FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
3º Tour Mané Côza Nossa - Caminhada Cultural Especial Novembrada pelo Centro de Florianópolis



Quando: 26 Novembro 2016, Sábado, às 13h30min
Onde: Catedral Metropolitana - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/919099581555578

A Côza Nossa, uma iniciativa de Rodrigo Stüpp, jornalista e guia de turismo especializado em Florianópolis (Guia Manezinho) e da Cervejaria Cozalinda, feita por manezinhos pra manezinhos e todos mais que se interessarem, que tem o intuito de provocar nos moradores de Florianópolis a valorizar, proteger e promover a cultura local, terá sua terceira edição neste sábado, 26 de novembro, bem no coração de Florianópolis com uma Caminhada Cultural histórica recontando a Novembrada, um dos primeiros grandes atos públicos contra a Ditadura Militar que aconteceu em Florianópolis em 30/11/1979 e envolveu milhares de pessoas nos arredores da Praça XV de Novembro.

O episódio, que entrou para a história do Brasil, começou com um protesto contra o então presidente João Figueiredo e se prolongou por vários dias, até o julgamento (e absolvição) de sete estudantes presos. No sábado, Guia Manezinho Rodrigo Stüpp lhes contará a história completa no Centro de Florianópolis. O ponto de encontro é a escadaria da Catedral, com saída às 13h30min (chegar 15 min antes). Serão cerca de 45 minutos de narrativa e caminhada, com passagens pelo Palácio Cruz e Sousa e pelo Ponto Chic (Senadinho). O encerramento será em frente à loja Pulp Store, também no Centro.

Início: na escadaria da Catedral
Encerramento: na PulpStore da R. Jerônimo Coelho (Centro)
Duração: 45min
Inscrições (gratuitas): http://bit.ly/Novembrada-Inscreve

Pague Se e Quanto Quiser

O Roteiro é gratuito, mas com contribuições espontâneas (na hora e no local) para ajudar a manter o projeto. É o visitante quem decide quanto vale o passeio. A organização pede fazer inscrição prévia para receber depois da caminhada um material especial com vídeos, fotos e links sobre a novembrada. No encerramento, também haverá sorteio de alguns vale-chope da Cervejaria Cozalinda, uma das apoiadoras da ação.
Inscreva-se pelo link: http://bit.ly/Novembrada-Inscreve

“Os roteiros são uma maneira de valorizar a nossa história e a nossa cultura. É feito por pessoas daqui e tem foco em quem mora aqui, sendo manezinho ou não. É uma oportunidade para todos aprendermos mais sobre o lugar onde vivemos”, acredita Diego Rzatki, sócio da Cervejaria Cozalinda, uma das promotoras da caminhada.

“A minha mãe não está em pauta”

Em 30 de novembro de 1979, o presidente João Batista Figueiredo reagiu às vaias e aos xingamentos, livrou-se da própria segurança e partiu pra cima de manifestantes. A gasolina havia subido naquela semana, a inflação estava fora de controle e donas de casa batiam panelas.

Contrariado pelas vaias, que vinham de um protesto organizado por estudantes da UFSC, o presidente fez um sinal com as mãos que mudou o cenário. O protesto fugiu do forte esquema de segurança policial e houve muito empurra-empurra entre as cerca de 4 mil pessoas que estavam na Praça XV.

Toda essa história, desde a chegada do presidente na cidade até a despedida, horas depois, em uma churrascada para 3 mil pessoas, será recontada por Rodrigo Stüpp, jornalista, guia de turismo e estudioso dos assuntos de Florianópolis. Para o guiamento, Rodrigo reuniu fotos e áudios originais da entrevista do presidente no meio da confusão, com sua frase que entrou pra história: “A minha mãe não está em pauta”. O material compõe a caminhada cultural, que deverá durar 45 minutos e tem três paradas previstas.

Cartazes com frases de protesto da época

O passeio não é apenas informativo. O formato prevê a participação dos visitantes com espaço para falas, gritos “simulados” de protesto e cartazes com os mesmos dizeres da época, como “Arroz, feijão, saúde e educação!”.

Pesquisa histórica

O Côza Nossa - Novembrada usa como base os livros “Revolta em Florianópolis: A Novembrada de 1979”, de Luis Felipe Miguel, e “Novembrada: Um relato da Revolta Popular”, de Moacir Pereira. O curta-metragem “Novembrada”, de Eduardo Paredes, também é referência. Houve ainda coleta de material na Casa da Memória e breves entrevistas com pessoas que estavam na praça naquele dia protestando, trabalhando para o governo ou fazendo cobertura jornalística.

É DE GRAÇA MESMO?
Sim, é, mas pede pra ti te inscreveres aqui: --->
http://bit.ly/Novembrada-Inscreve <----
Assim se tem uma ideia melhor de público.

POSSO CONTRIBUIR?
Aceitam contribuições espontâneas (na hora e no local) para ajudar a manter o projeto e, principalmente, para aperfeiçoá-lo. Você é quem decide quanto vale uma ideia dessa no coração da cidade.

COMO FUNCIONA?
O Coza Nossa é um walking tour (um tour totalmente a pé), um modelo consolidado em vários países da Europa e da Ásia. Um Guia de Turismo conduz os moradores e visitantes em um percurso, contando as histórias com auxílio de recursos como fotografias e, neste caso, áudios originais e entrevistas.

O QUE LEVAR?
Bom humor, paciência e disposição para participar, interagir e criarmos juntos um evento bacana.

SINTA-SE BEM
Use roupas confortáveis
Protetor solar, boné/chapéu e água são altamente recomendáveis

EU ESTAVA LÁ EM 1979. Como posso ajudar?
Mais e mais depoimentos são muito bem-vindos. Você pode escrever no evento ou gravar um vídeo contando o que você viveu naquele dia histórico. Poste no evento ou mande inbox para Guia Manezinho. Identifique-se com nome completo, RG, e deixe também um telefone de contato.

Sobre o Côza Nossa:
Iniciativa que pretende criar roteiros turísticos/culturais para turista e, principalmente, moradores. A primeira atividade foi a criação do roteiro mensal por Coqueiros e Itaguaçu, o primeiro desenvolvido especialmente para a área continental de Florianópolis. Ocorre sempre aos fins de semana, no fim da tarde. Horários adicionais podem ser contratados sob consulta, com número mínimo de participantes (inclui degustação de cerveja ao final). Em 2017, o Côza Nossa prevê programação especial com roteiros espalhados pela Ilha e pelo Continente. Assista ao vídeo sobre o projeto: http://bit.ly/cozanossa-video

Sobre a Cervejaria Cozalinda:
É a cerveja da cidade. Nascida em Coqueiros e com alma mané, chega ao seu segundo ano com três cervejas de linha e mais 12 sazonais até 2017. Foca em cervejas fáceis de tomar e toda sua atuação é voltada para promover a cultura e os costumes locais, seja aqui ou em outras cidades e estados onde a cerveja atualmente já é vendida.

Sobre o Guia Manezinho:
Rodrigo Stüpp é Jornalista, Social Media e Guia de Turismo profissional com Cadastur. Além dos roteiros tradicionais, com visitantes de outros lugares, desenvolve projetos especiais de educação e conscientização patrimonial e cultural: caminhadas e roteiros feitos para os próprios moradores redescobrirem a cidade onde vivem. 3º Tour Mané Côza Nossa - Caminhada Cultural Especial Novembrada pelo Centro de Florianópolis

Categorias: Novembro 2016
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 04 Dezembro 2016 Campeonato de Surf na Barra da Lagoa >> Esportes
até 04 Dezembro 2016 8° Algodão Doce Especial Natal reúne arte,... >> Especiais / Outros
até 04 Dezembro 2016 Festival de Queimas Cerâmica Alternativa 2... >> Educação / Cursos
até 06 Dezembro 2016 Filme "O Filho Eterno" de graça ... >> Cinema Gratuito
até 17 Dezembro 2016 Inscrições para oficinas gratuitas de comp... >> Educação / Cursos
até 25 Dezembro 2016 Inscrições abertas para o 4º Bazar Vegano ... >> Especiais / Outros
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar