FaceBook Instagram Twitter


"O Virtuosismo no século XIX" com Juan Rossi, Gustavo Fontes e Said Tuma



Quando: 27 Outubro 2017, sexta-feira, às 20h30min
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: R$30 inteira e R$15 meia-entrada
Evento no FB: www.facebook.com/events/163808784174032

Promenade Concertos apresenta o espetáculo "O Virtuosismo no século XIX" no Teatro Àlvaro de Carvalho (TAC) no dia 27 de outubro, sexta-feira, às 20h30, com solistas de carreira internacional Juan Rossi (violino), Gustavo Fontes (contrabaixo) e Said Tuma (piano), que irão interpretar grandes ícones da música instrumental.

Os musicistas apresentarão uma formação muito rara no repertório da música clássica e que levará a plateia ao êxtase em um programa de tirar o fôlego.

"Seremos conduzidos pelo fascinante e instigante universo do instrumentista virtuoso do século XIX. Primeiramente, escutaremos o bem humorado Duo para Violino e Contrabaixo (originalmente escrito para violoncelo e contrabaixo) do mestre da ópera italiana Gioachino Rossini, em uma de suas raras incursões pelo mundo da música instrumental. A obra foi dedicada ao grande precursor do virtuosismo italiano ao contrabaixo, Domenico Dragonetti.

Com o Rondò Capriccioso para piano solo, apreciaremos o virtuosismo romântico alemão nascente do jovem Felix Mendelsohn, já inconfundível em sua sensibilidade expressiva. Logo, tomará lugar a ambiciosa paráfrase sobre o primeiro movimento do célebre Concerto para Violino e Orquestra em mi menor do mesmo Mendelssohn, composta com muita perspicácia e admiração por Giovanni Bottesini, certamente o maior virtuoso que o contrabaixo, este gigant e indomável, já conheceu.

Em seguida, passaremos a mais um Rondò Capriccioso, desta vez de Camille Saint-Saëns, substantivo romântico francês, que dedicou esta obra plena de charme e elegância ao renomado virtuoso espanhol do violino, Pablo de Sarasate. Finalmente, todos se reúnem ao palco para fazer-nos ouvir o cativante Duo Concertante de Giovanni Bottesini, repleto de lindas melodias e estripulias instrumentais de toda sorte.

Para encerrar a noite, daremos um salto ao Século XX, ao festejado mestre do Tango Argentino, o compositor e virtuoso do Bandoneón, Astor Piazzola. O Outono Portenho, terceiro movimento de suas Estações Portenhas, dá-nos exata medida de sua linguagem direta, de rasgada expressão, desde as primeiras notas".

Programa:

Gioachino Rossini
Dueto - Allegro /Andante Molto /Allegro
(Violino e Contrabaixo )

Felix Mendelssohn
Rondo Capriccioso Op. 14
(Piano)

Giovanni Botesini
Allegro di Concerto “Alla Mendelssohn”
(Contrabaixo e Piano)

Camille Saint-Saëns
Introduction et Rondo Capriccioso Op. 28
(Violino e Piano)

Giovanni Bottesini
Duo Concertante
(Violino, Contrabaixo e Piano)

Astor Piazzolla
Otoño Porteño
(Violino, Contrabaixo e Piano)

"O Virtuosismo no século XIX" com Juan Rossi, Gustavo Fontes e Said Tuma


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar