FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2018
Exposição coletiva "Mercado, Artes e Afetos" reúne fotografias, esculturas e pinturas de 13 artistas



Quando: até 17 de fevereiro
Onde: Galeria de Artes, Mercado Público - Centro
Endereço: Rua Jeronimo Coelho, 60 - Centro
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/537803926582239

É impossível passar pelo centro de Florianópolis e não se impressionar com a beleza, grandiosidade e encantos do Mercado Público. Localizado no coração da cidade, o prédio preserva e reflete não apenas a história do Município, mas integra as lembranças do povo que mora ou visita a Ilha.

Do alto das torres, o Mercado Público testemunhou o crescimento e desenvolvimento da cidade, recebeu e acolheu centenas de milhares de pessoas, além de ser palco de diversos acontecimentos. Por anos, foi o centro comercial da cidade, simultaneamente foi tornando-se o ponto de encontro mais especial da Ilha, para então consolidar-se como peça fundamental da cultura, da arte e da história de Florianópolis.

A partir desta quarta-feira, 10 de janeiro, o prédio que já recebeu tantos eventos abre suas portas para uma exposição que tem como tema o próprio Mercado. A mostra "Mercado, Artes e Afetos" reúne um conjunto variado de obras composto, principalmente, de representações do patrimônio cultural de Florianópolis, sua arquitetura, costumes, gastronomia. A exposição abre às 19h na Galeria de Artes do Mercado Público. A visitação é gratuita e acontece de 11 de janeiro a 17 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h e aos sábados, das 10h às 14h.

Organizada por Marcelo Seixas, a exposição coletiva apresenta fotografias, esculturas, pinturas de 13 artistas associados da ACAP – Associação Catarinense dos Artistas Plásticos - cujos trabalhos apresentados são das mais variadas tendências, técnicas e poéticas. O acervo combina trabalhos inéditos desenvolvidos especialmente para a exposição, além de obras particulares dos expositores.

De acordo com o organizador Marcelo Seixas, por meio das artes evidencia-se uma diversidade de relações afetivas estabelecidas, sempre de maneira fragmentada, entre os protagonistas e o espaço expositivo e, por extensão, com a cidade, o patrimônio cultural, a memória.

História do Mercado

Patrimônio artístico, histórico e arquitetônico de Florianópolis, entre os séculos XVII e XIX, o Mercado Público era o ponto de entrada da cidade e, por isso mesmo, ponto de encontro e de comércio, onde pescadores, oleiros, colonos comercializavam diversos produtos e abasteciam os navios que passavam pela região.

Em 1848 foi aprovada a primeira lei que estabelecia a construção de um Mercado adequado para abrigar os comerciantes e compradores. O edifício ficaria localizado no Largo do Palácio. No entanto, devido a dificuldades financeiras, a obra ficou paralisada e três anos mais tarde, em janeiro de 1851, a construção do Mercado foi concluída e inaugurada.

Com o passar dos anos o local ficou pequeno para a quantidade de comerciantes e em 1891 foi entregue o segundo galpão do Mercado, ao lado do primeiro. Por causa de problemas higiênicos que os comerciantes já enfrentavam quando atuavam em barraquinhas nas ruas, foi necessária a construção de uma outra edificação.

O novo prédio foi inaugurado em 05 de fevereiro de 1899 com uma estrutura mais adequada para comerciantes e população. Em janeiro de 1931 foi aberta a Ala Sul do Mercado Público destinada exclusivamente para a venda de carnes e pescados.

Na década de 80 o local foi protagonista de diversos acontecimentos, como a criação da Associação dos Comerciantes e Varejistas do Mercado Público e o tombamento do prédio como patrimônio histórico municipal. Além disso, passou por uma grande reforma concluída em 1988.

Mas, em 19 de agosto de 2005, a edificação foi significativamente abalada após um forte incêndio se alastrar pela Ala Norte do Mercado que precisou ser totalmente reformada. Em 2013 novamente o local passou por obras que foram finalizadas em agosto de 2015.

Apesar dos tantos acontecimentos e das tantas obras, foram conservados os conceitos arquitetônicos originais do prédio, além de serem mantidas as demais características como principal ponto de encontro da cidade e como o local que abriga a cultura, as tradições, a gastronomia, o melhor de Florianópolis.
Exposição coletiva "Mercado, Artes e Afetos" reúne fotografias, esculturas e pinturas de 13 artistas


Categorias: Fevereiro 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 18 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 18 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições
até 18 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar