FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Setembro 2017
Festival MCB Edino Krieger terá quatro dias de atividades e concertos gratuitos



Quando: de 26 a 30 de setembro
Onde: Udesc, Teatro Álvaro de Carvalho, Teatro Ademir Rosa (CIC)
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/931329643672621

Entre 26 e 30 de setembro, Santa Catarina será palco de uma homenagem ao compositor Edino Krieger.

O Festival de Música Contemporânea Brasileira que carrega o nome do compositor tem como objetivo promover a democratização cultural por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade em geral. Além disso, o evento busca fomentar a produção musical em todo o país, promovendo também um Concurso de Composições, cujos ganhadores terão obras apresentadas em um concerto no Teatro Álvaro de Carvalho.

A programação também contará com workshops realizados na Universidade do Estado de Santa Catarina, mostra musical em um hospital público de Florianópolis e um bate-papo com Edino Krieger em sua cidade natal - Brusque.

O Festival terá, entre os quatro dias de atividades gratuitas, o Concerto de Encerramento realizado com a participação da Camerata Florianópolis no dia 30 de setembro, no Teatro Ademir Rosa do CIC, em Florianópolis. Os ingressos gratuitos para os concertos serão distribuídos a partir do dia 20/09 nas bilheterias dos teatros.

A orquestra catarinense é conhecida internacionalmente e já homenageou o compositor Edino Krieger dedicando-o a gravação de um CD completo e em concertos pelo Brasil. Comandada pelo maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata Florianópolis encerrará o festival com obras de Edino e outras composições que marcam a influência e a importância da sua trajetória de vida no desenvolvimento da música contemporânea.

De acordo com a produtora da Camerata Florianópolis, Maria Elita Pereira, “a orquestra sente-se honrada em fazer parte do tributo a Edino Krieger ao mesmo tempo em que promove a valorização de novos compositores.” "O evento permite a reinvenção da música contemporânea brasileira", completa.

SOBRE

O evento busca criar um espaço para homenagear e imortalizar o nome do compositor catarinense e promover a criação musical de compositores jovens e entrar para a agenda cultural catarinense por meio de sua realização anual.

A abertura do festival será marcada por um bate-papo com o compositor homenageado, no Instituto Aldo Krieger, em Brusque - cidade natal de Edino Krieger. Durante os quatro dias de programação em Florianópolis, os teatros Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Ademir Rosa serão palco de três concertos.

Pensando na diversidade do público, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) receberá dois workshops sobre música contemporânea nacional, abordando aspectos da criação e interpretação da música contemporânea brasileira. O objetivo é a incentivar o pensamento crítico coletivo bem como ajudar na formação de público jovem.

No dia 28 de setembro, o auditório do Auditório do Departamento de Música (DMU) da UDESC recebe duas mesas redondas. A primeira, com o tema ?Criação contemporânea: liberdade de estilo e clareza de linguagem?, acontece a partir das 14h e terá participação do professor Dr. Luigi Irlandini e Prof. Acácio Piedade. Às 16h, a prof. Dra. Thais Nicolau participa da mesa redonda sobre a temática ?As funções do intérprete como pesquisador da música contemporânea?.

O festival tem como objetivo colaborar para uma efetiva democratização da cultura, oferecendo atividades gratuitas e permitindo que um público variado tenha acesso ao evento. Também serão realizadas duas mostras musicais em hospitais públicos da capital catarinense visando potencializar tratamentos de saúde por meio da música e oferecer acesso ao espetáculo a pacientes e seus familiares.

Concurso de Composição

Promover novos talentos é um dos propósitos do Festival MCB Edino Krieger. O repertório do concerto de composições foi escolhido através de um concurso, que busca fomentar a criação musical brasileira e prioriza a participação de compositores catarinenses, valorizando a cultura local e enfatizando o espaço de homenagem aos catarinenses.

Fizeram parte da Comissão Avaliadora do concurso os professores Dr. Luigi Antonio Irlandini, Dra. Lourdes Saraiva e Dr. Acácio Piedade, do Departamento de Música da UDESC. De acordo com a professora de Música da UDESC e idealizadora do festival, a Dra. Thais Nicolau, essa atividade busca dar oportunidade a novos nomes da música contemporânea nacional, reforçando o princípio de democratização cultural e valorizando aspectos da cultura local.

Foram selecionadas sete obras de compositores amadores e profissionais. As composições serão apresentadas durante o ?Concerto Concurso de composições?, no dia 29 de setembro, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. Os professores do Departamento de Música voltam ao palco e interpretam duas das obras selecionadas com a participação de Thais Nicolau e Guilherme Sauerbronn ao piano.

O homenageado, Edino Krieger, ressalta que o concurso abrange toda a música contemporânea brasileira que, segundo seu entendimento, vai além do estilo vanguardista e experimental europeu. ?Quando eu organizei as Bienais [de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro], nós, compositores, discutimos que essas bienais seriam um espaço para todos. Até porque a música contemporânea brasileira retrata o Brasil, que é conhecido por sua diversidade cultural?. O compositor enfatiza a pluralidade de elementos da cultura nacional e da música contemporânea.

Edino Krieger

Nascido na cidade de Brusque (SC), em 1928, Edino Krieger começou sua instrução em violino aos 7 anos. Pouco tempo depois, conquistou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música e estudou por um ano na renomada escola de música Juilliard School of Music de Nova Iorque. É um dos principais nomes da criação musical brasileira. Seu catálogo inclui cerca de 150 obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, música de câmara, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema.

As composições de Edino têm sido executadas com frequência no Brasil e no exterior. Recebeu, entre outros, o Prêmio Música Viva, o Prêmio Internacional da Paz, o primeiro lugar no Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação, foi agraciado com a Medalha de Honra do Cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Medalha Anita Garibaldi de Santa Catarina. Foi construindo sua reputação de compositor com música de câmara e sinfônica, peças para teatro e cinema. Estudou composição com Lennox Berkeley e trabalhou com terapia musical no Hospital do Engenho de Dentro. Foi um dos compositores homenageados do II FMCB (Festival de Música Contemporânea Brasileira).

PROGRAMAÇÃO

Abertura
Bate-papo com Edino Krieger
26 de setembro - 20h00
Instituto Aldo Krieger, Brusque

Mostra musical - Contrapartida social
28 de setembro

Estudo e debate - Mesas redondas
28 de setembro - 13h00 - 17h00
Auditório do departamento de música - Udesc

Concerto Ernst Mahle
28 de setembro - 20h00
Teatro Álvaro de Carvalho

Concerto Concurso de Composições
29 de setembro - 20h00
Teatro Álvaro de Carvalho

Concerto Edino Krieger com Camerata Florianópolis
30 de Setembro - 20h00
Teatro Ademir Rosa - CIC
* Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 20/09, na bilheteria do CIC.

Endereços:
UDESC - Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Teatro Álvaro de Carvalho - R. Mal. Guilherme, 26 - Centro
Teatro Ademir Rosa - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica

Patrocínio: Santa Fé Chevrolet e Uniasselvi Florianópolis
Coordenação Geral: Grupo Sintonize
Realização: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina



Festival MCB Edino Krieger terá quatro dias de atividades e concertos gratuitos


Categorias: Setembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Outubro 2017 Trilha Medita do Morro da Oração (Galheta)... >> Esportes
até 22 Outubro 2017 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antôn... >> Especiais / Outros
até 23 Outubro 2017 Projeto Museus Virtuais terá 22 sessões gr... >> Exposições
até 25 Outubro 2017 Seminário Viver Sustentável 2017 – Semana ... >> Educação / Cursos
até 25 Outubro 2017 Oficina gratuita de Defesa Pessoal Para Mu... >> Esportes
até 25 Outubro 2017 Outubro Rosa 2017 no IFSC Câmpus Florianóp... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar