FaceBook Instagram Twitter


Coletivo Kurima realiza 6º Reflexões sobre o 13 de Maio com atividades culturais gratuitas



Quando: de 9 a 12 de maio, 25/05 e 27/07
Onde: CFH e CCE, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/408990846168025

O Coletivo Kurima Estudantes Negras e Negros da UFSC realiza o VI Reflexões sobre o 13 de Maio – Descolonizando o Pensamento, de terça-feira a sexta desta semana, de 8 a 13 de maio, com continuação nos dias 25 de maio e 27 de julho de 2017. Estão previstas diversas atividades culturais no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os eventos são abertos ao público. Confira a programação.

A ação será realizada em referência a data histórica da Abolição da Escravatura no Brasil – 13 de maio 1888, memória de momento importante para a vida de africanos e seus descendentes afro-brasileiros. O objetivo é promover intervenções e dar visibilidade à crítica, à data tida como da “definitiva finalização e ausência” de: exploração, liberdade, direitos, torturas e mortes a um povo explorado e violentado por outro e que ainda o é.

O evento tem como proposta da participação de docentes e discentes nas rodas de conversas e propostas de ensino como debate em sala sobre os filmes que serão instalados como proposta performática de como lidar com a 10.639/03, oficinas abertas para estudantes e rodas de conversa com temática específica.

O Coletivo, que completa também neste 13 de maio seis anos, foi criado por estudantes negros e negras da UFSC que sentiram necessidade de abordar temas referentes ao negro no Brasil e os contextos que afetaram o seu dia-a-dia na universidade. A primeira reunião ocorreu em 13 de maio de 2011, no CFH. Desde a sua fundação, o Coletivo Kurima tem buscado fortalecer os conhecimentos sócio-políticos, históricos, culturais e artísticos da África e dos afro-brasileiros.

PROGRAMAÇÃO

09/05 - terça–feira

7h30min, 13h30min e 18h30min - Performance “Para Quem Quiser Descolonizar o Pensamento” – Instalação performática construída pelo Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro, Coletivo Kurima, estudantes colaboradores da graduação e pós graduação UFSC. Coordenação Roberta Lira.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

10h10min - Abertura da ação e da exposição “Ensaio Fotográfico: A Beleza de Nossos Corpos Negros” – Projeto Dossiê Kurima – Estética Negra. Fotografia: Diana Souza, Design Gráfico: Léo Rosa, Coordenação Geral: Roberta Lira. Intervenções artístico culturais, exibição de curta da exposição e roda de conversa.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

14h e 16h - Poéticas Diaspóricas oferece o minicurso das 13h30 às 15h30 “Rompendo Silenciamentos: diálogos entre a literatura afro-alemã e afro-brasileira” Ministrante: Tradutora e mestranda Jessica Oliveira.
- Local: sala Hassis, bloco B – CCE/UFSC.

16h às 18h - “Contação de Histórias do Sul da Nigéria” Ministrante: Tradutor e doutorando Fabrício Cassilhas.
- Local : sala Hassis, bloco B – CCE/UFSC.

18h30min - Oficina/Instalação artística no CFH, como Coletivo Kurima. Atividade com estudantes das disciplinas das disciplinas de Ética Teatral e Teatro de Animação do curso de Artes Cênicas, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), coordenada pela professora, artivista-militante-estudante do referido curso Roberta Lira.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

20h30min - Direitos negados e ensino eurocentrado. Oficina e curtas com estudantes e professores das turmas do CFH e outros centros com Coletivo Kurima e convidados.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

10/05 - quarta–feira

Oficina e curtas. E o racismo institucional em sala de aula pode? Por que ainda existe tão livre? #meuprofessorracista – depoimentos. Rodas de conversas e performances artísticas. Atividades com estudantes e professores.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

19h30min - Sarau do Poéticas Diapóricas. Presença das escritoras e estudantes d a pós graduação UFSC Nana Martins e Mariana Queiroz – microfone aberto.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

11/05 - quinta–feira

Oficina Epistemicídio, Epistemologia africana, afro-brasileira, das diásporas e a necessária diversidade epistemológica no ensino da UFSC. Atividades com estudantes e professores das turmas – roda de conversa. Coletivo Kurima e Convidados.
- Local: Hall das salas de aula do CFH.

12/05 – sexta–feira

19h30min - Cine Paredão com Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro e Coletivo Kurima – Exibição com Jorge Roger estudantes de Cinema (UFSC) - Roda de Conversa.
Filme: Compasso de Espera (1973)
Direção: Antunes Filho.
- Local Hall das salas de aula do CFH.

25/05 – quinta–feira

18h30 - Abertura com Performance “Por que Refletir o 13 de Maio e Descolonizar o Pensamento?” com Vozes de Zambi: Expressão Vocal e Consciência Negra (UFSC).

20h - Espetáculo Preta-à- Porter com o Coletivo Negras Experimentações Grupo de Arte (NEGA/UDESC).
- Local: Centro de Artes Cênicas da UFSC

20h30 - Roda de conversa com Coletivo Kurima, Coletivo NEGA, Vozes de Zambi, estudantes do Curso de Artes Cênicas e público em geral.
- Local: Prédio D do (CCE) - sala caixa preta – térreo.

27/07 – sábado

Djumbaizão – confraternização e gravação de documentário com estudantes negros brasileiros, intercâmbistas africanos e de suas diásporas.

Realização: Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSF e Kurima Bantu Mulheres Mudempodiro.
Parceria: Poética Diaspórica (CCE), Coletivo NEGA, Cine Paredão, CFH/ UFSC.
Apoio: UFSC, SINTUFSC, Nelool (CCE), Curso de Artes Cênicas -UFSC.
Coletivo Kurima realiza 6º Reflexões sobre o 13 de Maio com atividades culturais gratuitas


Categorias: Julho 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar