FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2017
Ciclo do Divino Espírito Santo 2017



Quando: de junho a setembro
Onde: em 14 comunidades
Quanto: Gratuito

Florianópolis volta a se enfeitar pra festejar uma de suas principais tradições: as Festas do Divino Espírito Santo. De junho a setembro, 14 comunidades celebram o Divino no Município.

A abertura do Ciclo do Divino inicia oficialmente no sábado, 20 de maio, a partir das 9h no entorno da Catedral Metropolitana. Na programação de abertura das solenidades estão previstos o hasteamento das bandeiras, atividades artísticas, culturais e religiosas, benção e distribuição dos pãezinhos, apresentação dos casais festeiros e desfile dos cortejos pelas ruas centrais da cidade. A Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES, tradicionalmente abre o desfile por representar a festa mais antiga na região.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, realiza este evento no centro histórico, em atenção à Lei Municipal nº 8.010/2009 que instituiu o Dia Municipal de Abertura das Festividades do Ciclo do Divino Espírito Santo.

Festas nas comunidades

Após a abertura do Ciclo do Divino que reúne as 14 comunidades da Capital e comitivas de Municípios da Região Metropolitana, as festas começam a acontecer semana a semana nos bairros de Florianópolis.

De junho a setembro, nas comunidades que celebram o Divino Espírito Santo, as bandeiras desfilarão pelas ruas anunciando o início das festividades na região. Ao som de rabeca, viola e tambor, os foliões seguem de casa em casa divulgando a festa e renovando a devoção ao Espírito Santo. Em todas as cerimônias a bandeira tem presença emblemática e é considerada um dos principais símbolos da festa. Além disso, as comunidades enfeitam-se de vermelho para receber os festejos e unem-se para celebrar e manter viva uma tradição que ultrapassa qualquer fronteira e colore tudo por onde passa.

As últimas comunidades a receber os festejos são a Barra da Lagoa e Canasvieiras. A partir de 15 de setembro, sexta-feira, a programação na Barra da Lagoa será intensificada com desfile do cortejo imperial, missa, queima de fogos, cantoria e almoço e jantar no Salão Paroquial. As atividades seguem até domingo, 17 de setembro, na Capela São Pedro e o casal festeiro da Barra da Lagoa é Valdir Manoel Rodrigues e Neiva Goretti Rodrigues.

Entre os dias 22 a 24 de setembro, Canasvieiras encerra as festividades do Ciclo do Divino 2017 com uma programação especial organizada pelo casal festeiro Blaudio José Souto e Adésia Machado Souto. O encerramento do Ciclo ocorre no dia 24 de setembro, domingo, com o encontro das bandeiras e missa na Igreja São Francisco de Paula. A programação conta ainda com almoço festivo, tarde com música, cortejo e a solenidade de encerramento do Ciclo do Divino 2017 com a presença de autoridades, descerramento da bandeira e apresentação dos casais festeiros 2018.

Tradição

O Ciclo do Divino Espírito Santo é uma das tradições mais antigas de Florianópolis, cultivada e passada de geração a geração por mais de dois séculos. Comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa mescla elementos religiosos, profanos e folclóricos. Os festejos abrangem novenas, promessas, folguedos populares, folias e cantorias. Contemplam também a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador, considerado o principal momento do evento.

Isso porque, segundo historiadores, o início da festa em terras portuguesas é atribuído à devoção da Rainha Isabel de Aragão (1270-1336). De acordo com o artigo “Isabel e a Origem das Festas do Espírito Santo entre os Portugueses”, a Rainha casada com Dom Dinis, Rei de Portugal, fez uma promessa para encerrar as desavenças entre o esposo e o filho, o Príncipe Afonso.

Os conflitos eram frequentes porque o Rei demonstrava predileção por outro descendente, Afonso Sanches, concebido fora do casamento. Temendo pela morte de um dos dois durante as brigas, a Rainha prometeu ao Espírito Santo que realizaria um dia de culto e entregaria a própria coroa se a paz voltasse a reinar. O pedido foi atendido e em agradecimento, Dona Isabel levou à coroa à Igreja do Espírito Santo. Para a entrega, no Dia de Pentecostes, formou-se uma solene procissão com nobres carregando estandartes enfeitados.

Por determinação da Casa Real, a festa passou a se realizar todos os anos na mesma data, ultrapassando as fronteiras do tempo e do território português. Foi assim e com a colonização açoriana que Florianópolis, ou a então Desterro, passou a celebrar as Festas do Divino.

Depois de ver seu reino voltar a ter paz e de ser a idealizadora de uma das tradições mais antigas e importantes de seu povo, Isabel de Aragão ficou conhecida como “Rainha Santa”, sendo canonizada pela Igreja em 1625, em razão de diversos milagres a ela atribuídos.

Programação

Abertura Oficial
20/05, 9h - no entorno da Catedral Metropolitana

Junho
01 a 04 – Centro
02 a 04 – Ribeirão da Ilha
02 a 04 – Estreito
09 a 11 – Trindade
09 a 11 – Rio Tavares
09 a 11 – Monte Verde
10 e 11 – Prainha

Julho
01 e 02 – Pântano do Sul
08 e 09 – Lagoa da Conceição
22 e 23 – Campeche

Setembro
02 a 10 – Santo Antônio de Lisboa
08 a 10 – Rio Vermelho
15 a 17 – Barra da Lagoa
22 a 24 – Canasvieiras - encerramento

PROGRAMAÇÃO FESTA DO DIVINO BARRA DA LAGOA

Dia 15/09
19h - Saída do cortejo do Império da casa dos festeiros até à Capela São Pedro.
20h - Missa
Após a missa queima de fogos, cantoria do Divino conduz a Corte e jantar no Salão Paroquial.

Dia 16/09
19h - Saída do cortejo do Império da casa dos festeiros até à Capela São Pedro.
20h - Missa
Após a missa queima de fogos, cantoria do Divino conduz a Corte e jantar no Salão Paroquial.
22h30 - Baile com a animação do musical Novo Tempo.

Dia 17/09
09h00 - Saída do cortejo do Império da casa dos festeiros até à Capela São Pedro.
10h00 - Missa com a coroação do Rei.
Após a missa queima de fogos e almoço no Salão Paroquial.
14h30 - Baile com a animação de Levi Musical.
16h00 – Desfile do Cortejo Imperial pelas ruas da comunidade.

PROGRAMAÇÃO FESTA DO DIVINO CANASVIEIRAS

Dia 23/09
19h30 – Cortejo Imperial – Procissão com Banda
20h00 - Missa

Dia 24/09
10h00 - Cortejo Imperial – Procissão com Banda 20h- Missa
10h30 – Missa com a bênção dos padrinhos
12h30 – Almoço Festivo
14h00 – Apresentações culturais
16h00 – Cortejo Imperial – Procissão com saída da Igreja São Francisco de Paula ao encontro do novo casal festeiro 2018.
16h30 – Missa da coroação/ apresentação dos casais festeiros 2018 com o encontro das bandeiras.
17h30 – Encerramento do Ciclo do Divino, descerramento das bandeiras, apresentações culturais com Guilherme Botelho e Anderson Abreu.
18h00 – Café da partilha.

Ciclo do Divino Espírito Santo 2017


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 19 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 19 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar