FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2017
Pianista Maria Teresa Madeira apresenta obras de Ernesto Nazareth em concerto e palestra gratuitos



Quando: 17 e 18 de agosto
Onde: Ceart Udesc, Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Quanto: Gratuito

Nos dias 17 e 18 de agosto, a pianista Maria Teresa Madeira, vencedora do Prêmio de Música Brasileira da Funarte de 2012, realizará um concerto e uma palestra, em Florianópolis.

Na quinta-feira, dia 17 de agosto, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Maria Teresa apresentará o concerto de lançamento do CD "Integral de Ernesto Nazareth" em que interpreta a obra completa para piano de Nazareth. O concerto é gratuito e os ingressos devem ser retirados no TAC uma hora antes da apresentação.

Já na próxima sexta-feira, 18, Maria Teresa ministrará uma palestra sobre a obra de Ernesto Nazareth. A atividade começa às 16h, no Auditório do Departamento de Música (DMU), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com entrada gratuita e aberta ao público.

Maria Teresa cursa doutorado na Unirio e se dedica ao trabalho de Nazareth desde os anos 80. Ernesto Nazareth (1863-1934), foi um pianista brasileiro, um dos principais do maxixe e conhecido também por misturar música popular com gêneros clássicos. Na palestra, Madeira falará da importância de Nazareth na história da música brasileira, seu estilo diversificado e sua contribuição para a literatura pianística.

Os eventos ocorrem em parceria entre o programa de extensão Piano em Foco, da Udesc, e a Alpha Cursos e Consultoria (ES), com a coordenação local de Ana Paula S.Thiago.

Sobre a Artista

Maria Teresa Madeira é bacharel em piano pela Escola de Música da UFRJ, mestre em Música pela Universidade de Iowa, Estados Unidos, e doutoranda na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Como solista, já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Pró Música e Sinfônica Nacional da UFF; e como camerista tem se apresentado ao lado de importantes músicos brasileiros e internacionais, sempre priorizando a divulgação da música brasileira.

Especialista em Ernesto Nazareth, dedica-se a sua obra desde a década de 1980, com diversos concertos e CDs em sua homenagem. Sua discografia conta com mais de 30 CDs, como solista ou camerista, e sua trajetória sempre esteve ligada à música de Ernesto Nazareth, seja nos diversos concertos em que apresenta suas obras, seja nos CDs que gravou inteiramente dedicados a ele, tais como “Sempre Nazareth” (Kuarup, 1997), e “Ernesto Nazareth Vol.1 e Vol.2” (Sonhos e Sons, 2003), este último indicado ao Grammy Latino.

Em 2013, foi agraciada com o Prêmio da Música Brasileira da Funarte, para gravar a obra integral para piano de Ernesto Nazareth. Enfim, lançou em 2016 a obra integral do compositor, a primeira gravação integral de Ernesto Nazareth no mundo, em uma edição histórica há muito aguardada, registrando obras famosas e inéditas do repertório do compositor.

Agora, em 2017, a artista acaba de receber o prêmio Bravo! de Melhor Disco Erudito com seu trabalho lançado em 2016, “A Integral de Ernesto Nazareth por Maria Teresa Madeira”.

Concerto de lançamento do CD das obras de Ernesto Nazareth, interpretado por Maria Teresa Madeira
QUANDO: 17 de agosto, às 20h.
ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho, Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação.

Palestra sobre Ernesto Nazareth com a pianista Maria Teresa Madeira
QUANDO: 18 de agosto, às 16h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
Pianista Maria Teresa Madeira apresenta obras de Ernesto Nazareth em concerto e palestra gratuitos


Categorias: Agosto 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar