FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Julho 2017
Espetáculo "Eureka!" conta história das grandes invenções com 200 bailarinos e música ao vivo



Quando: 05 Julho 2017, Quarta-feira, às 20h30min
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$60 inteira e R$30 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/894282797379815

O espetáculo "Eureka!", que foi sucesso de público em sua estreia no fim do ano passado, terá uma nova apresentação no Teatro Ademir Rosa (CIC) na próxima quarta-feira, 5 de julho, às 20h30.

Com direção de Marina Coura, realizadora há sete anos do festival internacional de sapateado Floripa Tap, a montagem conta a história de grandes criações e descobertas com recursos cênicos desafiadores, incluindo objetos móveis no palco com interação dos bailarinos em diferentes modalidades de dança. Sapateado, jazz, dança contemporânea, balé, street dance e dança de salão estão em "Eureka!", que conta com 200 bailarinos profissionais e estudantes, que apresentam diferentes coreografias em 1h45 de duração.

Uma atração à parte de "Eureka!" será parte da trilha sonora executada ao vivo pelos músicos do Grupo Livre de Percussão (GLiP): Márcio Bicaco, André FM, Osvaldo Pomar e Diogo Costa, e o pianista Pedro Torres, que tocará uma música durante a coreografia que representa a invenção do cinema, retratando a época do cinema mudo. Os músicos da GLiP tocam latões de metal, representando a ideia de recriar a percussão e valendo-se dos diferentes timbres do próprio latão.

O espetáculo terá também a participação do percussionista Alexandre Damaria tocando berimbau. Ele é parceiro de Marina Coura em suas pesquisas e apresentações de sapateado no ritmo de gêneros musicais brasileiros, um caminho novo que ela trilha enquanto o sapateado norte-americano, baseado no clássico jazz, experimenta uma pegada de funk e música pop. Além de sapatear ao ritmo do samba, um dos destaques nesse trabalho é sua ousadia ao codificar com o sapateado a parte rítmica do maracatu, gênero que é patrimônio cultural pernambucano.

Uma escada de vidro sobre a qual dançarinos executam seus passos, e uma roda que gira com números diferentes de bailarinos no seu interior e exterior são alguns dos destaques do espetáculo que mostra invenções que marcaram o mundo. Da roda à fotografia, passando pelo surgimento do cinema, os bailarinos de diversas faixas etárias, mesclando profissionais e alunos da escola Garagem da Dança, mostrarão seu talento no palco. "Sempre buscamos inovar para mostrar como é possível abrir novos caminhos por meio da dança. A ideia é trazer para o palco também novidades em cenografia e coreografias inspiradas em espetáculos do mundo”, conta Marina Coura.

O cenário de "Eureka!" foi criado pelo artista plástico e cenógrafo Antônio Chiarello, que conta com 20 anos de experiência em espetáculos. No palco os dançarinos vão interagir com efeitos tecnológicos, iluminação e elementos de cenário desafiadores. No encerramento, uma performance celebra a alegria de criar com destacada participação dos músicos tocando ao vivo.

Marina Coura é diretora da Garagem da Dança e realizadora do Floripa Tap, festival internacional de sapateado que há sete anos reúne grandes nomes da dança nacional e do exterior em Florianópolis. Em 2016, Marina Coura levou para o Rio de Janeiro uma amostra do seu trabalho em sapateado com o projeto “Floripa Tap nas Olimpíadas”, selecionado pela Funarte, e que contou com uma semana de oficinas e espetáculos gratuitos no Teatro Dulcina.
Espetáculo "Eureka!" conta história das grandes invenções com 200 bailarinos e música ao vivo


Categorias: Julho 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Novembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar