FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Agosto 2017
Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme "Viajo porque preciso, volto porque te amo"



Quando: 24 Agosto 2017, Quinta-feira, às 18h30min
Onde: Auditório da Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/1864594906888045

Na próxima semana, dia 24 de agosto (quinta-feira), o Projeto Cinema Mundo/UFSC dará continuidade a sua mostra de filmes com a temática Cinema Brasileiro Contemporâneo apresentando “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Daisi Vogel e Pedro de Souza.

Premiado com Melhor direção e Melhor Fotografia no Festival do Rio (2009), Melhor Filme no Festival de Cinema Brasileiro em Paris (2010), Melhor Filme pela Crítica e Melhor Ator (Irandhir Santos) no Festival SESC Melhores do Ano (2010), "Viajo porque preciso, volto porque te amo" é o resultado de dez anos de captação de imagens e de um mergulho pessoal dos diretores pelo sertão. Uma colagem de registros de viagem feitos em diversos formatos como filmadoras simples, câmeras super 8 e 16mm, a narrativa poética tece sobre as paisagens do nordeste devaneios sobre ausência, saudade e solidão.

Sinopse:
José Renato (Irandhir Santos) é um geólogo de 35 anos que foi enviado para o sertão nordestino para avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa, desde o vazio à sensação de saudade, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Sobre os comentaristas:

Daisi Vogel: É jornalista com doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2010) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Professora do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Sua pesquisa está voltada à estética do jornalismo, às relações jornalismo e literatura, à crítica cultural pelo jornalismo e à revista ilustrada. É líder do grupo de pesquisa Jornalismo, Cultura e Sociedade.

Pedro de Souza: Possui graduação pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Em 2007 realizou pós-doutorado na École Normale Supéiieur, Lyon, com pesquisa sobre preformance vocal nos ditos e escritos de Michel Foucault. Tem em andamento o projeto sobre voz e subjetivação na palavra cantada. Atualmente é professor da UFSC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise de Discurso atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, enunciação, subjetividade, seguindo a perspectiva de Michel Foucault. Nessa mesma linha temática, orienta no curso de pós-graduação em literaturas.
Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme "Viajo porque preciso, volto porque te amo"


Categorias: Agosto 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 17 Novembro 2017 III Encontro de Agricultura Urbana e Práti... >> Educação / Cursos
até 19 Novembro 2017 Trilha Medita da Praia Secreta da Joaquina... >> Esportes
até 20 Novembro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar