como fator indutor na criação de valor, visando maior competitividade no mercado e geração de inovação”, afirma a presidente do CDC, Roselie de Faria Lemos. Ela explica que a inovação é vista por muitas empresas apenas pela ótica tecnológica, e que é preciso mostrar que o design é fundamental neste processo – já que tem como foco a satisfação do consumidor.

Desde o início deste ano, a equipe do CDC tem percorrido o Estado fazendo um trabalho de sensibilização e divulgação da INDEXHUB, para que as melhores empresas catarinenses sejam cadastradas e participem da plataforma. Mesmo antes do lançamento, o projeto já conta com mais de 120 participantes (87 empresas, 24 escritórios de design e 10 centros de pesquisa). Entre eles grandes marcas como Irani, Komeco, Ceusa, Oxford, Docol, Dohler, Mueller, Cadence, Rapahella Booz, entre outras.

Além de ser um ambiente de negócios, a plataforma vai proporcionar também um maior acesso às informações mais importantes do mercado, como as novas tendências de consumo e as novas tecnologias, inserindo técnicas de inovação, coworking, design thinking e open innovation, através do método da inomediação.
A INDEXHUB é financiada pelo Governo do Estado, através da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e foi construída pelo Laboratório de Criação Digital do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Turismo e Lazer da Univali, Campus Florianópolis.

1ª Design Business Fair

Também nesta quinta-feira, às 18hs, ocorrerá o lançamento da Design Business Fair – DBF 2017, que acontecerá em maio do ano que vem, em Jurerê Internacional. O evento vai reunir produtos de indústrias catarinenses de todos os setores que se destacam pela excelência no design. “Vamos apresentar os mais recentes lançamentos e os clássicos da indústria do Estado, expostos em cenários especialmente criados para este fim, e com a possibilidade de o visitante poder comprar o que mais o encantar”, destaca Roselie.

A seleção dos produtos será pautada pela diversidade da indústria de Santa Catarina. A feira contará com peças dos mais variados setores, o que vai garantir um perfil de pluralidade ao evento. Poderão participar empresa de todos os portes, inclusive micro e pequenas. A feira também possui um espaço para novos talentos, para que os designers possam mostrar seus trabalhos inéditos. Já o público presente poderá, além de conferir e adquirir os produtos expostos, assistir a palestras e talks com apresentações de cases.

Palestrantes

Vera Crósta (Campinas, SP) – É coordenadora da Plataforma iTec (plataforma de inovação aberta) pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). Sua fala será centrada em sua experiência com inovação aberta e o processo de coparticipação.

Levi Girardi (São Paulo, SP) – Designer e sócio fundador do estúdio de design e inovação com sedes em São Paulo e Nova Iorque Questto|Nó. O tema de sua palestra será focado na inovação e na constante busca pelas melhores soluções de produtos ou serviços por meio do design.

Jorge Lopes (Rio de Janeiro, RJ) – PhD em Design de Produtos pelo Royal College (Reino Unido), pesquisador e tecnologista do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), professor e pesquisador de pós-graduação do Departamento de Design da Puc-Rio, onde coordena o Núcleo de Experimentação Tridimensional. Possui larga experiência com curadoria e pesquisa de exposições relacionadas a processamento de imagem digital e impressão 3D. Sua palestra será voltada à importância da pesquisa científica no processo de inovação de produtos.

Carlos Eduardo Bizzoto (Florianópolis, SC) - Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência em concepção e implantação de ambientes de inovação, núcleos de inovação tecnológica e clusters. Atualmente é Coordenador de Projetos na Anprotec, e consultor no Centro de Empreendedorismo Inovador - CEI, da Fundação CERTI, onde trabalha com empreendedorismo e modelagem de negócios. Sua palestra abordará as questões de propriedade industrial.

Ciro Pereira (Rio do Sul, SC) – Gestor de negócios da Naxos, empresa catarinense do mercado de utilidades domésticas que apresentará o Estudo de Casos da Naxos, realizado como parte do projeto INDEX, de Roselie de Faria Lemos, apoiado pela FAPESC e pela FURB, que será lançado durante o evento. A publicação aborda a trajetória de mais de 50 anos, os desafios e resultados de uma pequena empresa que optou por seguir o caminho da inovação e design.

Programação

14:00 - 14:15 - Roselie de Faria Lemos – Centro Design Catarina - Apresentação do CDC e da Plataforma
14:15 - 14:22 - Prof. Cesar Zucco - Fapesc
14:22 - 14:30 - Prof. Renato Buchele Rodrigues – Univali
14:30 - 15:00 - Vera Crósta – ANPEI – coordenação da Plataforma iTec - Plataforma de inovação aberta
15:00 - 15:30 - Levi Girardi – Questto|Nó – Inovação e Design
15:30 - 16:15 - Coffeebreak
16:15 - 16:45 - Jorge Lopes – INT – A pesquisa na inovação
16:45 - 17:15 - Carlos Eduardo Bizzotto – Fundação CERTI - Propriedade industrial
17:15 - 17:45 - Ciro Pereira – Naxos - Estudo de caso Naxos
17:45 - 18:00 - Espaço para dúvidas e considerações finais Lançamento da plataforma INDEXHUB e da 1ª Design Business Fair

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 14 Dezembro 2016 Inscrições para Projeto Verão Cultural CIC... >> Música
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
até 28 Maio 2017 Ironman Florianópolis 2017 abre inscrições >> Esportes
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar