FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Outubro 2017
Duo Castelan e Barros apresenta concerto de piano a quatro mãos



Quando: 26 Outubro 2017, Quinta-feira, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro
Quanto: R$40 inteira e R$20 meia-entrada

O Duo Castelan & Barros, formado pelos professores Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza, nesta quinta-feira, 26 de outubro, um concerto de piano a quatro mãos. A apresentação, que será no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), tem início às 20h e contará com um amplo repertório para duo pianístico, com ênfase nas obras de compositores sul-americanos, objetos de pesquisa da dupla de pianistas.

Além da carreira musical, Castelan e Barros também exercem atividade como pesquisadores na Udesc Ceart, com atuação no curso de bacharelado em Música, apresentando-se em palestras em Universidades brasileiras e estrangeiras, e estreado obras para piano a quatro mãos de compositores brasileiros no Brasil e exterior. Bernardete Póvoas também é docente no curso de Pós-Graduação em Música da Udesc. Em duo, eles têm realizado recitais-conferência e turnês, dentre as quais se destacam a “Série Danças” e “Piano em Foco” – passando por cidades de Santa Catarina e Paraná – e “Brasil em Danças”, em Portugal.

Em 2017 o Duo participou do 2º Festival de Música Brasileira Contemporânea – FMBC, em Campinas e, recentemente, reprisaram o Concerto de Pitombeira com a Orquestra Acadêmica da Udesc Ceart em Curitiba. Neste último mês de outubro, a dupla de músicos seguiu em turnê por diversos estados do país, ministrando palestras, promovendo recitais e concertos em locais como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Casa Thomas Jefferson (DF).

O CONCERTO
O espetáculo foi planejado para conduzir os ouvintes a uma viagem musical que abrange grande espectro de emoções humanas através das obras apresentadas. O repertório de elevado nível técnico-musical abrange diversos períodos da história da música, incluindo a vanguarda: desde a transcrição da Melodia de Orpheus, de C. W. von Gluck, uma das belas melodias operísticas; passando pela dramaticidade apaixonada do Poema Sinfônico Orpheus de Franz Liszt; pela alegoria artístico-literária sobre a universalidade da morte trazida pela Dança Macabra, de Camille Saint-Saëns; chegando ao atual Ciclo Reverências, uma homenagem do compositor Acácio Piedade aos grandes mestres Dmitri Shostakovich, Gustav Mahler e Heitor Villa-Lobos, em peças contrastantes que evocam diferentes afetos e características estilísticas de cada homenageado; por fim, culminando com a integral das Brasilianas 8 e 12 de Osvaldo Lacerda. Nelas, a cultura popular brasileira, especialmente nossas danças, é desenvolvida ao extremo por meio de uma escrita pianística refinada. O espetáculo é também resultado de investigação, uma vez que os pianistas são também professores pesquisadores da UDESC, com trabalhos e recitais-palestras apresentados no Brasil e exterior.

DUO CASTELAN & BARROS
Formado em 2010 pelos pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, o Duo propõe-se divulgar amplo repertório, com destaque a obras de compositores brasileiros e sul-americanos, as quais dedicam intensa pesquisa. Além da carreira como solistas, os pianistas também exercem atividade como pedagogos e pesquisadores da UDESC. O duo tem realizado turnês, destacando a “Série Danças” e “Piano em Foco” por cidades de Santa Catarina e Paraná, Recital no 2º Congresso Internacional de Piano em Buenos Aires em 2014 e a turnê “Brasil em Danças” em Portugal, nas cidades de Porto, Évora e Cascais em 2015. Apresentaram-se em Recitais-Conferência nos Congressos Internacionais Performa 2013 e 2015, no Encontro sobre Pedagogia do Piano na UFSM e naquele Congresso I em Buenos Aires (2014), e no XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM 12 (UFRGS- 2016). O Duo tem realizado palestras em Universidades brasileiras e estrangeiras, e estreado obras para piano a quatro mãos, em 2015 “Danças ao Vento” de Jônatas Manzolli e o “Concerto para piano a Quatro Mãos” de Liduíno Pitombeira com a Orquestra Sinfônica da UNICAMP (Campinas) sob regência de Alessandro Sangiorgi, e cuja pré-estreia foi com a Orquestra UDESC e regência de Sérgio Figueiredo. Em 2017 reprisaram o Concerto na presença do compositor, participaram do II Festival de Música Brasileira Contemporânea, em Campinas, do TEMA com estreia de peças de Acácio Piedade, e do XIII SIMCAM em Curitiba. A afinidade musical entre os pianistas e o refinamento técnico-sonoro são a marca do Duo.

Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro, diariamente (incluindo domingos e feriados), das 13h às 19h. Após este horário, venda somente para o espetáculo realizado no dia e no Teatro Álvaro de Carvalho, se houver.
Duo Castelan e Barros apresenta concerto de piano a quatro mãos


Categorias: Outubro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar