FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Fevereiro 2018
CurtaDoc lança primeira Coleção EducaDoc com exibição gratuita de 20 curtas-metragens brasileiros



Quando: 28 Fevereiro 2018, quarta-feira, às 15 horas
Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: Gratuito
Evento no FB: www.facebook.com/events/314978738907360
e-mail: curtadoc@contraponto.tv

A primeira Coleção EducaDoc, com 20 curtas-metragens brasileiros, será lançada na quarta-feira, 28 de fevereiro, às 15h, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita.

Produzida pelo CurtaDoc, em parceria com o Núcleo de Estudos da Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a coleção de documentários tem uma tiragem inicial de mil cópias do box, contendo dois DVDs e o Caderno Pedagógico. Todos os filmes têm a opção de legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE). O material será distribuído para educadores de todo o país.

A seleção de documentários está organizada em quatro eixos temáticos: Direitos Humanos, Arte e Literatura, Política e Memória, Diversidade Brasileira. Os filmes foram escolhidos com base no acervo online do CurtaDoc, projeto transmídia da produtora Contraponto dedicado ao documentário latino-americano. “O nosso objetivo é estimular o CurtaDoc como um meio de difusão, distribuição e estímulo do documentário como uma ferramenta pedagógica. E nesta coleção temos curtas-metragens muito importantes que fazem parte da história recente do documentário no país”, explica Kátia Klock, diretora do projeto: Eh Pagu, eh (Ivo Branco, 15min, SP, 1982), O Rito de Ismael Ivo (Ari Candido, 11min, SP, 2003), Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba (Ricardo Dias e Thomaz Farias, 10min, RJ, 2007), Amapô (Kiko Goifman, 11min, SP, 2008), Fruto da Terra (Tetê Moraes, 15min, RJ, 2008), Várias Vidas de Joana (Cava Borges e Abelardo de Carvalho, 9min, RJ, 2009), Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos (Camilo Cavalcanti, 12min, PE, 2009), O Mago dos Viadutos (Eliane Café, 7min, SP. 2008), Chacal Palavra Filme (Piu Gomes, 19min, SP, 2016), entre outros.

Além dos DVDs, a coleção conta com um caderno produzido pelo NICA com sugestões de mediações pedagógicas para cada filme, voltadas principalmente para o Fundamental II e o Ensino Médio. De acordo com Gilka Girardello, coordenadora do Núcleo, o principal mérito da coleção é colocar uma produção brasileira diversa e de qualidade nas mãos dos educadores. “São diferentes estilos e temas que permitem uma liberdade de escolha para os professores, levando em consideração aspectos pedagógicos, sociais, culturais e estéticos.”

A coordenadora da curadoria, Lícia Brancher, explica que o EducaDoc começou a ser pensado a partir da necessidade dos educadores em terem acesso à produção audiovisual brasileira, impulsionada com a Lei Nº 13.006 que determina a exibição de filmes nacionais nas salas de aula. “A partir de 2014, começamos a realizar oficinas nas escolas de Florianópolis com o apoio do NICA, o que fortaleceu a nossa parceria e ajudou a construir essa ponte com os professores.” As discussões com os professores também contribuíram para a escolha do suporte da coleção. “O DVD ainda é um suporte que permite a exibição em qualquer lugar, porque hoje todas as escolas têm equipamento de projeção, mas nem todas possuem acesso à internet”, complementa Lícia.

Educadores de todo o Brasil podem receber o kit da Coleção EducaDoc. Basta enviar um e-mail com endereço completo e nome da instituição que representam (se houver) para curtadoc@contraponto.tv

O EducaDoc é uma realização da Contraponto, produtora sediada em Florianópolis, e tem como patrocinadores as empresas Parati, Oxford, Tigre e Instituto Carlos Roberto Hansen. Todos acreditam que esta seja uma possibilidade de reforçar a relação entre o cinema, a educação e a sociedade. O projeto é realizado com os recursos da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Sobre o CurtaDoc

O CurtaDoc nasceu em 2009 como um programa para o SescTV no Brasil e, desde 2011, também é um acervo de documentários online e gratuito com mais de 1350 filmes. Os principais objetivos são mapear a produção de filmes de não-ficção, fortalecer a rede de realizadores latino-americanos, contribuir para a democratização do acesso ao audiovisual, servir como fonte de pesquisa e difundir o cinema como patrimônio imaterial. Na televisão brasileira, o programa contribuiu para fomentar a cultura deste gênero com exibição e discussão dos filmes. Em oito anos, foram três temporadas com 141 episódios, mais de 500 pessoas entrevistadas e 450 documentários brasileiros e latino-americanos licenciados e exibidos.
CurtaDoc lança primeira Coleção EducaDoc com exibição gratuita de 20 curtas-metragens brasileiros


Categorias: Fevereiro 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 20 Junho 2018 Make Music Day terá aulas gratuitas de sete modalidades na Escola de Música Rafael Bastos
até 20 Junho 2018 Sala Verde UFSC promove atividades gratuitas
até 20 Junho 2018 Inscrições para 1.937 vagas em 49 cursos gratuitos técnicos e Proeja do IFSC
até 20 Junho 2018 12ª Feira de Artes Entremostras abre inscrições


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar