FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Janeiro 2018
18º Encontro de Terno de Reis abre comemorações dos 270 anos da imigração açoriana



Quando: 05 Janeiro 2018, sexta-feira, às 18 horas
Onde: Centro Histórico de Florianópolis
Quanto: Gratuito

Nesta sexta-feira, 05 de janeiro, às 18h, a Prefeitura de Florianópolis promove o 18º Encontro de Terno de Reis em homenagem ao Dia de Reis, celebrado mundialmente em 06 de janeiro. A data marca também a chegada dos primeiros açorianos que aportaram em Florianópolis em 1748. Desta forma, além de relembrar e festejar a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, o evento abre oficialmente a comemoração dos 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina.

Desde que pisaram nestas terras, os imigrantes trouxeram muitos costumes e tradições que foram implementados e transformaram a cultura, a identidade e o jeito do povo Ilhéu. Uma delas são justamente as cantorias realizadas de porta em porta em homenagem aos três Reis Magos que logo após o nascimento de Jesus foram visitar o Menino, conforme a história bíblica.

Para que a tradição perpetue, neste ano o 18º Encontro de Terno de Reis vai reunir cinco grupos que a partir das 18h saem do Largo da Alfândega em cortejo pelas ruas Jerônimo Coelho e Felipe Schmidt, seguindo em direção à Catedral, local em que serão realizadas as apresentações às 19h.

Os grupos que animam os Ternos de Reis geralmente são compostos por três a oito cantores e instrumentistas que improvisam versos e trovas referentes ao nascimento de Jesus, em alusão aos Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar que voltaram para suas comunidades para anunciar a chegada do Messias, de acordo com a tradição religiosa.

Em Florianópolis, o período de cantorias ocorre entre os dias 23 de dezembro e 20 de janeiro (Dia de São Sebastião). Alguns grupos reúnem diversas pessoas da família, ou congregações religiosas, e passam de casa em casa cantando e recolhendo donativos. Segundo a tradição, depois do Dia de Reis, as decorações natalinas já podem ser retiradas.

O encontro que será encerrado no Presépio Natural e Artesanal da Praça XV é promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes.

Grupos Participantes:
- Estrela Guia - Trindade
- Seu Lili da Rabeca - Ingleses
- Os Amigos da Caieira da Barra do Sul - Caieira da Barra do Sul
- Família Fielson - Trindade
- Anunciação - Itacorubi
18º Encontro de Terno de Reis abre comemorações dos 270 anos da imigração açoriana


Categorias: Janeiro 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 26 Abril 2018 Inscrições para mais de 600 vagas em cursos técnicos gratuitos
até 26 Abril 2018 Inscrições para o Floripa Teatro 2018 - 23º Festival Isnard Azevedo
até 27 Abril 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC
até 29 Abril 2018 Tour Gratuito do Sol Poente em Santo Antônio de Lisboa com Guia Manezinho
até 30 Abril 2018 Serviço de Atenção Psicológica Sapsi da UFSC recebe inscrições para Grupo de Cessação do Tabagismo


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar