FaceBook Instagram Twitter


Espetáculo "Eureka!" conta história das grandes invenções com 200 bailarinos e música ao vivo



Quando: 05 Julho 2017, quarta-feira, às 20h30min
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$60 inteira e R$30 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/894282797379815

O espetáculo "Eureka!", que foi sucesso de público em sua estreia no fim do ano passado, terá uma nova apresentação no Teatro Ademir Rosa (CIC) na próxima quarta-feira, 5 de julho, às 20h30.

Com direção de Marina Coura, realizadora há sete anos do festival internacional de sapateado Floripa Tap, a montagem conta a história de grandes criações e descobertas com recursos cênicos desafiadores, incluindo objetos móveis no palco com interação dos bailarinos em diferentes modalidades de dança. Sapateado, jazz, dança contemporânea, balé, street dance e dança de salão estão em "Eureka!", que conta com 200 bailarinos profissionais e estudantes, que apresentam diferentes coreografias em 1h45 de duração.

Uma atração à parte de "Eureka!" será parte da trilha sonora executada ao vivo pelos músicos do Grupo Livre de Percussão (GLiP): Márcio Bicaco, André FM, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, e o pianista Pedro Torres, que tocará uma música durante a coreografia que representa a invenção do cinema, retratando a época do cinema mudo. Os músicos da GLiP tocam latões de metal, representando a ideia de recriar a percussão e valendo-se dos diferentes timbres do próprio latão.

O espetáculo terá também a participação do percussionista Alexandre Damaria tocando berimbau. Ele é parceiro de Marina Coura em su as pesquisas e apresentações de sapateado no ritmo de gêneros musicais brasileiros, um caminho novo que ela trilha enquanto o sapateado norte-americano, baseado no clássico jazz, experimenta uma pegada de funk e música pop. Além de sapatear ao ritmo do samba, um dos destaques nesse trabalho é sua ousadia ao codificar com o sapateado a parte rítmica do maracatu, gênero que é patrimônio cultural pernambucano.

Uma escada de vidro sobre a qual dançarinos executam seus passos, e uma roda que gira com números diferentes de bailarinos no seu interior e exterior são alguns dos destaques do espetáculo que mostra invenções que marcaram o mundo. Da roda à fotografia, passando pelo surgimento do cinema, os bailarinos de diversas faixas etárias, mesclando profissionais e alunos da escola Garagem da Dança, mostrarão seu talento no palco. "Sempre buscamos inovar para mostrar como é possível abrir novos caminhos por meio da dança. A ideia é trazer para o palco também novidades em cenografia e coreografias inspiradas em espetáculos do mundo”, conta Marina Coura.

O cenário de "Eureka!" foi criado pelo artista plástico e cenógrafo Antônio Chiarello, que conta com 20 anos de experiência em espetáculos. No palco os dançarinos vão interagir com efeitos tecnológicos, iluminação e elementos de cenário desafiadores. No encerramento, uma performance celebra a alegria de criar com destacada participação dos músicos tocando ao vivo.

Marina Coura é diretora da Garagem da Dança e realizadora do Floripa Tap, festival internacional de sapateado que há sete anos reúne grandes nomes da dança nacional e do exterior em Florianópolis. Em 2016, Marina Coura levou para o Rio de Janeiro uma amostra do seu trabalho em sapateado com o projeto “Floripa Tap nas Olimpíadas”, selecionado pela Funarte, e que contou com uma semana de oficinas e espetáculos gratuitos no Teatro Dulcina.
Espetáculo "Eureka!" conta história das grandes invenções com 200 bailarinos e música ao vivo


Categorias: Julho 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar