FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2017
Cine Paredão apresenta Mostra de Aniversário Brazil da Exceção



Quando: 07 Julho 2017, Sexta-feira, às 19 horas
Onde: Bosque do CFH da UFSC, Cine Paredão
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/144261866141789

Em comemoração ao seu 9º aniversário o Cine Paredão exibe de 26 a 30 de Junho a Mostra Brazil da Exceção, sempre às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, de graça e ao ar livre, com rodas de conversa nos finais das sessões.

“Vivemos há decênios num estado de exceção que se tornou regra, exatamente assim como acontece na economia em que a crise se tornou a condição normal. O estado de exceção _que deveria sempre ser limitado no tempo_ é, pelo contrário, o modelo normal de governo, e isso precisamente nos estados que se dizem democráticos. Poder-se-ia afirmar hoje que o Estado considera todo cidadão um terrorista virtual. Isso não pode senão piorar e tornar impossível aquela participação na política que deveria definir a democracia. Uma cidade cujas praças e cujas estradas são controladas por videocâmeras não é mais um lugar público: é uma prisão.”
(Giorgio Agamben)

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira – 26/06:
DOSSIÊ JANGO
Direção: Paulo Henrique Fontenelle
Roteiro: Paulo Henrique Fontenelle
Elenco: João Vicente Goulart, Carlos Diegues, Flávio Tavares, Zelito Viana, Luiz Carlos Barreto, Carlos Lyra, Ferreira Gullar, Leonel Brizola, Carlos Heitor Cony, Miguel Arraes.
Ano: 2013
Duração: 1h42m
SINOPSE: João Goulart havia sido eleito democraticamente presidente do Brasil, mas foi expulso do cargo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964. Depois disso, Jango viveu exilado na Argentina, onde morreu em 1976. As circunstâncias de sua morte no país vizinho não foram bem explicadas até hoje. Seu corpo foi enterrado imediatamente após a sua morte, aumentando as suspeitas de assassinato premeditado. Este documentário traz o assunto de volta à tona e tenta esclarecer publicamente alguns fatos obscuros da história do Brasil.

Terça-feira – 27/06:
ELENA
Direção: Petra Costa
Roteiro: Petra Costa e Carolina Ziskind
Elenco: Elena Andrade, Petra Costa, Li An.
Ano: 2012
Duração: 1h22m
SINOPSE: Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

Quarta-feira – 28/06:
DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO
Direção: Pedro Asbeg
Roteiro: Arthur Muhlenberg
Elenco: Casagrande, Edgard Scandurra, Fernando Henrique Cardoso, Frejat, Luis Inácio Lula da Silva, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Paulo Miklos, Serginho Groisman, Sócrates.
Ano: 2013
Duração: 1h30m
SINOPSE: Durante o ano de 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido a grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.

Quinta-feira – 29/06:
TATUAGEM
Direção: Hilton Lacerda
Roteiro: Hilton Lacerda
Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe, Sylvia Prado, Ariclenes Barroso.
Ano: 2013
Duração: 1h50m
SINOPSE: Recife, 1978. Clécio Wanderley é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete, com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha, que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

ATENÇÃO: O FILME MARIGHELLA QUE SERIA EXIBIDO NO DIA 30 DE JUNHO FOI ADIADO PARA O DIA 07 DE JULHO EM VIRTUDE DA PARALIZAÇÃO GERAL DOS SERVIDORES DA UFSC.

Sexta-feira – 07/07:
MARIGHELLA
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Roteiro: Isa Grinspum Ferraz
Elenco: Lázaro Ramos.
Ano: 2011
Duração: 1h40m
SINOPSE: Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido Manual do Guerrilheiro Urbano, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar. Mas quem foi esse homem, mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável? Esse filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva, sobre um homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e transformá-lo através de sua ação.

SOBRE O PROJETO:
Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem visual sofre grande influência na construção e formação da subjetividade dos indivíduos. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, das quais não estão disponíveis ou são de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm um caráter não comercial e nos proporciona pensar e refletir o cinema como arte em constante evolução, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizado ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões nesse semestre acontecem quinzenalmente nas sextas-feiras, às 19 horas.
Cine Paredão apresenta Mostra de Aniversário Brazil da Exceção


Categorias: Julho 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Setembro 2017 Inscrições de artesãos e trabalhadores man... >> Especiais / Outros
até 22 Setembro 2017 2ª Semana Inclusiva Grande Florianópolis t... >> Exposições
até 22 Setembro 2017 Projeto Capoeira da Ilha promove aulas gra... >> Esportes
até 22 Setembro 2017 Curso sobre Cinema no Museu Histórico de S... >> Educação / Cursos
até 22 Setembro 2017 Primavera parisiense com mais de três mil ... >> Exposições
até 23 Setembro 2017 Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza - ... >> Esportes


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar