FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2017
Mostra de cultura japonesa no IFSC com palestra, exibição de filme e oficinas gratuitas



Quando: 10 e 11 de maio
Onde: IFSC Câmpus Florianópolis Continente
Endereço: Rua 14 de Julho, 150 - Coqueiros
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1106531422785142

Nos dias 10 e 11 de maio, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com Nipocultura realiza a mostra de cultura japonesa no Câmpus Florianópolis-Continente, que promoverá atividades culturais inteiramente gratuitas e abertas a comunidade, com objetivo de disseminar os aspectos culturais do Japão. Dentre as atividades serão ofertadas palestra, oficina gastronômica, oficinas de arte e exibição de filme.

O evento traz três oficinas entre outras atividades:
- Preparação de TOFU e aproveitamento de seus resíduos
- Oficina prática de ORIGAMI
- Oficina prática de FUROSHIKI

Evento GRATUITO. Interessados em participar das atividades devem obrigatoriamente fazer inscrição no link

Cronograma das Atividades:

10/05 14h - Palestra sobre MOTTAINAI e Oficina de TOFU
10/05 19h - Exibição de FILME: "AN" - Sabor da Vida
11/05 15h - Oficina de ORIGAMI (vespertino)
11/05 18h - Oficina de ORIGAMI (noturno)
11/05 16h - Oficina de FUROSHIKI (vespertino)
11/05 19h - Oficina de FUROSHIKI (noturno)

Dia 10/5/2017
Período vespertino das 14horas as 18 horas:
PALESTRA SOBRE O CONCEITO DE MOTTAINAI acompanhada da realização de Worshop de TOFU e aproveitamento de seus resíduos - o OKARA
Local: Sala 4 e Laboratório de Panificação IFSC Campus Continente.
Público: 20 inscritos (comunidade interna e externa)
Mottainai
​Traduz-se por desperdício, mas no Japão sua significação é mais ampla; envolve um estado de espírito que expressa profundo respeito pelos recursos da natureza, advindo como consequência, o consumo consciente com cuidado e parcimônia, e uma certa paz interior e gratidão quando se utilizam adequadamente apenas os necessários recursos. Mottainai significa então, a atitude grata e respeitosa de cuidar e se relacionar com a natureza e com a vida.
Tofu (豆腐) é feito da coalhada da soja, prensada em blocos através de um processo semelhante a fabricação de queijo. É uma excelente fonte de proteínas na culinária japonesa, além de ser um ingrediente importante para quem segue uma dieta vegetariana. O tofu também é um alimento versátil, podendo ser usado em uma grande variedade de preparações doces e salgadas.
Considerado um alimento altamente nutricional, o Tofu fornece 44% das necessidades diárias de cálcio, 9% de magnésio, e 40% de ferro e também contém pequenas quantidades de vitamina K, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, ácido fólico, colina, fósforo, selênio e magnésio. Além disso, possui baixo teor de gordura e calorias e pode ser consumido por celíacos, pois é isento de glúten. Possui também substâncias que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim.
Seu resíduo, o OKARA pode ser utilizado de várias formas, como exemplo, farofa, croquete e hambúrguer.
A demonstração de como fazer tofu e a utilização de seus resíduos será ministrada por MIDORI KOBASHIGAWA DE BARROS. A Demonstração terá duração estimada de 3 horas.

Dia 10/5/2017
Período Noturno das 19h as 21h:
SESSÃO DE CINEMA. Exibição do filme “AN” - Sabor da Vida
Local: sala 3
Público: 40 inscritos

Dia 11/5/2017
Período vespertino 15hs as 15h50m: oficina de origami
Local: Laboratório de Restaurante
Público: 20 pessoas

Dia 11/5/2017
Período noturno 18h as 19h: oficina de origami
Local: Laboratório de Bebidas
Público: 20 pessoas

ORIGAMI ​é a arte japonesa de dobrar o papel.
Segundo alguns estudiosos do origami, o costume de dobrar papéis é tão antigo quanto o surgimento do papel na China. No Japão, o papel foi introduzido entre os séculos V e VI por monges budistas chineses - era considerado um artigo de luxo. Desta forma, a arte do origami era executada apenas pela nobreza. No Período Edo (1600-1867) a prática se estendeu às mulheres e crianças e a partir de então, incluída como matéria escolar. O origami exercita a ​paciência​, a ​humildade​, a ​simplicidade​, a ​dedicação e a ​habilidade manual e intelectual​. Como em toda arte japonesa, cada dobradura é única e decisiva. Se errarmos, como na vida, o vinco ficará para sempre. A prática desta arte nos ensina a vivenciar intensamente cada ato​, a ​valorizar o momento​, a ​ter controle de si mesmo​.
Na oficina de origami serão produzidos dobraduras que podem ser utilizadas em decoração de festas e também como embalagens para produtos de festas.

Dia 11/5/2017
Período vespertino 16h15m as 17h: oficina prática de furoshiki
Público: 15 pessoas

Dia 11/5/2017
Período noturno 19h15m as 20h: oficina prática de furoshiki
Público: 15 pessoas

Furoshiki ​é uma tradicional técnica japonesa de dobradura em tecido muito utilizada para transportar roupas, presentes, comidas entre outros bens. É comum ser usado para o transporte de obentô (marmita japonesa) e ainda servir de toalha de mesa para a refeição. Essa técnica é datada do período Edo, quando o furoshiki era utilizado para embrulhar roupas dos frequentadores dos banhos públicos.
O nome furoshiki se escreve com os ideogramas “furo” (banho) e “shiki” (estender, abrir, espalhar). Além da utilidade dos tempos feudais, hoje o furoshiki assumiu uma proposta ecológica - pela dispensa de embalagens que serão descartadas - e por ser muito charmoso e versátil. Os tecidos possuem normalmente formato quadrado e podem ser de seda, nylon ou algodão. No Japão,os tecidos pintados com a técnica shibori são muito usados.
As dobraduras em tecidos podem ser aplicadas na confecção de “marmitas” e mesmo lembranças de festas, sacolas para carregar alimentos, uniformes e bebidas, útil para os alunos e comunidade.
Conteúdo prático realizado na oficina:
• 2 modelos de bolsa;
• 2 modelos de bolsa para garrafas;
• 2 modelos de obento (marmita)

Parceria com Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão ASBBJ
Mostra de cultura japonesa no IFSC com palestra, exibição de filme e oficinas gratuitas


Categorias: Maio 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 22 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 22 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Julho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar