FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Novembro 2017
Cinemática Especial Curtas Metragens do festival italiano Analógica



Quando: 15 Novembro 2017, Quarta-feira, às 19 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/306163043202186

Cinemática apresenta em sua programação de novembro uma seleção de filmes curados especialmente pelo festival italiano Analógica, uma plataforma para investigação e disseminação de práticas analógicas em experimentos visuais e sônicos. É um festival que acontece todos os anos no ultimo final de Novembro em Bolzano e Merano, na Itália.

Durante o resto do ano, uma seleção dos melhores trabalhos viajam por diversos lugares do mundo para promover encontros onde artistas trabalhando num cruzamente de disciplinas (foto, filme, instalação) podem trocar ideias sobre as práticas analógicas.

A exibição ocorre dia 15 de novembro, feriado, na sala de cinema do CIC, seguida de roda de conversa aberta com público e convidados. A entrada é gratuita.

Os convidados para o debate são Rodrigo Garcez do Cinema/UFSC, Loli Menezes a Marco Martins da Vinil Filmes, a artista visual e diretora de arte de cinema Julia Amaral e a fótografa e artista visual Lela Martorano.

O cineasta Ricardo Weshenfelder também é convidado com leitura de trechos do seu recente livro "Iluminuras", que terá um exemplar especial sorteado aos participantes.

A produção da sessão Cinemática de novembro é de Rita Piffer e a curadoria especial para o evento no Brasil é do coletivo Resistenza Analogica.

Sinopses dos curtas:

1.
The end. A mexican movie (O fim. Um filme mexicano)
Annalisa D. Quagliata / 2' 33'' / 16mm / 2016 / México
Um curta-metragem que se reapropria e subverte a história romântica de “Two Monks” (1934) focando na protagonista feminina que é assassinada. A constante agressividade masculina encenada contra ela e sua forte defesa ressoa com os problemas de violência e femicídio que ainda correm o México e na América Latina. Duas histórias em uma: Homens dando fim à vida de milhares de mulheres e mulheres lutando para colocar um fim nesse terrível ciclo.

2.
Yapi (Estrutura)
Aaron Khandros e Nathaniel Draper / 09:08 / 2015 / 16mm / Grécia
A Grécia é coberta por tumores de concreto – estruturas (yapi) levantadas pela metade largadas em limbo permanente, esqueletos de templos para deuses obscuros do future. As pessoas não falam delas, ou as vêem. Elas simplesmente crescem à parte da paisagem, um sintoma das mudanças na Europa. Emergindo da sua obscuridade, as yapis (estruturas) crescem para ter uma vida própria. O futuro do seu significado, e o seu momento, está aberto para quem quiser arriscar.

3.
Triplete Plástico
Ignacio Tamarit / 1' 36'' / 2015 / found footage /Argentina
Durante muitos anos eu pintei tiras de filme de Super 8 que por alguma razão eu descartei e guardei em caixas. Depois de um tempo, eu quis dar um novo uso ao material, ao menos recicla-lo. Então eu comecei a ver e selecionar as partes que me interessavam mais daquele material. Eu acabava tirando três quadros de um lado, cinco de outro, e coletei um folder inteiro de pequenos quadros.

4.
HARBOUR (Porto)
Eric Stewart / 15' 33'' / 16mm / 2016 / USA
Feito em 16mm, HABOUR foca no fascinação britânica com o Pacífico Noroeste. Avalia a simulação e recriação ecológica e histórica para descobrir na paisagem um palco de atuação sobre o Outro. No século 19, aristocratas ingleses estavam especialmente fascinados com as matas da costa do Pacífico. Empreendedores e naturalistas começaram a importar árvores espetaculares, como a redwood californiana, para toda a Inglaterra. Essa importação da fauna foi parte de um circuito de apropriação pela recreação; onde os ingleses simulavam, em jardins e casas, a ecologia dos terras coloniais enquanto exportavam a cultura e arquitetura britânica para estes mesmos locais colonizados por eles.

5.
San Guerrero
Jeff Zorrilla / 3' / Super8 / 2015 / Argentina
Um documentário sobre um expatriado que vive em Buenos Ainers e trabalha com guia turístico da cidade durante o dia e guia de turismo sexual durante a noite. O filme foi feito em Super 8 negativo e refilmado com Super 8 reversível direto do transfer projetado na tela do computador, para poder ser projetado ao vivo em Super 8. É a primeira faísca do meu longa-mteragem chamado Monger.

6.
Ora d'aria (Hora do Jardim)
Francesco Fei / 6' 53'' / 16mm / 2015 / Italy
Antiga prisão de Sant’Agata, em Bergamo

7.
Invocation of Uzi (Invocação de Uzi)
Ross Meckfessel / 04:30 / 2014 / Super8 / USA
Retrato abstrato da atriz Jojo Hill enquanto ela atua como cinco personagens diferentes nesse documentário por detrás das cenas do filme “Uzi’s Party”: um drama adolescente pagão de Lyra Hill. No entanto, o filme é também um ritual de si mesmo; captura as energias de dentro do temple pagão utilizado como locação de filmagem, enquanto retrata visualmente a desintegração de identidade que ocorre durante a narrativa de Uzi’s Party.

8.
Terre di Peccioli
Arepo / 2' / 16mm / 2016 / UK
A vida diária de uma pequena vila Toscana, onde as pessoas mesclam-se magicamente nas paisagens rurais e onde o tempo parece ter parado.

9.
OTARIE
Sophie B. /2' 45'' / super8 / 2016 / France
Fusão entre homem e animal, no ar de death metal.
Cinemática Especial Curtas Metragens do festival italiano Analógica


Categorias: Novembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 24 Novembro 2017 Inscrições para curso gratuito de Formação... >> Educação / Cursos
até 26 Novembro 2017 5ª Edição da Orquestra de Baterias >> Música
até 29 Novembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Inscrições para 3.224 vagas em cursos grat... >> Educação / Cursos
até 10 Dezembro 2017 Udesc abre inscrições para formação comple... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar