FaceBook Instagram Twitter


Exposição "D’vinties: design, vintage, retrô e redesign"



Quando: até 24 de fevereiro
Onde: Espaço Cultural BRDE
Endereço: Avenida Hercílio Luz, 617 - Centro
Quanto: Gratuito

Abertura 31 de janeiro às 19h
Visitação até 24 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

Pela primeira vez em sua história, o Espaço Cultural BRDE recebe uma mostra de design, com a exposição “D’vinties: design, vintage, retrô e redesign”, que abre nessa terça-feira, 31 de janeiro, às 19h, com entrada franca.

Realizada pelo Centro Design Catarina, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, a mostra apresenta 45 produtos brasileiros e estrangeiros criados a partir do século XX nas categorias de vintage, retrô ou redesign. A proposta da mostra é identificar o design como produtor de objetos funcionais que podem se transformar em objetos de desejo para o público.

A curadora da mostra e diretora-presidente do Centro Design Catarina, Roselie de Faria Lemos, selecionou 45 produtos físicos e três em representação gráfica. Dentre os materiais está um exemplar da cadeira Red&Blue, criada pelo holandês Gerrit Rietveld, em 1928. A peça é um misto de objeto utilitário e obra de arte e é uma das criações mais conhecidas do design moderno. Aclamada por sua composição única que une formas puras e cores primárias, a cadeira Red&Blue tem uma construção geométrica, composta por duas placas de compensado e algumas ripas de madeira.

Ou tros materiais reunidos para a exposição foram produzidos com redesign de produtos antigos aos quais se acrescentaram novas tecnologias e uma estética mais contemporânea, e também produtos novos que usaram o estilo retrô, com formas mais arredondadas encontradas em produtos das décadas de 1930, 1940 e 1950.

De acordo com Roselie de Faria Lemos, a ideia é surpreender o visitante com design de produtos antigos que permanecem contemporâneos. “É uma oportunidade de o público conhecer mais sobre os produtos, relacionando-os com o contexto histórico no qual foram desenvolvidos”, explica Roselie.

Para a administradora do Espaço Cultural BRDE, Paula Borges, a iniciativa de trazer uma mostra de design tem como objetivo ampliar a discussão sobre como o design se transforma em arte. “O bom design une o encantamento com a funcionalidade. Trazer algumas peças icônicas nos ajuda a refletir sobre o papel do design também como manifestação artística”, afirma.
Exposição "D’vinties: design, vintage, retrô e redesign"


Categorias: Fevereiro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Maio 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar