FaceBook Instagram Twitter


Museu da Udesc recebe inscrições de obras de arte postal para mostra sobre consciência negra



Quando: até 16 de novembro
Onde: Museu da Escola Catarinense - MESC
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/291490578004512
Informações: tel (48) 3664-8110
e-mail: museudaescola@udesc.br

O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está aceitando inscrições de obras de arte postal para uma homenagem ao Dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Os participantes da mostra receberão certificados.

Segundo a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky, "qualquer pessoa pode participar da iniciativa, desde que o trabalho atenda as especificações do regulamento e as propostas se mantenham na temática".

Os temas da arte postal deverão ser: educação; arte marginal; sociedade; consciência negra; mulher negra; ou Antonieta de Barros.

As inscrições para a convocatória são abertas ao público e devem ser feitas até 13 de novembro pelo correio (com entrega de 3 dias) ou até o dia 16 pessoalmente, no museu, que fica na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Florianópolis. Junto ao material, deve ser enviado o termo de doação, disponível no site do Mesc.

Conforme a programação do evento, além dos trabalhos selecionados, haverá palestras e exibição de filmes durante a mostra.

Para mais informações, os interessados devem mandar um e-mail com o título "Convocatória Arte Postal" para museudaescola@udesc.br ou ligar para os telefones (48) 3664-8110 e 8113.

Expressão livre

A arte postal (mail art) foi criada com o propósito de ser um meio de expressão liv re do mercado de arte, desenvolvendo um diálogo com seu contexto temporal.

"No Brasil, tivemos artistas, como Paulo Brusky, que se utilizaram da arte postal como possibilidade de veicular denúncias e reflexões a respeito da política vigente", explica Sandra Makowiecky.

As técnicas são variadas, como colagens, fotografias, escrita, gravura, carimbo, selos, pintura e desenho, em suportes desde postal e envelopes a papel de carta e caixas.

Comemoração e reflexão

Em 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.

Criada pela Lei Federal nº 12.519/2011, a data homenageia Zumbi, que é um símbolo da resistência negra no Brasil e foi morto em uma emboscada em 1695 após ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas.

Além disso, esse dia se dedica à reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira e as consequências do racismo para a vida das pessoas e o desenvolvimento do País. A cada ano, as atividades da data são feitas ao longo do mês no Brasil, ampliando os espaços de discussão sobre as questões raciais.
Museu da Udesc recebe inscrições de obras de arte postal para mostra sobre consciência negra


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar