FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2016
Coral da UFSC homenageia os 100 anos do Samba em apresentação gratuita



Quando: 15 Dezembro 2016, Quinta-feira, às 19h30min
Onde: Teatro da UFSC – DAC
Endereço: Praça Santos Dumont, 117 - Trindade
Quanto: Gratuito

Há pouco mais de cem anos, o carioca Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, registrava a canção Pelo Telefone no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Ao fazer isso, oficializou o nascimento do samba, a partir de uma criação coletiva, composta na casa da baiana Tia Ciata, na Cidade Nova, Centro do Rio.

Em comemoração a esta data tão importante para a cultura brasileira, celebrando o ritmo que é reconhecido como patrimônio imaterial do Humanidade, o Coral da UFSC fará uma apresentação especial, no dia 15 de dezembro, às 19h30, no Teatro da UFSC. A apresentação será gratuita, aberta à comunidade e os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do início do evento, na bilheteria do Teatro da UFSC.

Além da emblemática canção Pelo Telefone, obras de compositores como Noel Rosa, Caetano Veloso, Assis Valente, Ivone Lara e Chico Buarque compõem o repertório em homenagem ao centenário do Samba. O evento tem a direção e regência de Miriam Moritz, responsável também pela criação ao lado de Fátima Mileo. Os coralistas da UFSC serão acompanhados pelos músicos Paulo Sol, no baixo; Dário Cunha e Marcelo Carvalho, na percussão; Miriam Moritz, no violão; e Lucas Madeira, no cavaquinho e flauta transversal.

Sobre o Coral

O Coral da UFSC foi criado em 9 de janeiro de 1963 e oficializado pelo reitor da UFSC, João David Ferreira Lima, por ocasião da 1ª Concentração de Corais Universitários do Sul do Brasil, realizada no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Já passaram pela regência do Coral da UFSC, Mário Garau, Agostinho Stähelin, José Acácio Santana e Maria Severina Borges Mendes. Desde maio de 2004, o Coral é coordenado pela regente Miriam Moritz, que coordena também outras atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

O Coral da UFSC tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural de nossa universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto.

A regente

Miriam Moritz iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, com o piano e o canto coral. Formou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, em 1987, onde estudou flauta transversa com Zacarias Valiati, Luis Pedro Krull e Ayres Pothoff, canto com a Professora Rute Gebler e canto coral. Aos 23 anos de idade mudou-se para Portugal onde trabalhou como flautista em diversos locais de Portugal e da Espanha. Após cinco anos viajando pela Europa, voltou a lecionar em Florianópolis.

Já lecionou na Escola Dinâmica, Escola de Música Compasso Aberto, no Conservatório Musical de Florianópolis, Escola Superior de Música do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau e na UNIPLAC, em Lages. Em 2003, finalizou seu curso de pós-graduação em musicoterapia pela Unisul. Em 2012, em Paris, ministrou curso de extensão sobre música brasileira para canto coral. Em 2014, finalizou o curso de mestrado na UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Em 2004, através de concurso público, foi nomeada Regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina, onde permanece até hoje. Coordena os Projetos de Extensão Orquestra de Câmara da UFSC e Madrigal da UFSC.

Repertório completo:

Canto das três Raças – Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro

Axé de Ianga – Ivone Lara (Jongo)

Pelo Telefone – Ernesto dos santos (Donga)

Desde que o samba é samba – Caetano Veloso. Arr: alexandre Zilahi

Tragédia no fundo do mar – Zezé/Ibrahim. Arr: Pablo Trindade

Não deixe o samba morrer – Edson Gomes da Conceição/Aloisio. Arr: Islêne Leite

Conversa de Botequim – Noel Rosa – Arr: Miriam Moritz

Brasil Pandeiro – Assis Valente – Arr: Márcio Medeiros

Roda Viva – Chico Buarque – Arr: Bia de Luca

Lata d’água – Luiz Antônio e Jota Júnior. Arr: Marcos Leite

É hoje – Didi e Maestrinho
Coral da UFSC homenageia os 100 anos do Samba em apresentação gratuita


Categorias: Dezembro 2016
Tags: UFSC, SAMBA, Coral
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Outubro 2017 Inscrições para o ensino médio técnico gra... >> Educação / Cursos
até 17 Outubro 2017 Semana da Rendeira com oficinas de renda d... >> Especiais / Outros
até 19 Outubro 2017 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão ... >> Música
até 20 Outubro 2017 Inscrições abertas para duas oficinas grat... >> Educação / Cursos
até 21 Outubro 2017 Aulões gratuitos de Defesa Pessoal e Sinto... >> Esportes
até 21 Outubro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar