FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2017
Espetáculo Infantil "Romeu e Julieta – Shakespeare Para Todos"



Quando: 4 e 11 de fevereiro, às 16 horas
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo
Endereço: Rodovia SC 401, 4600 - Saco Grande
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada

Dias 4 e 11 de fevereiro, sábados, o Teatro Pedro Ivo recebe a apresentação do espetáculo infantil "Romeu e Julieta – Shakespeare Para Todos", uma adaptação do clássico de William Shakespeare, realizada pelo grupo Elefants Núcleo de Arte, de Florianópolis.

Em homenagem a Shakespeare, dramaturgo inglês mais assistido e apreciado de todos os tempos, autor de 37 peças traduzido em mais de 80 idiomas, o Elefants escolheu realizar uma encenação diferente de Romeu e Julieta, um de seus textos dramáticos mais conhecidos e encenados no mundo. Com uma linguagem clown, inovadora, que busca dialogar com todas as idades, a apresentação traz uma concepção inédita. A intenção é aproximar o clássico do público em geral.

A adaptação de Romeu e Julieta – Shakespeare para todos conta a história dos amantes através da narração de Frei Lourenço, que conversa com o público e com os personagens (Romeu, Julieta e sua Ama), fazendo uma ponte entre os dois. Os personagens principais comunicam-se em alguns momentos através de uma língua criada exclusivamente para o espetáculo: o "palhacês”, ao estilo da "língua do pê”. Por se tratar de uma linguagem clown, de palhaços, as cenas da peça são todas permeadas por jogos e brincadeiras, muitas vezes de interação com o público.

A montagem conserva a essência do texto original, com fragmentos literais da obra e também por meio de elementos visuais, como figurinos, luz e uso de elementos como fumaça, bolhas de sabão e líquidos coloridos. A direção de arte optou pela ausência de cenário, levando o foco aos personagens. Características das vestimentas do século XVI foram mantidas, porém com detalhes que fazem conexão com moda juvenil atual. Há apenas um elemento cênico, uma bancada que ambienta o Frei Lourenço em seu mundo de alquimia e torna compreensível a ideia de que as cenas são memórias deste narrador.

Em 2016, a peça Romeu e Julieta – Shakespeare para todos foi selecionada para integrar o projeto Global Shakespeares do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Universidade dos Estados Unidos. O projeto consiste em uma plataforma que disponibiliza vídeos e textos de montagens teatrais originais de peças de William Shakespeare encenadas no mundo. Assim, a adaptação da Elefants Companhia de Teatro passa a figurar entre 450 vídeos de montagens do mundo todo, das quais, apenas 31 são brasileiras.

A Elefants Companhia de Teatro é um grupo de Florianópolis constituído por artistas com experiência em atuação, direção, iluminação e dança. Tem em seu portfólio as peças A Armadilha de Medusa, que estreou em 2016 e Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim, de 2013. O coletivo, além de peças teatrais, oferece oficinas de teatro, concepção e confecção de figurino e cenário. A partir de 2017, o grupo também oferecerá cursos permanentes de teatro.

Ficha Técnica
Direção Geral: Márcio Cabral
Cenário, figurinos e som: Márcio Cabral
Iluminação: Gabriel Guedert
Fotografia: Larissa Nowak
Realização: Elefants Núcleo de Arte
Elenco:
Romeu: Willian Mario
Julieta: Paula Scheidt
Ama: Marina Bento
Frei Lourenço: Lorenzo Lombardi

Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Espetáculo Infantil "Romeu e Julieta – Shakespeare Para Todos"


Categorias: Fevereiro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 26 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar