FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
Duo Castelan e Barros apresenta concerto de piano a quatro mãos



Quando: 26 Outubro 2017, Quinta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada

O Duo Castelan & Barros, formado pelos professores Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza, nesta quinta-feira, 26 de outubro, um concerto de piano a quatro mãos. A apresentação, que será no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), tem início às 20h e contará com um amplo repertório para duo pianístico, com ênfase nas obras de compositores sul-americanos, objetos de pesquisa da dupla de pianistas.

Além da carreira musical, Castelan e Barros também exercem atividade como pesquisadores na Udesc Ceart, com atuação no curso de bacharelado em Música, apresentando-se em palestras em Universidades brasileiras e estrangeiras, e estreado obras para piano a quatro mãos de compositores brasileiros no Brasil e exterior. Bernardete Póvoas também é docente no curso de Pós-Graduação em Música da Udesc. Em duo, eles têm realizado recitais-conferência e turnês, dentre as quais se destacam a “Série Danças” e “Piano em Foco” – passando por cidades de Santa Catarina e Paraná – e “Brasil em Danças”, em Portugal.

Em 2017 o Duo participou do 2º Festival de Música Brasileira Contemporânea – FMBC, em Campinas e, recentemente, reprisaram o Concerto de Pitombeira com a Orquestra Acadêmica da Udesc Ceart em Curitiba. Neste último mês de outubro, a dupla de músicos seguiu em turnê por diversos estados do país, ministrando palestras, promovendo recitais e concertos em locais como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Casa Thomas Jefferson (DF).

O CONCERTO
O espetáculo foi planejado para conduzir os ouvintes a uma viagem musical que abrange grande espectro de emoções humanas através das obras apresentadas. O repertório de elevado nível técnico-musical abrange diversos períodos da história da música, incluindo a vanguarda: desde a transcrição da Melodia de Orpheus, de C. W. von Gluck, uma das belas melodias operísticas; passando pela dramaticidade apaixonada do Poema Sinfônico Orpheus de Franz Liszt; pela alegoria artístico-literária sobre a universalidade da morte trazida pela Dança Macabra, de Camille Saint-Saëns; chegando ao atual Ciclo Reverências, uma homenagem do compositor Acácio Piedade aos grandes mestres Dmitri Shostakovich, Gustav Mahler e Heitor Villa-Lobos, em peças contrastantes que evocam diferentes afetos e características estilísticas de cada homenageado; por fim, culminando com a integral das Brasilianas 8 e 12 de Osvaldo Lacerda. Nelas, a cultura popular brasileira, especialmente nossas danças, é desenvolvida ao extremo por meio de uma escrita pianística refinada. O espetáculo é também resultado de investigação, uma vez que os pianistas são também professores pesquisadores da UDESC, com trabalhos e recitais-palestras apresentados no Brasil e exterior.

DUO CASTELAN & BARROS
Formado em 2010 pelos pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, o Duo propõe-se divulgar amplo repertório, com destaque a obras de compositores brasileiros e sul-americanos, as quais dedicam intensa pesquisa. Além da carreira como solistas, os pianistas também exercem atividade como pedagogos e pesquisadores da UDESC. O duo tem realizado turnês, destacando a “Série Danças” e “Piano em Foco” por cidades de Santa Catarina e Paraná, Recital no 2º Congresso Internacional de Piano em Buenos Aires em 2014 e a turnê “Brasil em Danças” em Portugal, nas cidades de Porto, Évora e Cascais em 2015. Apresentaram-se em Recitais-Conferência nos Congressos Internacionais Performa 2013 e 2015, no Encontro sobre Pedagogia do Piano na UFSM e naquele Congresso I em Buenos Aires (2014), e no XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 12 (UFRGS- 2016). O Duo tem realizado palestras em Universidades brasileiras e estrangeiras, e estreado obras para piano a quatro mãos, em 2015 “Danças ao Vento” de Jônatas Manzolli e o “Concerto para piano a Quatro Mãos” de Liduíno Pitombeira com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP (Campinas) sob regência de Alessandro Sangiorgi, e cuja pré-estreia foi com a Orquestra UDESC e regência de Sérgio Figueiredo. Em 2017 reprisaram o Concerto na presença do compositor, participaram do II Festival de Música Brasileira Contemporânea, em Campinas, do TEMA com estreia de peças de Acácio Piedade, e do XIII SIMCAM em Curitiba. A afinidade musical entre os pianistas e o refinamento técnico-sonoro são a marca do Duo.

Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro, diariamente (incluindo domingos e feriados), das 13h às 19h. Após este horário, venda somente para o espetáculo realizado no dia e no Teatro Álvaro de Carvalho, se houver.
Duo Castelan e Barros apresenta concerto de piano a quatro mãos


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para cursos gratuitos de teatro de animação, instrumentos e prática de orquestra do IFSC
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito da Rede IVG - processo seletivo de 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para curso pré-vestibular gratuito do Einstein Floripa 2018
até 22 Fevereiro 2018 Inscrições para oficina gratuita de Curadoria Colaborativa de Coleções
até 26 Fevereiro 2018 Palestra gratuita Os Mistérios dos Antigos Celtas
até 02 Março 2018 Udesc abre inscrições para curso gratuito de fundamentos da técnica violonística


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar