FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Março 2017
Sesc realiza Mostra de Cinema de Animação Hayao Miyazaki com entrada gratuita



Quando: de 28 a 30 de março, às 19 horas
Onde: Teatro do SESC Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/261403520966620

De 28 a 30 de março, o Sesc em Santa Catarina leva a Mostra de Cinema de Animação Hayao Miyazaki para sete cidades catarinenses: nas Unidades em Florianópolis (Prainha), Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Lages, Chapecó e Cine Teatro Mussi em Laguna, com entrada franca.

Serão exibidas três obras-primas do cineasta, considerado um dos mestres da animação japonesa: “Meu Amigo Totoro” (28), “Princesa Mononoke” (29) e “Nausicaä do Vale do Vento” (30). Os ingressos gratuitos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local do evento.

Miyazaki é membro fundador do “Studio Ghibli”, consagrado estúdio de animação do Japão e contribuiu fortemente para o desenvolvimento do gênero no mundo, trazendo maior profundidade e beleza. Em 2014, recebeu um Oscar Honorário pelo seu impacto no cinema – o segundo de sua carreira. Em 2003 ganhou a estatueta de Melhor Filme de Animação com “A Viagem de Chihiro”.

Em sua filmografia o diretor aborda temas recorrentes como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia, sempre com muita poesia e um efeito visual encantador. Miyazaki costuma retratar os protagonistas como pessoas fortes, independentes, e na maioria das vezes aposta na figura feminina.

A programação abre no dia 28 de março com “Meu Amigo Totoro” (1995). O filme conta a história de Mei, uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal que a leva a um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para sua casa.

No dia 29 de março será exibido o filme “Princesa Mononoke” (1997), uma fábula sobre a eterna luta entre o homem e a natureza, sem bons ou maus, vencedores ou perdedores. Cada um lutando por sua própria sobrevivência. A história começa quando a aldeia de Ashitaka é invadida por um estranho demônio, e quem resolve enfrentá-lo é o corajoso príncipe. Ele luta com o bicho e consegue matá-lo, mas antes fica com o braço ferido e é contaminado por uma maldição. Ele irá se corroer pelo ódio até se tornar um demônio igual ao outro e morrer, a não ser que ele vá atrás da cura na floresta proibida. É aí que começa a jornada de Ashitaka, que vai enfrentar animais fantásticos, princesas amaldiçoadas e os mistérios da natureza. O príncipe vai conhecer também os homens que querem destruir a floresta e a pequena San, ou Princesa Mononoke.

A mostra encerra no dia 30 de março com “Nausicaã do Vale do Vento” (1985). Nesta animação, a humanidade se esforça em sobreviver em um mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios, mil anos após os "7 Dias de Fogo", um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Isolados um dos outros pelo "Mar da Corrupção" e uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaã, é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo dos reinos vizinhos.

28/03 (ter): “Meu amigo Totoro” (Tonari no Totoro, Japão, 1988, 86’, Studio)
Sinopse: Satsuki e Mei vão morar no interior para ficarem mais próximas da mãe, que está internada em um hospital. Seu novo vizinho, Totoro, é um curioso ser, cuja moradia é a árvore de cânfora ao lado da nova casa.
Classificação: Livre

29/03 (qua): “Princesa Mononoke” (Mononoke¬hime, Japão, 1997, 134’, Studio Ghibli).
Sinopse: O guerreiro Ashitaka é atacado por um demônio que o amaldiçoa. Para compreender o mal que o aflige, ele viaja para as terras de um outro clã. Nestas terras se depara com a luta entre humanos e os deuses da floresta e encontra a princesa Mononoke, que foi criada por lobos.
Classificação: 12 anos

30/03 (qui): “Nausicãa do Vale dos Ventos” (Kaze no tani no Naushika, Japão, 1984, 117’, Topcraft).
Sinopse: Após os 7 Dias de Fogo, o mundo sofre com ecossistemas tóxicos e a humanidade se encontra em frangalhos. Nausicaä, a princesa do Vale do Vento, tenta compreender o que está acontecendo com a natureza e salvar a humanidade da sua própria belicosidade.
Classificação: 12 anos Sesc realiza Mostra de Cinema de Animação Hayao Miyazaki com entrada gratuita

Categorias: Março 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 24 Junho 2017 Roteiro Histórico "Floripa Imperial&q... >> Especiais / Outros
até 29 Junho 2017 Inscrições para 1.942 vagas gratuitas em 5... >> Educação / Cursos
até 15 Julho 2017 10ª edição da Feira de Artes Entremostras >> Exposições
até 24 Julho 2017 Aulas gratuitas de Tango no Palácio Cruz e... >> Dança
até 01 Outubro 2017 Projeto literário de âmbito nacional "... >> Educação / Cursos
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar