FaceBook Instagram Twitter


Encontro de Bois de Mamão reúne 17 grupos folclóricos com apresentações gratuitas nas ruas



Quando: 1, 2 e 3 de agosto
Onde: Catedral Metropolitana - Centro
Quanto: Gratuito


Tradicional na Ilha de Santa Catarina, o Boi de Mamão representa uma das manifestações folclóricas mais significativas da cultura popular da Capital, que reúne música, dança e teatro. Presente em todo o litoral do estado de Santa Catarina, e em Florianópolis considerado o maior número de grupos desta brincadeira com seu principal personagem, como o próprio nome indica, é o Boi de Mamão.

Para manter viva essa atividade, a capital catarinense transforma-se no centro das manifestações folclóricas com o Encontro de Bois de Mamão de Florianópolis – "Vou botar meu boi na rua", nos dias 01, 02 e 03 de agosto, contando com a participação de 17 grupos, 11 adultos e 06 infantis, reunindo uma média de 300 brincantes no Largo da Catedral Metropolitana.

A programação começa na quinta-feira (01/08) com desfile dos grupos pelas ruas do centro, saindo do Largo da Catedral Metropolitana às 11h15.

Os grupos de boi de mamão estarão colocando os seus personagens na rua, agitando o centro da cidade durante três dias de apresentações, com atividades que se iniciam da manhã até à noite, onde as pessoas poderão ver a encenação deste folguedo popular tão marcante em nossa cidade. Para que a tradição não caia no esquecimento, no coração da cidade lá estarão bois, maricotas, cabras, benezedeiras, doutores, bernunças, cavalos, macacos, chachorros, urubus.

Participarão os coletivos culturais Alivanta meu Boi, Boi do Pantanal, Boi Petinho e Arreda Boi, também os grupos folclóricos de Santo Antônio, Vargem Grande, Jurerê, Itacorubi, Campeche, Ribeirão da Ilha e Sambaqui, além dos grupos infantis.

Além das apresentações artísticas o encontro contará com uma Roda de Conversa "Conversa pra boi não dormir" na Casa da Memória, no Centro, com a participação de estudiosos e mestres da cultura popular com Cláudio Andrade, Sérgio Ferreira, Nei Batista, Nereu do Valle Pereira, Nado Gonçalves e JB Costa.

Promovido pela Pref eitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o Encontro visa resgatar a cultura e tradição açoriana, divulgando as brincadeiras de boi que ocorrem no calendário cultural do município de Florianópolis, mostrando os diversos grupos que mantém essa tradição.

O objetivo principal desse encontro de bois é o fortalecimento dessa manifestação cultural que faz parte do patrimônio cultural imaterial de Florianópolis, que vem se perpetuando de geração em geração, além disso o evento servirá para convidar os professores e professoras a trazerem os seus alunos para participarem das apresentações.

O convite se estende também aos pais, as crianças e avós para terem a oportunidade de juntos assistirem essa brincadeira tão representativa, que acontece em nossas comunidades.

Abordando o tema épico da morte e ressurreição do boi, a brincadeira traz ao público vários personagens simbólicos como o vaqueiro, o cavalinho, a cabra, o urubu, o cachorro, o macaco, o urso branco e preto, a bernunça, a Maricota entre outros.

A cantoria alegre contagia e envolve a todos embalando a cena por meio de versos alusivos às figuras do folguedo e as dramatizações da brincadeira.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Venham prestigiar!

Programação

01 DE AGOSTO | QUINTA-FEIRA
11h - Concentração - Largo da Catedral Metropolitana - Centro
11h15 - Desfile
14h - Rode de Conversa - Casa da Memória - Rua Padre Miguelinho, 58 - Centro
Conversa pra Boi não dormir, com Cláudia Andrade, Sérgio Ferreira, Nel Batista, Nereu do Valle Pereira, Nado Gonçalves e JB Costa
19h30 - Abertura Oficial
20h - Boi de Jurerê
22h - Boi do Itacorubi
23h - Encerramento

02 DE AGOSTO | SEXTA-FEIRA
09h30 - Grupos Infantis
14h - Grupos Infantis
19h30 - Boi de Santo Antônio
20h30 - Boi do Pantanal
21h30 - Boi do Campeche
22h30 - Encerramento

03 DE AGOSTO | SÁBADO
10h - Alivanta meu Boi
11h - Boi Petinho
12h - Boi da Vargem Grande
13h - Arreda Boi
14h - Boi do Ribeirão da Ilha
15h - Boi do Sambaqui
16h - Encerramento

Encontro de Bois de Mamão reúne 17 grupos folclóricos com apresentações gratuitas nas ruas


Categorias: 2019
Deixe seu comentário!







Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 25 Agosto 2019 Evento gratuito Colabortart com brechó, arte, alimentação, música, oficinas, yoga e muito mais
até 26 Agosto 2019 Prefeitura abre 500 vagas gratuitas em palestras para empreendedores
até 26 Agosto 2019 Programa Jovem em Ação oferece 1,3 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional
até 26 Agosto 2019 Prefeitura abre cinco mil vagas em aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar