FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2017
Espetáculo Infantil "Romeu e Julieta – Shakespeare Para Todos"



Quando: 4 e 11 de fevereiro, às 16 horas
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada

Dias 4 e 11 de fevereiro, sábados, o Teatro Pedro Ivo recebe a apresentação do espetáculo infantil "Romeu e Julieta – Shakespeare Para Todos", uma adaptação do clássico de William Shakespeare, realizada pelo grupo Elefants Núcleo de Arte, de Florianópolis.

Em homenagem a Shakespeare, dramaturgo inglês mais assistido e apreciado de todos os tempos, autor de 37 peças traduzido em mais de 80 idiomas, o Elefants escolheu realizar uma encenação diferente de Romeu e Julieta, um de seus textos dramáticos mais conhecidos e encenados no mundo. Com uma linguagem clown, inovadora, que busca dialogar com todas as idades, a apresentação traz uma concepção inédita. A intenção é aproximar o clássico do público em geral.

A adaptação de Romeu e Julieta – Shakespeare para todos conta a história dos amantes através da narração de Frei Lourenço, que conversa com o público e com os personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. Os personagens principais comunicam-se em alguns momentos através de uma língua criada exclusivamente para o espetáculo: o "palhacês”, ao estilo da "língua do pê”. Por se tratar de uma linguagem clown, de palhaços, as cenas da peça são todas permeadas por jogos e brincadeiras, muitas vezes de interação com o público.

A montagem conserva a essência do texto original, com fragmentos literais da obra e também por meio de elementos visuais, como figurinos, luz e uso de elementos como fumaça, bolhas de sabão e líquidos coloridos. A direção de arte optou pela ausência de cenário, levando o foco aos personagens. Características das vestimentas do século XVI foram mantidas, porém com detalhes que fazem conexão com moda juvenil atual. Há apenas um elemento cênico, uma bancada que ambienta o Frei Lourenço em seu mundo de alquimia e torna compreensível a ideia de que as cenas são memórias deste narrador.

Em 2016, a peça Romeu e Julieta – Shakespeare para todos foi selecionada para integrar o projeto Global Shakespeares do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Universidade dos Estados Unidos. O projeto consiste em uma plataforma que disponibiliza vídeos e textos de montagens teatrais originais de peças de William Shakespeare encenadas no mundo. Assim, a adaptação da Elefants Companhia de Teatro passa a figurar entre 450 vídeos de montagens do mundo todo, das quais, apenas 31 são brasileiras.

A Elefants Companhia de Teatro é um grupo de Florianópolis constituído por artistas com experiência em atuação, direção, iluminação e dança. Tem em seu portfólio as peças A Armadilha de Medusa, que estreou em 2016 e Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim, de 2013. O coletivo, além de peças teatrais, oferece oficinas de teatro, concepção e confecção de figurino e cenário. A partir de 2017, o grupo também oferecerá cursos permanentes de teatro.

Ficha Técnica
Direção Geral: Márcio Cabral
Cenário, figurinos e som: Márcio Cabral
Iluminação: Gabriel Guedert
Fotografia: Larissa Nowak
Realização: Elefants Núcleo de Arte
Elenco:
Romeu: Willian Mario
Julieta: Paula Scheidt
Ama: Marina Bento
Frei Lourenço: Lorenzo Lombardi

Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Espetáculo Infantil "Romeu e Julieta – Shakespeare Para Todos"


Categorias: Fevereiro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Setembro 2017 Prefeitura oferece curso gratuito de idiom... >> Educação / Cursos
até 19 Setembro 2017 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UF... >> Especiais / Outros
até 19 Setembro 2017 2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis t... >> Exposições
até 19 Setembro 2017 Primavera parisiense com mais de três mil ... >> Exposições
até 19 Setembro 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 23 Setembro 2017 Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza - ... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar