FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Abril 2017
13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês



Quando: 27 e 28 de abril, a partir das 9h30
Onde: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/188741068300325

A 13ª edição do congresso internacional e interdisciplinar “The 13th Annual Irish Theatrical Diaspora: Irish Theatre and Latin America” (Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês) será realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, no auditório Henrique Fontes localizado no Centro de Comunicação e Expressão (CCE, Bloco B) e no Teatro da UFSC, nos dia 27 e 28 de abril de 2017. É a primeira vez que o evento acontece num país da América Latina.

O Irish Theatrical Dispora Conference é um evento internacional itinerante de Literatura e Teatro Irlandês, e em sua 13ª edição terá como tema o Teatro Irlandês e a América Latina. O evento contará com a apresentação gratuita e exclusiva de duas peças no Teatro da UFSC.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia anterior ao evento, pelo link

A organização da edição brasileira do evento faz parte do desenvolvimento da pesquisa e ensino de Estudos Irlandeses do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC, do Grupo de Pesquisa em Estudos Irlandeses (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC.

O projeto Irish Theatrical Diaspora foi fundado por Nicholas Greene, professor e pesquisador de Trinity College, Dublin, e Patrick Lonergan, professor e pesquisador da NUIG e palestrante nesse evento, em 2002, com colaboradores de diversas universidades internacionais. A primeira edição do evento ocorreu em Dublin, dois anos após a sua concepção. O Irish Theatrical Diaspora é um congresso internacional itinerante e, desde 2004, ocorre anualmente. O congresso já foi realizado em diversos países e regiões: Irlanda, Irlanda do Norte, Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, França e República Tcheca. Observe-se que o evento já aconteceu na Europa, na América do Norte e na Oceania. Cumpre frisar que no ano de 2017 será realizado pela primeira vez em um país na América Latina

O objetivo precípuo desse congresso é reunir acadêmicos, professores, estudantes e profissionais de teatro da Irlanda, do Brasil e outros países da América Latina, como México, Argentina e Peru, para discutir a história do estudo, ensino e prática do teatro irlandês no Brasil e América Latina, bem como questões teóricas relacionadas a processos de internacionalização, globalização, interculturalismo e tradução. O congresso pretende dinamizar a relação entre teoria e prática e, para tal, inclui duas apresentações teatrais: leitura da peça “Eclipsed”, de Patricia Burke Broghan, com tradução e direção de Alinne Fernandes e elenco com alunos de Artes Cênicas da UFSC, e “As Duas Mortes de Roger Casement”, com texto e direção de Domingos Nunez e elenco da Cia Ludens, de São Paulo.

O teatro irlandês pode ser estudado em dois contextos distintos, porém complementares: na Irlanda e no cenário internacional. Se, por um lado, o chamado Renascimento Irlandês e o Teatro Nacional Irlandês estabeleceram uma tradição nacional autóctone; por outro lado, a emigração e o deslocamento provisório de autores como Jonathan Swift, Bernard Shaw, Oscar Wilde e Samuel Beckett, fizeram com que o teatro irlandês passasse a ser mais explorado nos contextos do fim do século XIX e do modernismo na Inglaterra e na Europa Continental. Ademais, a diáspora do povo irlandês e as turnês das companhias irlandesas de teatro fora da Irlanda ampliaram a atuação e disseminação da dramaturgia irlandesa no palco internacional. No período contemporâneo, o teatro irlandês também pode ser visto no quadro nacional, ou em contextos de internacionalização, globalização e interculturalismo, na Irlanda e no âmbito internacional.

Os profissionais envolvidos no evento são docentes e discentes da UFSC, UDESC, USP, UNESP e National University of Ireland Galway; praticantes de teatro do Brasil, Peru, México e Argentina; palestrantes nacionais e internacionais; bem como elencos de atores integrados por estudantes de Artes Cênicas, da UFSC, e profissionais da Cia Ludens, de São Paulo. Estarão também presentes o Embaixador da Irlanda no Brasil, Sr. Brian Glynn, e a Cônsul Geral da Irlanda no Brasil, Sra. Sharon Lennon.

A comissão organizadora do evento é composta pelos seguintes membros: Beatriz Kopschitz Bastos, Alinne Fernandes, Maria Rita Viana, Anelise Corseuil e Patrick Lonergan. A comissão conta, também, com o apoio de uma equipe de monitores, formada por alunos de Pós-graduação (Ketlyn Mara Rosa, Janaina Mirian Rosa, Marina Amaral, Eloísa Dall’Bello, Eduardo Santos, Frandor Marc Machado e Vinicius Horst) e de Graduação (Sophia Catarina Rosa e Gabriela Zetehaku).

Da realização do evento resultará a publicação de um volume temático do periódico Ilha do Desterro, reunindo artigos relacionados à temática do evento e contribuindo para uma disseminação mais ampla das discussões e fortuna crítica do congresso. De edições anteriores do evento resultaram publicações de coletâneas de artigos sobre as questões discutidas, como, por exemplo, Irish Theatre on Tour (2005), ed. Nicholas Greene e Christopher Morash; Irish Theatre in England (2007), ed. Richard Alan Cave e Ben Levitas; Irish Theatre in America (2009), ed. John Harrington.

Programação

27 de abril
Abertura do evento com Embaixador da Irlanda no Brasil Brian Glynn, Consul Geral da Irlanda Sharon Lennon, equipe DLLE, PPGI, e UFSC. Haverá palestras, mesas-redondas, e colóquios com pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais.
E o dia contará também com a performance da peça "As Duas Mortes de Roger Casement" no Teatro da UFSC. Escrita e dirigida por Domingos Nunez. Música de Alberto Heller. Elenco da Cia. Ludens (SP). Produzida por Beatriz Kopschitz Bastos e Silvia Marcondes Machado.

28 de abril
Palestras e mesas-redondas com pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais, e uma entrevista com Domingos Nunez (Cia Ludens – SP) e com a leitura encenada da peça “Eclipse” no Teatro da UFSC. Peça escrita por Patrícia Burke Brogan. Traduzida e dirigida por Alinne B. P. Fernandes (UFSC), com sugestões de Sassá Moretti (UFSC). Elenco de alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC.



13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês

Categorias: Abril 2017
Deixe seu comentário!
comentários







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Maio 2017 10° Múltipla Dança - Festival Internaciona... >> Teatro / Circo
até 26 Maio 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 26 Maio 2017 11º FITA - Festival Internacional de Teatr... >> Teatro / Circo
até 27 Maio 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 29 Maio 2017 Oficina gratuita de arte-animação "Re... >> Educação / Cursos
até 30 Maio 2017 "Poéticas Diaspóricas" com minic... >> Cinema Gratuito
Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter
Buscar