FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Janeiro 2017
Grupo Engenho faz show do DVD "De Trés Ont'onte a Dijaôji" no Palco Verão Cultural CIC 2017



Quando: 21 Janeiro 2017, Sábado, às 21 horas
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$30 inteira e R$15 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/1364772410209256

O Grupo Engenho, um dos mais importantes grupos musicais de Santa Catarina, sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) para mostrar o melhor da típica música popular do litoral catarinense em uma noite especial do sábado, 21 de janeiro. A apresentação faz parte da programação de janeiro do projeto Verão Cultural CIC 2017, da Fundação Catarinense de Cultura.

O Grupo Engenho apresenta o show do DVD gravado ao vivo “De Trés Ont'onte a Dijaôji” (2016), que reúne canções dos álbuns Vou Botá Meu Boi na Rua (1979), Engenho (1980), Força Madrinheira (1983) e “Areia”, do álbum Movimento (2003).

Formado pelos músicos e compositores: Alisson Mota (vocais e violão), Marcelo Muniz (baixo, piano, bandolim, orocongo e voz), Chico Thives (bateria e voz), Marcelo Besen (sanfona e voz), Guto Vieira (violino e voz), Manoella Vieira (backing vocal) e Claudio Frazê (percussão e voz), o Grupo Engenho mostra nesse show que a roda do engenho continua girando e emocionando todos nós!

O Grupo Engenho é uma das principais referências da música catarinense e um dos precursores da produção fonográfica independente no Brasil. Em sua música, seja nas letras ou ritmos, sempre com toques sociais e políticos, estão presentes elementos da cultura da Ilha de Santa Catarina e de todo Sul do Brasil, trazidos pela experiência, origem diversa de cada um dos integrantes e pela ampla e contínua pesquisa de campo.

Criado em Florianópolis por Marcelo Muniz, Chico Thives e Luiz Mourkazel em 1977, o Engenho se consolidou e se projetou nacionalmente a partir de 1979, com a formação de Alisson Mota (violão e voz), Chico Thives (bateria), Claudio Frazê (percussão), Cristaldo Souza (acordeon) e Marcelo Muniz (baixo e voz).

Formado ocasionalmente em um evento na Universidade Federal de Santa Catarina, passaram a tocar em festas que se tornaram conhecidas como "Forrós do Engenho" que atraiam a cada apresentação um público maior. Isto deu experiência para o Grupo iniciar um trabalho autoral. Neste período, o Grupo Engenho fez parte, junto a outros músicos brasileiros, de um movimento de produção independente em oposição à indústria fonográfica que se implantava rapidamente achatando o mercado; lançou então o seu primeiro álbum, “Vou Botar meu Boi na Rua”, pela Engenho Produções e Gravações Ltda, distribuído nacionalmente pela Independente, de São Paulo.

O sucesso os levou a gravar a seguir o álbum intitulado “Engenho“, resultado de pesquisas sobre o folclore da Ilha de Santa Catarina, realizadas por seus integrantes orientados pelo professor e artista Franklin Cascaes. O Grupo Engenho foi muito incentivado por Cascaes, que também é autor da letra de Carro de Boi, que está neste show, feita em parceria com os músicos Marcelo Muniz e Alisson Mota.

Em 1983, foi convidado pela Lira Paulistana a gravar em São Paulo o seu terceiro álbum, “Força Madrinheira“, distribuído e divulgado em todo o Brasil pela gravadora Continental. Em 1984, o Grupo Engenho se desfez e seus integrantes tomaram caminhos distintos. De 1998 a 2005 o Grupo ressurgiu com a formação: Marcelo Muniz, Cristaldo Souza, Leleco Lemos, Gilson Duarte e Ivan Schmidt, gravando o CD “Movimento”.

Em 2011, o Engenho voltou a fazer shows com quatro integrantes de sua formação mais conhecida, Alisson Mota (violão e voz), Chico Thives (bateria), Claudio Frazê (percussão) e Marcelo Muniz (baixo e voz); além de Marcelo Besen (acordeon), Guto Vieira (violino), Manu Vieira (voz) e Juliano Melego (percussão), reunidos neste projeto.
Grupo Engenho faz show do DVD "De Trés Ont'onte a Dijaôji" no Palco Verão Cultural CIC 2017


Categorias: Janeiro 2017
Tags: show
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito Extensivo 2018 do Projeto Integrar
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 21 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar