FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Dezembro 2017
Concerto beneficente "Contos Sinfônicos" do Coral e Orquestra Experimental do IFSC



Quando: 10 Dezembro 2017, Domingo, às 20 horas
Onde: Teatro do Centro Multiuso de São José
Endereço: Avenida Acioni Souza Filho - Campinas, São José/SC
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/115719172547394

Domingo, dia 10 de dezembro, o Coral e a Orquestra Experimental do IFSC Câmpus Florianópolis apresentam o concerto "Contos Sinfônicos" no Teatro do Centro Multiuso de São José.

Sob a regência do maestro Irineu Lopes Melo, o concerto inicia às 20 horas e terá entrada gratuita mediante a doação obrigatória de 1 Kg de alimento não perecível em prol do Asilo Irmão Joaquim.

Ingressos gratuitos disponíveis no local
Doação obrigatória de 1kg de alimento não perecível

Repertório:

Cantata nº 140 – Johann Sebastian Bach
Pedro e o Lobo – Serguei Prokofiev
Carmina Bruna – Oh Fortuna – Carl Orff

A Orquestra e Coral do campus Florianópolis proporcionam um espaço privilegiado e reconhecido de pesquisa e experimentação musical. Em atividade desde 1978, o Coral segue até hoje a tradição de contemplar músicas clássicas, populares e folclóricas em seu repertório com o objetivo de divulgar a arte musical e compartilhar conhecimentos aos alunos que participam do projeto.

A formação da orquestra experimental, criada há 16 anos como extensão das aulas de música do campus Florianópolis, alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica.

Juntos, a Orquestra e Coral promovem grandes concertos que levam a música e a cultura para diversas cidades catarinenses e também para outros estados do país.

O Pedro e o Lobo

Em O Pedro e o Lobo é utilizada uma Orquestra Sinfônica completa em que cada personagem é representado por um instrumento ou naipe da orquestra e possui um tema musical.
- Lobo: Trompas
- Avô: Fagote;
- O Pato: Oboé;
- O Gato: Clarinete;
- O Passarinho: Flauta Transversal;
- O Pedro: Cordas;
- Os Caçadores: o tema é introduzido pelas Madeiras e os disparos são representados pelos Tímpanos, timbales e pelo bombo.

Cantata 140 - Wachet auf, ruft uns die Stimme,

Wachet auf, ruft uns die Stimme, BWV 140(Acordai, chama-nos a voz, em alemão) é uma cantata de Johann Sebastian Bach que estreou em 25 de novembro de 1731 na Thomaskirche em Leipzig.Escrita para trompa, 2 oboés, taille (um instrumento semelhante ao oboé da caccia, hoje muitas vezes substituído por um corne inglês), violino piccolo, violino, viola, baixo contínuo, e coro com soprano, tenor e baixo solistas.
O texto se baseia na prábola das dez virgens (Mateus 25:1-13), é uma leitura programada no hinário luterano para o 27º domingo após a Trindade, como este domingo ocorre somente no ano da igreja, quando a Páscoa é muito cedo, a cantata é executada raramente. A raridade da ocasião para a qual foi composta faz dela uma das poucas cantatas cuja data de composição é definitivamente conhecida.

Movimentos
I. Coral: Wachet auf, ruft uns die Stimme
• II. Recitativo: Er kommt
• III. Ária (dueto): Wann kommst du, mein Heil?
• IV. Coral: Zion hört die Wächter singen
• V. Recitativo: So geh herein zu mir
• VI. Aria (dueto): Mein Freund ist mein!
• VII. Coral: Gloria sei dir gesungen

Carminha Burana – Oh Fortuna

Carmina Burana (em português: "Canções da Beuern", município situado na Baviera) é o título, em latim de um manuscrito de 254 poemas e textos dramáticos, datados, em sua maioria, dos séculos XI e XII, sendo alguns do século XIII.
As peças são, em geral, picantes, irreverentes e satíricas e escritas em latim medieval, embora algumas tenham sido escritas em médio-alto-alemão, com alguns traços de francês antigo ou provençal.

O compositor alemão Carl Orff musicou alguns dos Carmina Burana, compondo uma cantata homônima.
A cantata é emoldurada por um símbolo da Antiguidade — a roda da fortuna, eternamente girando, trazendo alternadamente boa e má sorte. É uma parábola da vida humana exposta a constante mudança, mas não apresenta uma trama precisa.

Fonte: Wikipédia

Concerto beneficente "Contos Sinfônicos" do Coral e Orquestra Experimental do IFSC


Categorias: Dezembro 2017
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Centro Históric... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 Tour Gratuito Côza Nossa - Coqueiros Histó... >> Especiais / Outros
até 16 Dezembro 2017 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto ... >> Especiais / Outros
até 20 Dezembro 2017 Palestra gratuita sobre fotografia básica ... >> Educação / Cursos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar