FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Janeiro 2017
Grupo Engenho faz show do DVD "De Trés Ont'onte a Dijaôji" no Palco Verão Cultural CIC 2017



Quando: 21 Janeiro 2017, Sábado, às 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$30 inteira e R$15 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/1364772410209256

O Grupo Engenho, um dos mais importantes grupos musicais de Santa Catarina, sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) para mostrar o melhor da típica música popular do litoral catarinense em uma noite especial do sábado, 21 de janeiro. A apresentação faz parte da programação de janeiro do projeto Verão Cultural CIC 2017, da Fundação Catarinense de Cultura.

O Grupo Engenho apresenta o show do DVD gravado ao vivo “De Trés Ont'onte a Dijaôji” (2016), que reúne canções dos álbuns Vou Botá Meu Boi na Rua (1979), Engenho (1980), Força Madrinheira (1983) e “Areia”, do álbum Movimento (2003).

Formado pelos músicos e compositores: Alisson Mota (vocais e violão), Marcelo Muniz (baixo, piano, bandolim, orocongo e voz), Chico Thives (bateria e voz), Marcelo Besen (sanfona e voz), Guto Vieira (violino e voz), Manoella Vieira (backing vocal) e Claudio Frazê (percussão e voz), o Grupo Engenho mostra nesse show que a roda do engenho continua girando e emocionando todos nós!

O Grupo Engenho é uma das principais referências da música catarinense e um dos precursores da produção fonográfica independente no Brasil. Em sua música, seja nas letras ou ritmos, sempre com toques sociais e políticos, estão presentes elementos da cultura da Ilha de Santa Catarina e de todo Sul do Brasil, trazidos pela experiência, origem diversa de cada um dos integrantes e pela ampla e contínua pesquisa de campo.

Criado em Florianópolis por Marcelo Muniz, Chico Thives e Luiz Mourkazel em 1977, o Engenho se consolidou e se projetou nacionalmente a partir de 1979, com a formação de Alisson Mota (violão e voz), Chico Thives (bateria), Claudio Frazê (percussão), Cristaldo Souza (acordeon) e Marcelo Muniz (baixo e voz).

Formado ocasionalmente em um evento na Universidade Federal de Santa Catarina, passaram a tocar em festas que se tornaram conhecidas como "Forrós do Engenho" que atraiam a cada apresentação um público maior. Isto deu experiência para o Grupo iniciar um trabalho autoral. Neste período, o Grupo Engenho fez parte, junto a outros músicos brasileiros, de um movimento de produção independente em oposição à indústria fonográfica que se implantava rapidamente achatando o mercado; lançou então o seu primeiro álbum, “Vou Botar meu Boi na Rua”, pela Engenho Produções e Gravações Ltda, distribuído nacionalmente pela Independente, de São Paulo.

O sucesso os levou a gravar a seguir o álbum intitulado “Engenho“, resultado de pesquisas sobre o folclore da Ilha de Santa Catarina, realizadas por seus integrantes orientados pelo professor e artista Franklin Cascaes. O Grupo Engenho foi muito incentivado por Cascaes, que também é autor da letra de Carro de Boi, que está neste show, feita em parceria com os músicos Marcelo Muniz e Alisson Mota.

Em 1983, foi convidado pela Lira Paulistana a gravar em São Paulo o seu terceiro álbum, “Força Madrinheira“, distribuído e divulgado em todo o Brasil pela gravadora Continental. Em 1984, o Grupo Engenho se desfez e seus integrantes tomaram caminhos distintos. De 1998 a 2005 o Grupo ressurgiu com a formação: Marcelo Muniz, Cristaldo Souza, Leleco Lemos, Gilson Duarte e Ivan Schmidt, gravando o CD “Movimento”.

Em 2011, o Engenho voltou a fazer shows com quatro integrantes de sua formação mais conhecida, Alisson Mota (violão e voz), Chico Thives (bateria), Claudio Frazê (percussão) e Marcelo Muniz (baixo e voz); além de Marcelo Besen (acordeon), Guto Vieira (violino), Manu Vieira (voz) e Juliano Melego (percussão), reunidos neste projeto. Grupo Engenho faz show do DVD "De Trés Ont'onte a Dijaôji" no Palco Verão Cultural CIC 2017

Categorias: Janeiro 2017
Tags: show
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 15 Agosto 2017 2º Encontro de Saberes: Diálogos, Desafios... >> Cinema Gratuito
até 15 Agosto 2017 Inscrições para oficina gratuita de Inicia... >> Educação / Cursos
até 15 Agosto 2017 Inscrições para cursos gratuitos de flauta... >> Música
até 17 Agosto 2017 Inscrições para curso gratuito de Gnosis -... >> Educação / Cursos
até 19 Agosto 2017 Curso Cultivo de Orquídeas para iniciantes... >> Educação / Cursos
até 21 Agosto 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar