FaceBook Instagram Twitter


Prefeitura promove atividades no Mês da Consciência Negra



Quando: de 13/11 a 03/12
Onde: em vários espaços da cidade
Quanto: Gratuito

De 13 de novembro a 03 de dezembro a Prefeitura de Florianópolis realiza o Mês da Consciência Negra. Assim como em várias cidades brasileiras, serão realizadas diversas atividades que têm por objetivo preservar e valorizar a cultura afro-brasileira, celebrar as diferenças e o respeito a elas, extinguir toda forma discriminação e desigualdade.

Para atingir estes objetivos e fazer com que os mesmos tornem-se efetivos durante todos os demais meses do ano, Florianópolis preparou uma extensa programação. Estão previstas apresentações musicais, roda de capoeira, encontro de fuxiqueiras, exposição com homenagens aos negros, mostras de filmes, seminários, atos de resistência, entre outros.

O mês da Consciência Negra surgiu para não deixar morrer a história de muitos que não tiveram direito de ter direito, que encontraram a morte para que outros pudessem viver, que foram símbolo na prisão para que a liberdade um dia viesse a existir.

Foi assim com Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, personalidade que dá mais sentido à luta e resistência contra o preconceito e o racismo. A data da morte de Zumbi dos Palmares tornou-se o Dia Nacional da Consciência Negra.

Para Fábio Garcia, um dos organizadores do evento, a programação não se esgota nos meses de novembro e dezembro, nem se limita a ações pontuais de curta duração. “Devemos pensar ações de curto, médio e longo prazo com o intuito de implementar as políticas públicas do Município em prol da comunidade negra”.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis promoverá na data de 19 de novembro, domingo, um evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra.

O referido evento terá início às 12h da data supramencionada e será realizado no Restaurante Praça 11, contando com a participação de diversas autoridades, entidades, instituições, assim como da comunidade em geral. Apresent ações artístico-culturais afro estão programadas, sendo que o momento ímpar deste evento será a solenidade de agradecimento e reconhecimento a pessoas, entidades e instituições que contribuem para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, trabalhando arduamente e diuturnamente no combate à discriminação, ao preconceito e ao racismo.

Esta Sessão de Homenagens, intitulada de ”Prêmio Luiz Gama”, faz referência a um ex-escravo que há muito custo e atuando como rábula conseguiu se destacar com grande maestria na área do Direito em sua época, tendo libertado mais de 500 (quinhentos) escravos no Brasil pela via judicial, sendo inclusive referendado por Castro Alves. Nos tribunais, o abolicionista Luiz Gama defendeu, principalmente, negros que podiam pagar pela carta de alforria, mas eram impedidos pelos donos de escravos. As causas mencionadas acima envolviam também os negros que entravam em território nacional após a proibição do tráfico negreiro de 1850.

Todos convidados para participar este evento, assim como demonstra o seu comprometimento para com o desenvolvimento de iniciativas que valorizem a cultura afro-brasileira, no intuito de contribuir para o entendimento das relações étnico-raciais e de diversidade, cumprindo desta forma com o seu dever de promoção da cidadania e eliminação de toda e qualquer forma de discriminação.

A programação do Mês da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes. Tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros, Bloco Africatarina, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria de Políticas Públicas pela Igualdade Racial, Companhia do Fuxico, Fórum Setorial de Cultura Negra, Fórum Capoeira da Grande Florianópolis, Gata Crioulla, Grupo Toque de Melanina, Instituto Wilma Garcia, Rádio Guettude e União de Negros pela Igualdade.

Confira os eventos comemorativos do Mês da Consciência Negra promovidos pelas outras instituições: UFSC, IFSC e Biblioteca Professor Barreiros Filho.

Confira a programação completa:

13/11

Abertura do Mês da Consciência Negra
19h - Teatro da UBRO

14 e 21/11

Feira Afro
das gh as 17h - Escadaria da Igreja do Rosário

Apresentação musical
Dandara Manoela
12h - Feira Afro

Poda de capoeira "Zumbi dos Palmares"
17h - Feira Afro

16/11

1º Encontro de fuxiqueiras
das 10h às 15h - Mercado Público

Abertura da exposição O-DO-PARA O MUNDO
19h30 - Galeria de Artes do Mercado Público

18/11

Arte & Poesia
com Bruna Barreto
20h - Casa Vermelha, Rua Conselheiro Mafra, 590 - Centro

1ª Travessa Cultural Afro
das 10h às 20h - Travessa Ratcliff

18 e 25/11

Mostra de filme negro / africano
das 10h às 12h - Casa da Memória

19/11

Prêmio Luiz Gama 2017
às 12h - Restaurante Praça 11

20/11

Dia Nacional da Consciência Negra
Lançamento dos 16 dias de ativismo
das 10h às 15h - Mercado Público

Lançamento e exibição de vídeo
Canções de Amor pelas Margaridas da Comcap - Bem me quer, por Iara Regina Schmes
Das 10h às 15h - Mercado Público

Exposição Filhas do Sol
por Maristela Giassi
Das 10h as 15h - Mercado Público

Zumbbi vive entre nós
Roda de conversa e apresentações culturais
17h - Pastinho. Monte Serrat

20 e 21/11

XI Seminário da Diversidade Étnico-Racial
da Rede Municipal de Ensino
das 8h às 17h - Centro de Educação Continuada Ferreira Lima

20 e 30/11

Mulheres negras e políticas públicas
Reunião da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara Municipal.
14h - Câmara Municipal

21/11

Cruz e Sousa Canto e Poesia
Homenagem aos 156 anos de Cruz e Sousa
20h - Teatro Álvaro de Carvalho

24/11

Travessias negras compra o racismo e sexismo e pelo bem viver
das 16h às 18h - Largo da Alfândega

Ato de resistência contra as mortes da uventude negra
17h - Largo da Alfândega

Sarau Alusivo à Cruz e Sousa
23h - Praça XV, busto de Cruz e Sousa

01/12

10º Dia Nacional do Samba
das 18h30 às 22h - Escadaria da Igreja do Rosário

02/12

Programa Mulher
08h às 18h - Encontro no Quilombo Vidal Martins, Rio Vermelho

03/12

III Encontro de amigas crespas de Floripa
das 11h às 18h -Parque Municipal Morro da Cruz

Aos sábados

Ensaio aberto do Bloco Africatarina
das 16 às 18h - Praça Fernando Machado - Centro

Prefeitura promove atividades no Mês da Consciência Negra


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 19 Julho 2020 Prefeitura de Florianópolis lança plataforma digital com mais de 10 mil vagas em cursos online gratuitos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar