FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2016
Lançamento de "Ossama: último livro" e "Exumação" e exibição do curta "Ilha do carvão"



Quando: 30 Novembro 2016, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, MHSC - Palácio Cruz e Sousa
Endereço: Praça XV de Novembro, 227 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/642125305970196

Florianópolis – Um livro de ossos, ossadas, ossarias – poemas que se levantam como vértebras no “sítio arqueológico” do tempo presente. Dez anos de escritura e reescritura estão reunidos em “Ossama: Último Livro” (Ed. Letras Contemporâneas/Editora da Casa, 80 páginas. R$ 30), a quinta publicação do escritor Dennis Radünz. Com reproduções da artista Julia Amaral e posfácio do professor e pesquisador Raúl Antelo, “Ossama” reúne poemas “escavados” entre 2007 e 2016 e republica um poema de 1991: “Exumação”. A musicalidade incomum do poeta encontra temas radicalmente contemporâneos, da vida como mercadoria à sensação de desaparição iminente, enquanto valoriza a experiência da esperança.

O lançamento do livro ocorre no Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa, dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19 horas, e conta com o lançamento da publicação de artista “Exumação” (Miríade Edições. R$ 15) e exibição do curta-metragem “Ilha do Carvão”, documentário a partir de crônica de Radünz, com direção e edição de Fábio Brüggemann. ENTRADA GRATUITA.

PERDIDOS E ACHADOS

“Organizei uma coleção de objetos descobertos nos subsolos da realidade (porque ‘ossama’ é o brasileirismo que significa porção de ossos) e esses achados e perdidos tanto podem falar de uma cédula de cinquenta cruzados novos em desuso ou do olhar alienígena sobre a humanidade, quanto podem dissecar um animal humano imaginário: a ondina”, explica o poeta. Para Radünz, ossos não são somente sinônimos do que acabou, mas, ao contrário, são condições para manter a postura ereta, o estar vivo e levantar-se.

“Imagino o escritor como parkour, o desportista que salta entre prédios, paredes, muros, e depende só da força vital para levitar por instantes: o leitor é também esse parkour, saltando a palavra escrita, sílaba a sílaba, com acessos de vertigem e deslumbre”.

Outro “achado” é o poema visual “Exumação” - um original datilografado por Dennis em preto e vermelho em 1991 e que ficou “desaparecido” por 18 anos -, lançado pela Miríade Edições como publicação de artista, no formato A2, com edição limitada numerada e assinada.

Dennis Radünz publicou os livros de poemas “Exeus” (1996), “Livro de Mercúrio” (2001) e “Extraviário” (2006), foi cronista do Diário Catarinense (2004-2008) e editou livros notórios, como “13 Cascaes” e “História natural de sonhos - poemas infantis de Fritz Müller”. O escritor é formado em Letras (UFSC) e tem ministrado sucessivos cursos de criação literária em Santa Catarina, Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso e Tocantins, além de Paraty/RJ.

ILHA DESAPARECIDA

Com direção, roteiro e edição de Fábio Brüggemann, o curta “Ilha do Carvão” (Nave, 7 minutos) parte da crônica homônima de Dennis Radünz para revisitar a ilha desaparecida, em 1975, sob o aterro da Baía Sul. O piano de Alberto Heller e dezenas de imagens de arquivo – incluindo acervo da década de 1920 de José Julianelli e Vitor Konder –, se entremeiam à voz do próprio cronista, na procura fadada ao desencontro, porque a ilhota – imortalizada no antigo cartão-postal da Foto Postal Colombo –, segundo o filme, “sofreu terras, contraiu cidade”.
Lançamento de "Ossama: último livro" e "Exumação" e exibição do curta "Ilha do carvão"


Categorias: Novembro 2016
Tags: Cinema, livros
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 26 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar