FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Apresentações gratuitas dos Corais Argentinos



Quando: 9 e 11 de dezembro, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

Dois corais da cidade de La Plata, na Argentina, se apresentarão no Teatro da UFSC nos dias 9 e 11 de dezembro (sexta-feira e domingo), às 20 horas. O Coral de Jovens do Instituto Cultural Argentino Britânico, regido por Juan Ignacio Martí, e o Coral da Universidad del Este, sob a regência de Noelia Di Santo, se apresentarão nos dois dias com repertórios diferentes.

O evento terá coordenação da regente do Coral da UFSC, Miriam Moritz, e contará também com a participação do Coral e do Madrigal da UFSC em algumas músicas. As apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, com os ingressos tendo que ser retirados uma hora antes do evento na bilheteria do Teatro da UFSC.

O Coral da Universidad del Este foi criado em 2014 e conta com 33 integrantes, entre estudantes, professores e funcionários da faculdade. Já o Coral de Jovens do Instituto Cultural Argentino Britânico conta com 22 anos de experiência e já teve concertos transmitidos nacionalmente na televisão do país.

REPERTÓRIO

Sexta-feira, 9 de dezembro

Coral da Universidad del Este
O Bone Jesu – Palestrina
O Bone Jesu / Lux Aeterna – F. Moruja
Agnus Dei – F. Moruja
Yace aquí la E – Mario Esteban
Romance de José Cubas – Carlos Guastavino (Argentina)

Coral de Jovens do Instituto Cultural Argentino Britânico
Taavetilaul n°104 – Cyrillus Kreek
Onnisoninimene – Cyrillus Kreek
Taavetilaul n°22 - Cyrillus Kreek
Auringonnoustessa – Toivo Kuula
O nata lux – Morten Lauridsen
Psalmus CXIV – Roberto Caamaño
Witness - Negro Spiritual – arr.: Jack Halloran. (Participação especial: Madrigal da UFSC)

Domingo, 11 de dezembro

Coral da Universidad del Este
La Palomita – G. Yepes (Bolivia)
Son de la Loma – Miguel Matamoros (Cuba)
Nada – G. Gonzalez
In That Great gitting up morning – R. Carpinetti (Argentina)
Chacarera Santiagueña – R. Goldar. (Participação especial: Madrigal da UFSC)

Coral de Jovens do Instituto Cultural Argentino Britânico
Laudes – Odd Johan Overoye
Taavetilaul n°22 – Cyrillus Kreek
Taavetilaul n°141 - Cyrillus Kreek
Psalmus CXIV – Roberto Caamaño
Come away, Death - Jaako Mäntyjärvi
Full fathomfive - Jaako Mäntyjärvi
Double, doubletoil and trouble – Jaako Mäntyjärvi
Lata d´Água - Luiz Antônio e Jota Júnior. Arr: Marcos Leite. (Participação especial: Coral da UFSC)

SOBRE OS CORAIS

Coral da Universidad del Este

O Coral da Universidad del Este, de La Plata, começou suas atividades no ano de 2014. Dirigido por Noelia Di Santo, o coro conta com 33 integrantes entre os quais estão estudantes, professores e funcionários da Universidade. Assim, o projeto integra o público interessado em geral. Durante os ensaios, os coralistas recebem uma formação musical que inclui a preparação vocal para a aprendizagem correta do canto e a abordagem de um repertório de música coral acadêmica desde a Renascença até a contemporaneidade, passando pela música popular de diversos países e culturas.

A regente

Noelia Di Santo completou seus estudos universitários de Direção Coral e de Orquestra na Faculdade de Belas Artes, da Universidad Nacional de La Plata, no ano de 2012, obtendo o título de licenciada em Música, com orientação em Direção de Coral. Aperfeiçoou-se em Direção de Coral com o Maestro Nestor Zadoff; e cursou Interpretação Musical com o maestro Alberto Balzaneli, na cidade de Rosário, Santa Fé.

Esteve na direção do Coral de Crianças do Instituto Cultural Argentino Britânico, onde atuou, de 2011 até 2015, como Diretora Adjunta do Coral Juvenil. Obteve larga experiência como coralista em diversos corais da sua cidade entre os quais estão o Cantoría Ars Nova e o Coro de Câmara da Faculdade de Belas Artes, ambos sob a direção do maestro Fernando Tomé. Atualmente também está na direção do Coro Polifônico do Centro Galego. Por seu conhecimento na execução de instrumentos de percussão típicos da Galícia, Espanha, em 2014, integrou o seleto grupo de 18 selecionados mundiais para participar, na disciplina de canto e percussão, do programa Escolas Abertas Presenciais, realizado na Espanha. No ano de 2014, formou o Coral da Universidad del Este, em La Plata, Argentina, o qual dirige até os dias de hoje, abordando um repertório que inclui obras de Palestrina, Mozart, Moruja, Guastavino e um amplo repertório de música popular.

Coral de Jovens do Instituto Cultural Argentino Britânico

O Coral de Jovens do Instituto Cultural Argentino Britânico conta com 22 anos de experiência. Entre as obras musicais de maior destaque apresentados pelo grupo estão Una Misa en Sol de Franz Schubert, apresentado na sala maior do Teatro Colón (2012); e Requiem de Gabriel Fauré, com a participação de uma orquestra formada por músicos do Teatro Argentino de La Plata e solistas do Teatro Colón (2012). O grupo também apresentou uma série de estreias na cidade natal do grupo, La Plata, dentre as quais se destaca La Misa, de Steve Dobrogosz, para coro, piano e orquestra de cordas (2010/2014); a peça Cloudburst, de Eric Whitacre, para coro, piano e percussão (2013); participou do concerto Viagem ao centro da terra, de Rick Wakeman, no Teatro Gran Rex (2014), e participou do concerto comemorativo do 50º Aniversário da Missa Criola (2014), em evento de encerramento das comemorações culturais do Ministério da Cultura da Argentina, transmitido por televisão a todo o país, desde a esplanada da Bibiotca Nacional argentina. O Coro de Jóvenes del Instituto Cultural Argentino Británico de La Plata é regido desde 2009 por Juan Ignacio Martí.

O regente

Juan Ignacio Martí iniciou os seus estudos musicais na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata, onde se especializou em Direção de Coral. Teve aulas particulares com o mestre Antonio Maria Russo com o intuito de se especializar em repertório de coral acadêmico dos séculos XIX e XX. Paralelamente, estudou Direção Orquestral no Instituto Universitário Nacional de Arte, com Mario Venzecry, e teve aulas particulares sobre o mesmo tema com Alejo Pérez, ampliando conhecimentos sobre linguagens orquestrais contemporâneas. Integrou o Coral de Câmara Platense, dirigido por Fernando Tomé, e o Grupo Vocal de Difusão (Buenos Aires), com direção de Mariano Moruja. Desde 2009, dirige o Coral de Jovens do Instituto Cultural Argentino Britânico, de La Plata.
Apresentações gratuitas dos Corais Argentinos


Categorias: Dezembro 2016
Tags: Coral
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Outubro 2017 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ... >> Música
até 19 Outubro 2017 Outubro Rosa 2017 no IFSC Câmpus Florianóp... >> Educação / Cursos
até 19 Outubro 2017 Semana da Rendeira com oficinas de renda d... >> Especiais / Outros
até 19 Outubro 2017 Inscrições para o ensino médio técnico gra... >> Educação / Cursos
até 20 Outubro 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 21 Outubro 2017 Aulões gratuitos de Defesa Pessoal e Sinto... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar