FaceBook Twitter Google+
Início » Arquivo » Eventos de Maio 2018
Suíte ecológica "A Floresta d'Água" com Orquestra Didática da Foco Musical



Quando: 17 Maio 2018, quinta-feira, às 9h30 e 15h
Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)
Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Quanto: R$80 inteira e R$40 meia-entrada

No próximo dia 17 de maio de 2018, o Teatro Ademir Rosa (CIC) recebe a suíte ecológica "A Floresta d'Água", uma produção da empresa portuguesa Foco Musical. A ecologia e a música vão tomar conta do Teatro às 9h30 e às 15h.

Para contar a aventura de uma Gotinha d'Água, cujo percurso ilustra o ciclo da água e ressalta a importância da preservação da natureza, estarão em cena bailarinos e músicos portugueses e brasileiros dirigidos pelo autor da obra, o premiado maestro e compositor português Jorge Salgueiro. A narração do concerto ficará a cargo da contadora de estórias Gabriela Kopinits, já conhecida do público pernambucano como 'A Cigana Contadora de Estórias'.

Os concertos integram a turnê brasileira da obra que ocorre em Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre.

Partindo de uma história onde é ilustrada a destruição da floresta pelo Homem, o pequeno leitor é confrontado com as preocupações ambientais tão pertinentes nos tempos que correm. A criança entra em contacto com os quatro elementos, aqui representados: água, terra, ar e fogo. Nesta suite para orquestra de câmara, onde são abordados aspectos musicais como a forma e o timbre.

Era uma vez uma Nuvem Branca onde viviam muitas gotinhas de d ́água.
Um dia, de tão apertada que estava, a Gotinha Aventureira decidiu saltar da Nuvem Branca e procurar um novo mundo. Acabou por cair numa vasta planície onde o sol brilhava tanto que decidiu esconder-se debaixo da terra onde encontrou uma semente. Juntas transformaram-se num rebento que foi crescendo, crescendo, crescendo até se transformar numa linda árvore.
A Árvore Aventureira começou por atrair crianças que para ela iam brincar. Um dia quando a Nuvem Branca passava por cima da planície, todas as gotinhas quiseram descer para, tal como a Gotinha Aventureira, serem árvores e brincarem com crianças.
Algum tempo depois, a vasta planície transformara-se numa enorme floresta, uma floresta límpida e cristalina como uma gotinha d ́água.
Mas um dia os Homens chegaram à floresta e começaram a cortar as árvores, a poluí-la com os seus carros, e a sujá-la com os seus detritos. Tão descuidados foram, que provocaram um gigantesco fogo que destruiu toda a floresta.
Quando as crianças voltaram para brincar na floresta, viram a Árvore Aventureira e todas as suas amigas queimadas pelo fogo. No céu, a Nuvem Branca estava doente e suja da poluição. As gotinhas d`água já não queriam descer à terra que estava suja e queimada.
Então as crianças decidiram limpar os campos, pôr sementes na terra e crescer em harmonia com a floresta…Não deixando nunca mais que a Natureza fosse destruída.


Música e história Jorge Salgueiro
Poemas João Aguiar
Interpretação Orquestra Didática da Foco Musical
Apresentação Dinis Mendes
Apontamentos coreográficos Diana Vieira
Cenografia Kim Cachopo
Desenho de luz Paulo Sabino
Suíte ecológica "A Floresta d'Água" com Orquestra Didática da Foco Musical


Categorias: Maio 2018
Deixe seu comentário!





Cinema Gratuito
Exposições


Inscrições abertas
até 22 Maio 2018 Inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas
até 24 Maio 2018 Recital gratuito de introdução ao Shakuhachi, flauta de bambu japonesa
até 25 Maio 2018 Inscrições para Oficina gratuita de Relaxamento e Meditação na UFSC


Curta nossa Fan-page
Siga-nos no Twitter


Buscar